A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
AOL4 Introdução à Profissão de Nutrição

Pré-visualização | Página 1 de 1

1. /1
A (o) ____________________ é um instrumento delineador da atuação profissional. Seus princípios, responsabilidades, direitos e deveres devem ser reconhecidos como o cerne da prática diária em todas as áreas da Nutrição. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 Lei 6583. 
2. 
 Resolução CFN 605. 
     
3. 
 Lei 8234. 
4. 
 Resolução CFN 304.
5. 
 Código de ética . 
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
 A fiscalização do exercício da profissão de Nutricionista compete aos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, na forma da Lei nº.____________________, ressalvadas as atividades relacionadas ao ensino, adstritas à legislação educacional própria. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Código de ética do nutricionista .  
2. 
 Resolução CFN 605.    
3. 
 6.583, de 20 de outubro de 1978. 
Resposta correta
4. 
Resolução CFN 304. 
5. 
 lei 8234 de 17 de setembro de 1991. 
3. Pergunta 3
/1
O nutricionista pode ser considerado um dos profissionais mais importantes em termos de saúde pública. Um dos principais desafios da área da Nutrição é levar conhecimento a todas as camadas da população, em especial àquelas mais carentes, em regiões mais distantes do Brasil. Assinale a alternativa que não contempla os desafios do profissional nutricionista no Brasil. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
O sistema único de saúde apresenta um número expressivos desses profissionais. 
Resposta correta
2. 
Como todo profissional da saúde, o nutricionista deve estar atento para questões de saúde da galera toda. Precisa analisar os problemas do corpo e identificar as soluções a partir da alimentação dos pacientes. 
3. 
Muitas pessoas imaginam o nutricionista apenas como uma profissional de consultório que é buscada por atletas e pessoas que querem emagrecer. 
4. 
Popularizar esta área entre todos os níveis da população é um dos passos que ainda não foram dados, mas que em breve, seguindo a tendência, deverão acontecer. 
5. 
Infelizmente, a nutrição clínica, aquela em que o paciente procura orientações para uma dieta a fim de ter hábitos mais saudáveis, ainda é reservada a classes mais favorecidas. 
4. Pergunta 4
/1
A designação e o exercício da profissão de Nutricionista, profissional de saúde, em qualquer de suas áreas, são privativos dos portadores de diploma expedido por escolas de graduação em nutrição, oficiais ou reconhecidas, devidamente registrado no órgão competente do Ministério da Educação e regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas da respectiva área de atuação profissional. Assinale a alternativa que não contempla uma atividade privativa do nutricionista. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética. 
2. 
Direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição. 
3. 
Assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultório. 
4. 
Elaboração de Informes técnicos científicos . 
Resposta correta
5. 
Planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de alimentação e nutrição. 
5. Pergunta 5
/1
 A resolução CFN 605, dispõe sobre as áreas de atuação profissional e as atribuições do Técnico em Nutrição e Dietética (TND), e dá outras providências. Em relação a resolução CFN 605 assinale a alternativa correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
TND não poderão desempenhar outras atribuições previstas na Resolução, mesmo que compatíveis com sua formação. 
2. 
 Os TND, respeitados os limites compreendidos pelos componentes curriculares da respectiva formação escolar, poderão atuar, nas áreas de atuação de nutrição esportiva e docência. 
3. 
Os TND poderão participar de pesquisas e estudos relacionados à sua área de atuação. 
Resposta correta
4. 
 Os TND, atuantes em qualquer uma das áreas previstas na resolução 605, não tem obrigação de colaborar com as autoridades de fiscalização profissional e sanitária. 
5. 
Os TND inscritos nos Conselhos Federal de Nutricionistas (CFN) serão orientados, disciplinados e fiscalizados, no exercício de suas atividades, pelo respectivo CFN.
6. Pergunta 6
/1
A atuação do nutricionista deve ser pautada pela defesa do Direito à Saúde, do Direito Humano à Alimentação Adequada e da Segurança Alimentar e Nutricional de indivíduos e coletividades. Assinale a alternativa correta a respeito do código de ética e conduta do nutricionista. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
O nutricionista deve exercer a profissão de forma crítica e proativa, com autonomia, liberdade, justiça, honestidade, parcialidade e responsabilidade, ciente de seus direitos e deveres, contrariando os preceitos técnicos e éticos.
2. 
O nutricionista deve desempenhar suas atribuições respeitando a vida, a singularidade e pluralidade, as dimensões culturais e religiosas, de gênero, de classe social, raça e etnia. 
Resposta correta
3. 
 Não é dever do nutricionista manter o sigilo e respeitar a confidencialidade de informações no exercício da profissão.
4. 
 É permitido ao nutricionista a utilização do seu nome e título profissional por estabelecimento ou instituição em que não exerça atividades próprias da profissão. 
5. 
 É dever do nutricionista compartilhar informações de seus clientes e sobre alimentação e nutrição nos diversos meios de comunicação e informação, 
7. Pergunta 7
/1
Os CRN (Conselhos Regionais de Nutricionistas) devem cumprir e fazer cumprir as disposições da lei, do regulamento, do regimento, das resoluções e das demais normas, baixadas pelo CFN (Conselho Federal de Nutricionistas), que regem a profissão, bem como realizar atividades de fiscalização e orientação ético-profissional. Tanto o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) quanto o CRN (Conselhos Regionais de Nutricionistas) tem como finalidade: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
   fiscalizar o exercício da profissão em todo o território brasileiro em defesa da sociedade. 
2. 
regulamentar o exercício da profissão em todo o território brasileiro em defesa da sociedade.  
3. 
apoiar o exercício da profissão em todo o território brasileiro em defesa da sociedade.  
4. 
Capacitar os profissionais no exercício da profissão em todo o território brasileiro em defesa da sociedade.   
5. 
orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em todo o território brasileiro em defesa da sociedade. 
Resposta correta
8. Pergunta 8
/1
A resolução CFN 605, Dispõe sobre as áreas de atuação profissional e as atribuições do Técnico em Nutrição e Dietética (TND), e dá outras providências, ela define as áreas de atuação do profissional técnico em nutrição. Assinale a alternativa que não contempla uma área de atuação do técnico em nutrição e dietética. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Alimentação coletiva. 
2. 
 Nutrição em saúde coletiva. 
3. 
 Nutrição na cadeia de produção e indústria de alimentos.     
4. 
 Nutrição na docência. 
Resposta correta
5. 
Nutrição clínica. 
9. Pergunta 9
/1
 A __________________ Dispõe sobre as áreas de atuação profissional e as atribuições do Técnico em Nutrição e Dietética (TND), e dá outras providências. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
6.583, de 20 de outubro de 1978. 
2. Incorreta: 
Resolução CFN 304. 
3. 
Código de ética do nutricionista .  
4. 
 lei 8234 de 17 de setembro de 1991. 
5. 
 Resolução CFN 605.     
Resposta correta
10. Pergunta 10
/1
Cabe ao ______ cumprir e fazer cumprir as normas que regem a profissão e realizar as atividades de fiscalização e orientação ético-profissional em suas respectivas jurisdição.Assinale a alternativa que completa a lacuna corretamente. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Conselho federal de nutricionistas. 
2. 
 Conselho municipal de nutricionistas.  
3. 
Conselho regional de nutricionistas.  
Resposta correta
4. 
 Conselho estadual de nutricionistas. 
5. 
 Conselho brasileiro de nutricionistas.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.