A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Tecidos básicos

Pré-visualização | Página 1 de 1

Tecidos básicos
Os 4 tipos de tecidos básicos são o epitelial, conjuntivo muscular e nervoso. E os mesmos se organizam para formar os órgãos que formam sistemas.
 Tecido epitelial: 
Características - Reveste cavidades do corpo – superfície ou cavidades. (ex: reveste a parte interna de diversos órgãos e a pele). 
O tecido epitelial forma as unidades secretoras das glândulas (ex: células que produzem a saliva).
As células dos epitélios são justapostas (muito próximas) – pouca matriz extracelular. 
A depender do tecido, apresenta junções intercelulares que servem para juntar uma célula na outra e comunicar.
Geralmente o tecido epitelial está apoiado sobre o tecido conjuntivo, pois o epitelial é avascular (não possui vascularização, não sangra), então o conjuntivo passa os nutrientes para o epitélio. 
Polaridade celular – cada região tem sua especificidade. 
Funções – revestimento de superfícies internas e externas do corpo => importante para garantir proteção (mecânica – atrito, contra microrganismos); absorção de moléculas (ex: absorção de nutrientes no intestino); secreção de substâncias (ex: nas glândulas); percepção de estímulos (ex: no ouvido interno); transporte de substâncias.
Classificação – pode ser classificado de acordo com o tipo de camada ou como tipo de célula que compõe o tecido 
Numero de camadas: 1 camada => simples; mais de 1 camada => estratificado. *pseudoestratificado: um epitélio que tem cara de estratificado, mas não é (ele tem várias células de diferentes formatos e diferentes alturas); transição (é estratificado porque possui mais de uma camada, mas varia): muda o número de camadas (transita entre esticado, estendido e relaxado), é comum na região urinária.
Simples Estratificado Transição 
 
Pseudoestratificado 
Morfologia (formato da célula) – pavimentoso: célula mais esticada; cúbico: simples, uma única camada de células que tem formato cubóide; colunar: a camada é simples e as células são compridas. 
OBS – a classificação da morfologia das células estratificadas é feita pela morfologia da célula que está mais na superfície- apical, mais para cima.
 Cúbico Colunar 
 
 
pavimentoso: primeira camada é de células achatadas; ter ou não queratina depende da região (camada de células mortas formada por queratina, camada protetora e é estimulada com atrito).
 Tecido conjuntivo: 
Funções - suporte estrutural ao corpo, forma o tecido ósseo, cartilaginoso, colágeno; é meio de trocas; atua no processo de defesa; armazenamento de gorduras, reservatório de minerais.
Classificação