Buscar

PULGAS - genero pulex

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DOENÇAS PARASITÁRIAS
 
**Gênero Pulex (pronúncia: Púlex) (Pode estar envolvida tambem na DAPP)
Espécie Pulex irritans
É uma espécie cosmopolita. Apesar de possuir o nome comum de pulga do homem, ataca também outros hospedeiros, como cães, gatos e porcos. Raramente é encontrada no rato. Sua ocorrência é maior em casas muito velhas. Pode estar envolvida na transmissão do D. canimum e as vezes está envolvida na dermatite por picada de pulga. Só fica no hospedeiro para se alimentar.
As pulgas não causam somente desconforto ao homem e seus animais domésticos, mas também problemas de saúde, tais como, dermatites alérgicas, transmitem viroses, vermes e doenças causadas por bactérias (peste bubônica, tularemia e salmonelose). Algumas pessoas sofrem uma reação severa resultante de infecções secundárias ocasionadas pelo ato de coçar a área irritada. Picadas no tornozelo e pernas podem, em algumas pessoas, causar dor que podem durar alguns minutos, horas ou dias, dependendo da sensibilidade do indivíduo. A reação típica da picada é a formação de uma pequena mancha dura, avermelhada com um ponto em seu centro.
Tem importância na transmissão da peste bubônica homem a homem e como hospedeiro intermediário para o cestóide Dipylidium caninum. Causa prurido e irritação na pele.
Hospedeiros: Têm preferência pelo ser humano, mas já foram relatados em várias espécies animais, como canídeos, felinos, aves e roedores.
Ciclo biológico
A fêmea fertilizada vai procurar o hospedeiro para sugar sangue até distender o seu abdome (fica parecendo uma ervilha); depois disso, ela libera os ovos no ambiente. Os ovos passam a larvas, pupas e adultos, machos ou fêmeas, os quais só permanecem no hospedeiro para se alimentar. Essa pulga utiliza estábulos para colonização e ocorre principalmente em ambientes onde as condições de higiene são precárias.
Importância em Medicina Veterinária e Saúde Pública
Além do incômodo ocasionado pela picada, enzimas contidas na saliva da pulga podem produzir uma reação alérgica nos hospedeiros sensíveis, causando muito prurido. Pode ser vetor de uma variedade de doenças e, embora não seja o principal gênero responsável por transmitir a peste bubônica, a pulga humana é capaz de transmitir o patógeno. Também pode transmitir tifo, tularemia e Taenia sp., mas são consideradas ocorrências relativamente raras.
Controle
Semelhante ao recomendado para Ctenocephalides sp.
*Limpeza das habitações, com retirada do acúmulo de poeira e detritos de frestas no assoalho, carpetes e tapetes e vedação de frestas no piso e rodapé
* Higiene das pessoas e tratamento dos animais.

Outros materiais