Buscar

Geografia Unicsul virtual - Atividade Reflexiva unidade III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade: Unidade III – A produção de Plano de Ensino e das Atividades Curriculares na Geografia escolar
Nome: Keli Cristina Metzker Siqueira
RGM: 26252341
Título: Avaliação escolar
A partir do texto teórico da disciplina, bem como da videoaula e dos materiais complementares, dê sua opinião sobre a frase a seguir:
“Muitos professores não sabem como avaliar, e a prova acaba se transformando em um processo de cobrança dos conteúdos aprendidos ou decorados pelos alunos, ou ainda em vingança do professor, momento em que esse se delicia ao ver o desespero dos alunos diante das questões”.
Você acha que deveria ser diferente? Como pode ser uma avaliação em Geografia para turmas de Ensino Fundamental das Séries Finais? Comente!
Vamos lá?
Texto resposta: 
Sim, as avaliações na educação da atualidade deveriam ser diferentes, e não somente serem usadas como instrumento de decoreba, como um peso ou medo. 
Muito se tem falado sobre avaliação escolar e esse tem sido um aspecto problemático na prática pedagógica. Claro que deve ser levado em conta o rendimento e progresso de aprendizagem dos alunos, mas deve ser feito de maneira cuidadosa, durante todo o processo e de diversas formas, com instrumentos e metodologias variados.
O aluno não é mais acumulador e repetidor de informações recebidas. O aluno é construtor do seu saber, e deve ser o protagonista de seu aprendizado. E o professor ser um mediador, estimulando assim a construção de pensamento.
Uma boa avaliação de Geografia para os anos finais do ensino fundamental hoje em dia deve ser contextualizada, problematizando um tema e fazendo o aluno refletir e argumentar sobre o problema. 
Pode ser usado trabalhos com vídeos, entrevistas, jogos, um estudo de caso, um debate ou uma discussão sobre um tema, sempre levando o aluno a analisar e conceituar o que aprendeu.
Bibliografia
Avaliação Escolar como Processo de Construção de Conhecimento
Disponível em:
https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1735/1735.pdf
Acesso em: 02 abr.2021.

Outros materiais