A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Gestão de Projetos Escolares Prova 4

Pré-visualização | Página 1 de 2

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Gestão de Projetos Escolares (17806)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:672094) ( peso.:3,00)
	Prova:
	32827993
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Algumas práticas e atividades dentro da pedagogia de projetos se assemelham ao tema gerador. A diferença é que o tema gerador é reflexão e ação e há sempre nele uma preocupação em conscientizar e valorizar o ser humano com uma prática de libertação. Sobre o tema gerador, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A educação é um movimento somente dialógico, libertador e transformador.
(    ) Visa à transformação crítica da sociedade.
(    ) Ocorre a partir do diálogo e das provas classificatórias.
(    ) Os conteúdos são sempre retirados da realidade prática para a ação pedagógica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	2.
	Os projetos são classificados a partir da sua finalidade principal ou razão de ser. A atividade predominante do projeto e sua finalidade principal são os critérios usados para classificar o tipo de projeto. Assim, como são classificados os projetos de intervenção?
	 a)
	São projetos desenvolvidos no âmbito de contextos ou organizações, com vistas a promover uma colaboração, visando à introdução de modificações na estrutura e/ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, afetando todos os membros da organização.
	 b)
	São projetos desenvolvidos no âmbito das comunidades locais, com vistas a promover uma intervenção, visando à introdução de modificações na estrutura e/ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, não afetando seu desempenho.
	 c)
	São projetos desenvolvidos no âmbito de contextos ou organizações, com vistas a promover uma pesquisa do clima organizacional, visando à introdução de modificações na estrutura e/ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, afetando positivamente seu desempenho.
	 d)
	São projetos desenvolvidos no âmbito de contextos ou organizações, com vistas a promover uma intervenção, visando à introdução de modificações na estrutura e/ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, afetando positivamente seu desempenho.
	3.
	As linguagens referenciam o trabalho do professor e o levam a observar o comportamento das crianças, percebendo que no dia a dia são utilizadas diferentes linguagens para manifestar o que foi apreendido nas diversas situações vivenciadas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As relações que são estabelecidas entre as tecnologias e os ambientes virtuais de aprendizagem referem-se à linguagem midiática.
(    ) Expressar as experiências e os sentimentos, onde se pode representar, imaginar e criar, faz parte da linguagem plástica.
(    ) A linguagem musical é desenvolvida por meio da comunicação e da expressão e pode ser desenvolvida pela sonorização de histórias e construção de instrumentos.
(    ) Os jogos, as brincadeiras, os brinquedos e outros artefatos culturais que levam à imaginação ocorrem na linguagem lúdica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	A pedagogia de projetos visa ressignificar o espaço escolar. Pensar no currículo a partir da pedagogia de projetos, considerando o significado que o trabalho com as redes de conhecimento traz para o cotidiano da sala de aula é pensar uma educação que busca soluções construídas pelos estudantes, que faz ligações com os conteúdos. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Os alunos entram em contato com os conteúdos disciplinares a partir de conceitos abstratos e de modo teórico, porque os conteúdos são trabalhados de maneira global, mas não se complementam.
II- Todos os envolvidos no projeto podem contribuir para a construção do conhecimento, para a sistematização dos conceitos, relacionando-os ao meio social.
III- O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo de ensino-aprendizagem, pois o conhecimento é construído em estreita relação com o contexto e a participação se legitima na prática.
IV- A participação efetiva dos diferentes atores pedagógicos, autonomia, autenticidade, autoria, identidade, heterogeneidade, interação de diferentes grupos sociais e interdisciplinaridade não são princípios da pedagogia de projetos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	5.
	A construção do conhecimento na pedagogia de projetos se dá de maneira contextualizada. Os alunos aprendem participando, formulando problemas, tomando atitudes diante dos fatos da realidade, investigando, construindo novos conceitos e escolhendo os procedimentos quando se veem diante das necessidades de resolver questões. Quanto ao desenvolvimento da aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:
I- A avaliação decorre a partir da exposição dos conteúdos prescritos no planejamento semanal.
II- As questões levantadas pelo grupo é que vão gerar a necessidade de aprendizagem que será buscada a partir das pesquisas.
III- Nos projetos não há mais conceitos abstratos, porque todos os conceitos são contextualizados e repletos de significado.
IV- A organização dos projetos acontece a partir de determinado conteúdo de uma disciplina.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	6.
	O mundo vive em constantes mudanças devido à evolução tecnológica e às especializações em diferentes áreas do saber. A escola tem o desafio de acompanhar as mudanças e utilizar os conhecimentos diversos, como os projetos de trabalho que estão vinculados à perspectiva do conhecimento globalizado. Sobre a pedagogia de projetos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(     ) Se diferencia das metodologias tradicionais de ensino por apresentar um processo criativo e de transformação na postura do próprio professor.
(     ) É uma concepção de ensino-aprendizagem que permite a produção individual do conhecimento.
(     ) Os projetos se configuram em uma perspectiva de trabalho pedagógico diferenciado para organizar os conhecimentos construídos pela humanidade.
(     ) O conhecimento é construído em estreita relação com o contexto, num processo global e complexo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	Projetos de Trabalho são projetos desenvolvidos por alunos sob a orientação de um ou mais professores e podem envolver várias disciplinas. Os alunos são protagonistas neste tipo de projeto. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O planejamento é um instrumento teórico-metodológico que deve levar em conta todos os envolvidos no processo de ensinar e aprender.
(    ) O objetivo é aprender conceitos e desenvolver competências e habilidades específicas.
(    ) Ensino e aprendizagem estão sempre relacionados e são processos dialéticos.
(    ) São práticas realizadas em todas as instituições escolares e seguem padrões estabelecidos pela própria instituição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento que não se reduz à dimensão pedagógica, muito menos ao conjunto de projetos e planos isolados de cada professor em sala

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.