Buscar

22 Princípios da Adm Pública - Parte II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Princípios (parte 2)
Prof. Eduardo Tanaka
Se você quiser fixar e entender melhor esta matéria, com tudo mastigadinho e explicado, assista à videoaula 22 (Princípios da Administração Pública – Parte II) em meu canal do Youtube – Prof. Eduardo Tanaka – acesse através do link: https://youtu.be/c8d_ubuHTOs
Podemos classificar os princípios da administração pública como princípios explícitos e implícitos. 
Princípios explícitos: Conforme Celso Antônio Bandeira de Mello, o art. 37, caput, reportou de modo expresso à Administração Pública (direta e indireta) apenas cinco princípios: da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.
Questão
(CESPE - TRE-GO- Técnico Judiciário - Área Administrativa) O princípio da eficiência está previsto no texto constitucional de forma explícita.
Gabarito: C 
Princípios implícitos: Não estão expressos no art. 37, caput, da Constituição Federal. São decorrentes de dispositivos esparsos na Constituição Federal, sendo descritos pela doutrina e jurisprudência.
São exemplos os princípios: da supremacia do interesse público, da indisponibilidade do interesse público, da razoabilidade, entre outros.
Questão
(CESPE - INPI - Analista de Planejamento - Direito) A supremacia do interesse público constitui um dos princípios que regem a atividade da administração pública, expressamente previsto na Constituição Federal.
Gabarito: E 
Vamos tratar agora dos princípios explícitos
CF, Art. 37. "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)"
(dica: lembre-se da palavra - LIMPE)
Princípio da Legalidade
art. 5º, II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
Em regra, pelo princípio da legalidade, o particular pode fazer tudo o que a lei não proíba.
Já, a administração pública deverá fazer apenas o que a lei determine (atuação vinculada) ou autorize (atuação discricionária). 
Segundo Mello, "o princípio da legalidade é o da completa submissão da Administração às leis. Esta deve tão somente obedecê-las, compri-las, pô-las em prática." 
A lei é a vontade do povo que é o detentor do poder. A vontade do povo deve ser cumprida. Percebe-se que o princípio da legalidade decorre do princípio da supremacia do interesse público.
Di Pietro afirma que os princípios fundamentais do direito administrativo são o da legalidade e o da supremacia do interesse público sobre o particular, haja vista a importância do princípio da legalidade.
Questões
(CESPE – 2014 - TRE-GO - Técnico Judiciário) Por força do princípio da legalidade, o administrador público tem sua atuação limitada ao que estabelece a lei, aspecto que o difere do particular, a quem tudo se permite se não houver proibição legal.
Gabarito: C
(CESPE –FUB - Assistente em Administração) Na hierarquia dos princípios da administração pública, o mais importante é o princípio da legalidade, o primeiro a ser citado na CF.
Gabarito: E 
(CESPE-2011-TJ-ES-Analista Judiciário) O princípio da legalidade está relacionado ao fato de o gestor público agir somente de acordo com a lei.
Gabarito: C 
(CESPE –TC-DF – ANALISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) O princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse privado é um dos pilares do regime jurídico administrativo e autoriza a administração pública a impor, mesmo sem previsão no ordenamento jurídico, restrições aos direitos dos particulares em caso de conflito com os interesses de toda a coletividade.
Gabarito: E 
Princípio da Impessoalidade
Segundo Mello: "Nele se traduz a ideia de que a Administração tem que tratar a todos os administrados sem discriminações, benéficas ou detrimentosas. Nem favoritismo nem perseguições são toleráveis. (...) O princípio em causa não é senão o próprio princípio da igualdade ou isonomia".
Para Hely Lopes Meirelles, "o princípio da impessoalidade nada mais é que o clássico princípio da finalidade, o qual impõe ao administrador público que só pratique o ato para o seu fim legal. E o fim legal é unicamente aquele que a norma de Direito indica expressa ou virtualmente como objetivo do ato, de forma impessoal".
A finalidade será o atendimento, a satisfação do interesse público.
Outra vertente do princípio da impessoalidade é a vedação da promoção pessoal do administrador público pelos serviços, obras e outras realizações efetuadas pela administração pública, conforma art. 37, 1º da CF: "A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos".
Questões
(CESPE- PC-ES-Perito Papiloscópico) O concurso público para ingresso em cargo ou emprego público é um exemplo de aplicação do princípio da impessoalidade.
Gabarito: C 
(CESPE - FUNASA - Todos os Cargos ) Se uma pessoa tomar posse em cargo público em razão de aprovação em concurso público e, por ser filiado a um partido político, sofrer perseguição pessoal por parte de seu superior hierárquico, poderá representar contra seu chefe por ofensa direta ao princípio da impessoalidade.
Gabarito: C 
(CESPE - TJ-RR - Administrador) O princípio da
impessoalidade nada mais é do que o clássico princípio da finalidade, que impõe ao administrador público que só pratique o ato para o seu fim legal.
Gabarito: C 
(FCC - Caixa - Engenheiro) Considere a seguinte situação hipotética: Lei Municipal atribuiu a hospital público o sobrenome do então Prefeito, como inclusive era conhecido na Municipalidade e quando ainda exercia seu mandato, ou seja, a introdução da norma no ordenamento jurídico municipal operou- se em plena vigência do mandato eletivo do citado Prefeito, que não obstante detivesse o poder de veto, sancionou a lei. A situação narrada fere especificamente o seguinte princípio da Administração Pública: 
a) Autotutela.
b) Eficiência.
c) Publicidade.
d) Especialidade.
e) Impessoalidade.
Gabarito: E 
(ESAF - TRT-CE - Juiz do Trabalho) A estrutura lógica do Direito Administrativo está toda amparada em um conjunto de princípios que integram o denominado regime jurídico-administrativo. Assim, para cada instituto desse ramo do Direito Público há um ou mais princípios que o regem. 
Assinale, no rol abaixo, o princípio identificado pela doutrina como aquele que, fundamentalmente, sustenta a exigência constitucional de prévia aprovação em concurso público para o provimento de cargo público: 
a) moralidade
b) legalidade
c) impessoalidade
d) publicidade
e) razoabilidade
Gabarito: C

Outros materiais