Buscar

Epidemiologia Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

42010 . 7 - Epidemiologia - 20211.B
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
1) Diante do entendimento que você tem sobre a identificação da população, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Resposta =O primeiro passo para a realização de uma pesquisa envolvendo população é identificar os resultados que você pretende alcançar com o estudo, pois eles vão ser a base para as etapas seguintes
2) Segundo Pereira (2014), os níveis de fecundidade da mulher são resultantes de múltiplas causas localizadas no próprio ser humano e no meio ambiente. Sobre a fecundidade na atualidade, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Resposta= No Brasil, não há uma queda acentuada da fecundidade desde 1960. Atribui-se o aumento da fecundidade no país a mudanças materiais e econômicas e aos aspectos sociais e culturais
 3) As doenças que podem ser transmitidas pela água são causadas geralmente por microrganismos. Os principais microrganismos patogênicos envolvidos na ocorrência dessas doenças são os vírus, bactérias e parasitas. Como se denomina a doença de transmissão hídrica que é “Caracterizada como uma doença parasitária crônica de caráter endêmico, restrita a áreas focais. O quadro clínico no humano é conhecido como elefantíase, em que o humano é a fonte primária de infecção, o parasita é transmitido de pessoa a pessoa por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus”.
Resposta= FILARIOSE
4) Os indicadores são medidas que contêm informações relevantes sobre determinada variável. Essa variável é um conjunto de dados que fornece informações capazes de caracterizar o estado de saúde de uma população, assim como o desempenho do sistema de saúde. Sobre os indicadores populacionais demográficos e socioeconômicos, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Resposta= Um indicador não deve apresentar dados completos para todos os eventos, e sim ter exata precisão e consistência com valores coerentes aos eventos, ser mensurável e apresentar irrelevância, respondendo a prioridades de saúde com boa relação de custo-efetividade, justificando o investimento, tempo e recursos envolvidos no indicador criado.
 5) Sobre o entendimento que você tem em relação a taxa de natalidade, verifique as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
( ) A taxa de natalidade pode ser expressa como a intensidade dos nascimentos sobre determinada população.
( ) Sabe-se que a taxa de natalidade é inversamente influenciada pela estrutura da população, permitindo uma comparação atemporal entre regiões, destacando que baixas taxas de natalidade estão relacionadas com aspectos culturais e com condições socioeconômicas precárias da população em questão.
( ) A natalidade, alavancada com a mortalidade, sãos as duas variáveis que irão determinar o crescimento vegetativo de uma população. Esse crescimento vegetativo é caracterizado como a diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade em um período de tempo estipulado.
( ) A taxa de fecundidade indica os nascimentos registrados por mil habitantes, na população residente em de¬terminado espaço geográfico, no ano considerado.
Resposta= V F V F
6) “É o processo de consolidação de objetivos te¬rapêuticos, caracterizada pela proposta de atuação multiprofissional e in¬terdisciplinar, composta por um conjunto de medidas que ajudam pessoas com deficiências ou prestes a adquirir deficiências a terem e manterem uma funcionalidade ideal (física, sensorial, intelectual, psicológica e social). na interação com seu ambiente, fornecendo as ferramentas que esses pacientes necessitam para atingir a independência e a autodeterminação.” 
A que se refere a descrição acima?
Resposta= REABILITAÇÃO EM SAÚDE
7) Sobre o coeficiente geral de fecundidade e as taxas que se relacionam à fecundidade, verifique as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
( ) O conceito de Coeficiente geral de fecundidade (CGF) é a razão entre o número médio de nascidos vivos tidos por mulher em idade fértil de uma população e calculado diretamente por meio de estudos censitários pelo somatório dos coeficientes de fecundidade específicos por idade.
( ) Natalidade é a capacidade de gerar filhos, e toda mulher, teoricamente, tem essa capacidade desde a menarca até a menopausa (idade fértil).
( ) As principais taxas que tem relação com a fecundidade geral são a Taxa geral de natalidade e Taxa de fecundidade específica.
( ) As taxas de natalidade são muito utilizadas para acompanhar o que ocorre em uma população, com o passar do tempo, e apoiam os cálculos do crescimento natural da população (diferença entre os níveis de natalidade e mortalidade).
Resposta= V F V V
8) Considere os fatores que influenciam a natalidade e verifique a INCORRETA.
Resposta= A transição demográfica nunca é acompanhada por uma mudança na estrutura etária da população. Essa mudança estrutural é desenhada em forma de fluxograma para que possa ser observado o processo de envelhecimento ou não de uma população. É a base do fluxograma que vai proporcionar uma visualização rápida dessas mudanças. 
9 Por existirem diversos indicadores, há seis subconjuntos temáticos: demo¬gráficos, socioeconômicos, mortalidade, morbidade e fatores de risco, recursos e cobertura. Cada indicador é caracterizado nesses subconjuntos com relação ao seu conceito, método de cálculo, categorias de análise e fontes de dados. Os indicadores socioeconômicos são:
Taxa bruta de mortalidade
Esperança de vida ao nascer
Esperança de vida aos 60 anos
Taxa de analfabetismo
Níveis de escolaridade
Produto interno bruto
Razão de renda
Proporção de pobres
Taxa de desemprego
Taxa de trabalho infantil
Resposta=. 4 5 6 7 8 9 10
10) A promoção da saúde é o preceito da estratégia da saúde da família, a qual abrange a participação em práticas intersetoriais, análise das situações sociais, sanitárias e familiares locais, a fim de planejar ações e estimular à participação e controle social. Em 2006, o Ministério da Saúde aprovou a Política Nacional de Promoção da Saúde, por meio da Portaria nº 687 (BRASIL, 2010). Na íntegra do docu¬mento divulgado, o Ministério reforça que a estratégia de promoção de saúde é retomada como uma possibilidade para enfocar os aspectos que determinam o processo saúde-adoecimento no Brasil. Quais dos itens são exemplos desses aspectos?
Resposta=1 2 3 4 5

Continue navegando