Buscar

Ap1 Planejamento Educacional

Prévia do material em texto

Iniciado em
	Sunday, 30 May 2021, 23:25
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	Monday, 31 May 2021, 00:11
	Tempo empregado
	45 minutos 45 segundos
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover marcação
Texto da questão
Com o passar do tempo o processo de manufatura de produtos foi substituído pela indústria, o que mudou em relação ao trabalho?
Escolha uma opção:
a. Como era mais lenta o processo de produção, precisavam ter conhecimento da mesma, pois precisavam pensar para executar o trabalho.
b. Como era mais rápida a produção não precisavam ter conhecimento da produção, porque não precisavam mais pensar e executar apenas o trabalho. 
c. Como era menos rápida a produção não precisavam ter conhecimento, pois não necessitavam mais pensar, apenas executar o trabalho.
d. O trabalho ficou mais árduo, porque o processo de produção ficou mais intenso e o trabalhador precisava apenas executar o trabalho.
Feedback
A resposta correta é: Como era mais rápida a produção não precisavam ter conhecimento da produção, porque não precisavam mais pensar e executar apenas o trabalho.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à origem do ato de planejar, marque as alternativas corretas:
I) Na história, não há registro exato de quando nasceu o ato de planejar, existe hipótese que o ato de planejar pode ser referido desde o aparecimento do homem no universo, visto que, o ser humano pensa e reelabora o seu pensar para praticar uma ação, atividade que organiza a partir da vontade de alcançar suas aspirações arquitetadas. 
II) A origem do planejamento está fortemente ligada ao ser humano, ou seja, é uma prática intrínseca ao ser racional que, desde os primórdios da humanidade, quando habitava nas cavernas, e utilizavam como ferramentas de sobrevivência (pedras e madeiras), para caçar e se alimentar e usavam as peles de animais como proteção ao corpo.
III) Na história o ato de planejar surgiu por volta da Idade Moderna, pois o homem começou a pensar e reelaborar o seu pensar para praticar uma ação.
IV) O homem quando utilizava ferramentas de sobrevivência e caça para se alimentar e não planejavam suas atividades, pois as atividades eram realizadas por impulso de sobrevivência.
De acordo com as afirmações acima marque somente as verdadeiras:
Escolha uma opção:
a. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
b. Todas as alternativas não são verdadeiras.
c. Somente as alternativas I e II estão corretas. 
d. Somente as alternativas III e IV estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Somente as alternativas I e II estão corretas.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A República no Brasil trouxe as primeiras ideias de um Plano de Educação Nacional. Em que campo houve transformações?
Escolha uma opção:
a. No campo social e político.
b. Apenas no campo político.
c. No campo social, político e econômico. 
d. Apenas no campo social e econômico.
Feedback
A resposta correta é: No campo social, político e econômico.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao processo de indústria e os conhecimentos e correto afirmar que: 
I) Através do processo da indústria, em operar apenas máquinas houve a necessidade da educação fornecer apenas conhecimentos básicos. Os indivíduos forneciam sua força de trabalho em troca de salários e eram vistos como reprodutor de capital.
II) Visto que as indústrias não tinham disciplina em relação a produção, a escola vem desempenhando esse papel de disciplina para preparar os cidadãos com competências necessárias ao trabalho, através de seus conteúdos, métodos e gestão.
III) Através do processo da indústria, em operar apenas máquinas não houve a necessidade da educação fornecer conhecimentos, pois os indivíduos forneciam sua força de trabalho em troca de salários e eram vistos como reprodutor de capital.
IV) Visto que as indústrias tinham certa disciplina em relação a produção, a escola também vem desempenhando esse papel de disciplina para preparar os cidadãos com competências necessárias ao trabalho, através de seus conteúdos, métodos e gestão.
De acordo com as afirmações acima marque somente as verdadeiras:
Escolha uma opção:
a. Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
b. Somente as afirmações I e III são verdadeiras.
c. As afirmações I, II, III e IV são verdadeiras.
d. Somente as afirmações I e IV são verdadeiras. 
Feedback
A resposta correta é: Somente as afirmações I e IV são verdadeiras.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao planejamento educacional podemos afirmar que:
I) O planejamento educacional é uma das estratégias de gestão do sistema de educação em qualquer âmbito de um país, tendo em vista a qualidade do sistema de educação, exige um processo constante de replanejamento, pois é impraticável, haver um modelo de planejamento único, precisamos entender que o processo do planejamento acontece em níveis e fases diferentes nos cenários educacionais.
II) O planejamento estratégico tem como objetivo a formulação organizacional, onde deve ser levado em consideração somente o ambiente interno na qual precisa ser avaliado constantemente.
III) Planejamento exige a participação de todos os sujeitos envolvidos no processo, para que todos intervenientes tenham conhecimento de sua ação e responsabilidade pela constituição de um sistema educacional, procurar conexão com o fato social e as legislações que regulam a organização educacional.
IV) É responsabilidade de todos os envolvidos alterarem qualquer situação no procedimento do planejamento, a decisão de definir ações estratégicas para transformar uma situação existente indesejável para uma situação almejada.
De acordo com as afirmações acima marque somente as corretas:
Escolha uma opção:
a. Somente as alternativas II e III estão corretas
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Somente as alternativas I e III são corretas. 
d. Somente a alternativa I está correta.
Feedback
A resposta correta é: Somente as alternativas I e III são corretas.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Constatamos que na conjuntura de 1962, surge o primeiro Plano Nacional de Educação, constituído já na vigência da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 4.024, de 1961. Sugerido na configuração de um projeto de lei, iniciativa do Ministério da Educação e Cultura, esse ato foi aprovado, pelo então, Conselho Federal de Educação. A estrutura era fundamentalmente um conjunto de metas quantitativas e qualitativas a serem alcançadas num prazo de oito anos. Em relação ao Plano Nacional de Educação pode-se afirmar que:
I) Em 1965, passou a existir o primeiro Plano Nacional de Educação ocorrido por uma revisão, na ocasião foram acrescentadas normas descentralizadoras e incentivadoras para que fossem elaborados também planos estaduais.
II) Em 1966, surge a obrigação de mais uma revisão, foi modificada a terminologia do documento e passou a se titular de Plano Complementar de Educação, respeitáveis alterações foram incluídas no campo da distribuição dos recursos federais, favorecendo a implantação de ginásios orientados para o trabalho e o atendimento de analfabetos com mais de dez anos.
III) O Ministério da Educação e Cultura em 1967 assume um novo debate em quatro Encontros Nacionais de Planejamento, sem que a iniciativa chegasse a se concretizar. 
IV) Em 1971, surge a obrigação de mais uma revisão, o documento passou a se titular de Plano Complementar de Educação, respeitáveis alterações foram incluídas no campo da distribuição dos recursos federais, favorecendo a implantação de ginásios orientados para o trabalho e o atendimento de analfabetos com mais de dois anos.
De acordo com as afirmações acima marque somente as corretas:
Escolha uma opção:
a. As alternativas I, II, III estão corretas. 
b. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
c. As alternativas I, II, IV estãocorretas.
d. Somente a alternativa IV está correta.
Feedback
A resposta correta é: As alternativas I, II, III estão corretas.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em decorrência do manifesto proveio à inserção de um artigo particular na Constituição Brasileira de 16/07/1934, que declara no seu art. 152, ser competência da União:
Escolha uma opção:
a. Compete aos Estados e ao Distrito Federal organizar e manter sistemas educativos nos territórios respectivos, respeitadas as diretrizes estabelecidas pela União.
b. Ser competência precípua ao Conselho Nacional de Educação, organizado na forma da lei, a elaborar o plano para ser aprovado pelo Poder Legislativo, sugerindo ao Governo as medidas que julgasse necessárias para a melhor solução dos problemas educacionais bem como a distribuição adequada de fundos especiais. 
c. A União e os Municípios aplicarão em menos de dez por cento, e os Estados e o Distrito Federal menos de vinte por cento, da renda resultante dos impostos na manutenção e no desenvolvimento dos sistemas educativos.
d. Todas as questões relativas à segurança nacional serão estudadas e coordenadas pelo Conselho Superior de Segurança Nacional e pelos órgãos especiais criados para atender às necessidades da mobilização.
Feedback
A resposta correta é: Ser competência precípua ao Conselho Nacional de Educação, organizado na forma da lei, a elaborar o plano para ser aprovado pelo Poder Legislativo, sugerindo ao Governo as medidas que julgasse necessárias para a melhor solução dos problemas educacionais bem como a distribuição adequada de fundos especiais.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O cenário histórico da educação brasileira está em conexão com a concepção de planejamento educacional pelo fato de ter:
Escolha uma opção:
a. Nascido incluso nas necessidades de mudanças no sistema educacional ao longo da história da educação pode-se entender o valor que devemos dar ao sistema educacional.
b. Nascido incluso nas necessidades de mudanças no sistema educacional ao longo da história da educação, conforme os acontecimentos pode-se entender o valor que devemos dar ao planejamento no âmbito da educação. 
c. Ser considerado uma porção mágica para a educação e para o ensino que padecem de diversos males é um receituário de normas e esquemas que são utilizados em todas as circunstâncias, e pode ser considerado um solucionador de todos os problemas no que se refere ao ensino e a educação.
d. Havido mudanças no sistema educacional ao longo da história da educação, conforme os acontecimentos pode-se entender o valor que devemos dar ao processo de ensino e aprendizagem.
Feedback
A resposta correta é: Nascido incluso nas necessidades de mudanças no sistema educacional ao longo da história da educação, conforme os acontecimentos pode-se entender o valor que devemos dar ao planejamento no âmbito da educação.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Planejamento tem como objetivo nortear os envolvidos na execução do que foi idealizado. De acordo com Libâneo (2001):
Escolha uma opção:
a. O planejamento é um processo sem propósito de conhecimento e não visa analisar a realidade escolar em suas condições abstratas, busca alternativas para soluções de problemas e de tomada de decisões.
b. O planejamento é um processo de conhecimento que não analisa a realidade escolar em suas condições concretas, não busca alternativas para soluções de problemas.
c. O planejamento é um processo interrupto de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas, busca de alternativas para soluções de problemas e indecisões.
d. O planejamento é um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas, busca de alternativas para soluções de problemas e de tomada de decisões. 
Feedback
A resposta correta é: O planejamento é um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas, busca de alternativas para soluções de problemas e de tomada de decisões.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo a Conferência promovida pela UNESCO (1968), planejamento educacional foi definido como:
Escolha uma opção:
a. Planejamento educacional é um instrumento básico para o desenvolvimento da educação, por isso se dá a exigência de se elaborar os Planos Nacionais e Estaduais e os Planos Regionais de educação no âmbito escolar e são organizados os planos curriculares e de ensino.
b. A elaboração de projeto, constituindo-se como um processo contínuo que engloba algumas intervenções.
c. Antidemocrático e evolui num processo permanente de transformação diante da situação indesejável. A educação vive na sua essência o processo de transformação por exigência de sua natureza, ela não se limita analisar os fatos presentes ou manter a situação cultural o saber parado no tempo, domina a profundeza de pensar o futuro da humanidade, na perspectiva de novos horizontes para o ser humano.
d. Planejamento educacional é antes de tudo aplicar à própria educação aquilo que os verdadeiros educadores se esforçam por inculcar a seus alunos: uma abordagem racional e científica dos problemas tal abordagem supõe a determinação dos objetivos e dos recursos disponíveis (...). Assim idealizado, o planejamento educacional constitui um bem mais do que a elaboração de projeto. Se constitui um processo continuo que engloba várias intervenções interdependentes. 
Feedback
A resposta correta é: Planejamento educacional é antes de tudo aplicar à própria educação aquilo que os verdadeiros educadores se esforçam por inculcar a seus alunos: uma abordagem racional e científica dos problemas tal abordagem supõe a determinação dos objetivos e dos recursos disponíveis (...). Assim idealizado, o planejamento educacional constitui um bem mais do que a elaboração de projeto. Se constitui um processo continuo que engloba várias intervenções interdependentes.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes