A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Exercícios - Problemas sociais urbanos - com gabarito

Pré-visualização | Página 3 de 3

mais homens do que mulheres. Homens pretos e partos, pobres, moradores de bairros periféricos e jovens estão entre as principais vítimas. Outro fator é a negligência dos homens em relação a sua própria saúde, visto que recorrem menos ao sistema de saúde e apresentam menos práticas preventivas que as mulheres. Também é maior o tabagismo e maior consumo de álcool e drogas entre os homens. 
Resposta da questão 6:
[D]
O mapa apresenta a localização dos edifícios corporativos (ocupados por empresas) no município de São Paulo. A grande metrópole nacional e cidade global deixou de ser uma cidade industrial para ser uma cidade onde impera o setor terciário (serviços, comércio e finanças) nas últimas décadas. Observa-se uma intensa concentração de edifícios em poucos distritos principalmente a partir da década de 1990. São edifícios com empresas, de shoppings e de hotéis. Destacam-se os distritos onde situam-se a Avenida Paulista, a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Avenida Luís Carlos Berrini. Observa-se um crescimento muito expressivo do número de edifícios corporativos ao longo da marginal Pinheiros. A concentração reflete os interesses convergentes da especulação imobiliária, das empresas e também do poder público, muito vulnerável a pressões das corporações quanto a legislação de uso e ocupação do espaço urbano. 
Resposta da questão 7:
[C]
O Brasil sofreu um processo de urbanização rápido, desordenado, marcado pela desigualdade social abismal e pela especulação imobiliária. Desde o século XIX, a maioria dos cortiços localiza-se nos centros antigos das cidades, que sofreram desvalorização ao longo do tempo. São casarões e prédios deteriorados, com problemas estruturais e condições sanitárias precárias. São ocupados por famílias trabalhadoras que pagam aluguel e precisam morar nas regiões centrais para estarem próximas ao trabalho e gastarem menos com transporte.
Resposta da questão 8:
[E]
No Brasil, com o crescimento dos índices de violência a partir da década de 1980, parte das classes alta e média-alta se deslocaram dos bairros nobres tradicionais das cidades em direção aos condomínios fechados, em sua maioria localizados em municípios periféricos das regiões metropolitanas, a exemplo de Barueri na Grande São Paulo. Os condomínios oferecem segurança privada, maior mobilidade e ambiente social homogêneo. 
Resposta da questão 9:
[A] 
Nos últimos anos, devido ao crescimento da economia, aumento da classe média e facilidades de crédito para os consumidores, a frota de automóveis e de motos cresceu bastante nas regiões metropolitanas. O processo não foi acompanhado de investimentos na rede viária e em transportes coletivos na mesma proporção, resultando em problemas graves, como: crescimento dos congestionamentos de trânsito, elevação da poluição do ar, avanço da poluição sonora e permanência de índices elevados de acidentes de trânsito. 
Resposta da questão 10:
[B]
[I] INCORRETA: O sítio urbano de São Paulo apresenta aspecto declivoso e, portanto, não é adequado às ciclovias.
[II] CORRETA: A implantação das ciclovias requer o mapeamento topográfico para que o percurso não seja inviável.
[III] INCORRETA: Em razão de seu sítio com relevo acidentado, a Grande São Paulo não apresenta perfil adequado às ciclovias.
Resumo das questões selecionadas nesta atividade
Data de elaboração:	22/04/2020 às 10:47
Nome do arquivo:	2ano
Legenda:
Q/Prova = número da questão na prova
Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro®
Q/prova	Q/DB	Grau/Dif.	Matéria	Fonte	Tipo
1	190139	Média	Geografia	Enem PPL/2019	Múltipla escolha
2	189890	Elevada	Geografia	Unesp/2020	Múltipla escolha
3	188615	Média	Geografia	Uerj/2020	Múltipla escolha
4	189982	Média	Geografia	Fuvest/2020	Múltipla escolha
5	184429	Média	Geografia	Ufrgs/2019	Múltipla escolha
6	182243	Média	Geografia	Fuvest/2019	Múltipla escolha
7	175329	Baixa	Geografia	Fuvest/2018	Múltipla escolha
8	116885	Média	Geografia	Uftm/2012	Múltipla escolha
9	116339	Média	Geografia	Pucsp/2012	Múltipla escolha
10	127378	Baixa	Geografia	Mackenzie/2013	Múltipla escolha
Página 3 de 10