Buscar

Atividade 1 Projeto Urbano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. (UFJF - adaptada) Leia o texto:
“Para avaliar se uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais empresas (em contabilidade, consultoria, publicidade e banco) e a sua rede financeira/bancária, de telecomunicações etc. As cidades globais são vetores importantes da globalização. Elas são sede de poder e, por meio delas, a economia global é administrada, coordenada e planejada. Elas formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercados financeiros internacionais. [...] Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo”.
Fonte: Maria da Glória In: http://lite.fae.unicamp.br/revista/gohn.html
Com base no texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:
	
	a.
	economia sociodemocrata.
	
	b.
	reserva de biodiversidade. 
	
	c.
	influência supranacional.
	
	d.
	quantidade de habitantes.
	
	e.
	localização geográfica.
PERGUNTA 2
1. O capital produz constantemente excedentes, e uma das coisas que aconteceu é que a cidade se tornou um local para a absorção de capital excedente. Muito desse dinheiro foi para construção de estruturas, em alguns casos para a construção de megaprojetos. O capital adora esses megaprojetos, como os envolvidos em Copas do Mundo e Olimpíadas, porque são uma ótima oportunidade para gastar muito dinheiro na construção de novas infraestruturas, o que levanta uma questão interessante: essas novas infraestruturas acrescentam algo à produtividade do país?
https://www.ecodebate.com.br/2014/01/08/vivemos-hoje-no-que-eu-chamaria-de-democracias-totalitarias-entrevista-com-david-harvey/
O texto acima é retirado de uma entrevista de David Harvey sobre a cidade contemporânea:
É correto afirmar que:
	
	a.
	A maioria dos lugares que sediam esses eventos tem problemas financeiros sérios depois, mas, no processo, as empreiteiras, construtoras e financiadoras ganham muito dinheiro.
	
	b.
	A Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil trouxeram inúmeros avanços para as áreas sociais e culturais.
	
	c.
	Eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas são extremamente onerosas, mas também muito lucrativas para a população de baixa renda.
	
	d.
	Eventos mundiais como as Olimpíadas ou Copa do Mundo geram uma melhor distribuição e renda nos países sedes e contribuem para minimizar os problemas sociais.
	
	e.
	Eventos mundiais como as Olimpíadas ou Copa do Mundo geram uma melhor distribuição e renda, principalmente para a classe baixa nos países sedes,  mas não contribuem para minimizar os problemas sociais.
PERGUNTA 3
1. Leia a colocação abaixo e responda
A cidade capitalista por ser desigual, é dominada por uma burguesia, (classe política, incorporadores imobiliários, empresários, etc.) que cria estratégias permanentes para se reproduzir e se apropriar dos lugares mais valiosos do espaço urbano. Segundo Lefebvre (2008, p. 140-141),
 [...] o capitalismo parece esgotar-se. Ele encontrou um novo alento na conquista do espaço, em termos triviais na especulação imobiliária, nas grandes obras (dentro e fora das cidades), na compra e venda do espaço. E isso à escala mundial [...]. A estratégia vai mais longe que a simples venda, pedaço por pedaço, do espaço. Ela não só faz o espaço entrar na produção da mais-valia; ela visa a uma reorganização completa da produção subordinada aos centros de informação e decisão. 
Sendo assim, o espaço urbano é ideal para a reprodução do capital, já que a cidade constitui em si mesma, o lugar de um processo de valorização seletiva, “cada lugar, dentro da cidade, tem uma vocação diferente, do ponto de vista capitalista, e a divisão interna do trabalho a cada aglomeração não lhe é indiferente” (SANTOS, 2009, p. 125).
(SANTOS, 2015, p. 198)
Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/view/9603
Segundo David Harvey, é possível afirmar que os centros urbanos contemporâneos:
I - Quanto mais perto de um livre mercado mais provável é que os ricos fiquem cada vez mais ricos e os pobres mais pobres.
II - O capital produz constantemente excedentes.
III - O que vemos hoje nos mercados imobiliários é possibilidade para a maioria da população encontrar um lugar para viver que absorva menos da metade de sua renda.
	
	a.
	Apenas as afirmações I e II são corretas.
	
	b.
	Apenas a afirmação I é correta.
	
	c.
	Apenas as afirmações I e III são corretas.
	
	d.
	Apenas a afirmação III é correta.
	
	e.
	Apenas a afirmação II é correta.
PERGUNTA 4
1. A globalização é discutida, segundo as categorias tempo/espaço, no âmbito do sistema-mundo, na pós-modernidade e à luz dos conceitos de nação, mercado mundial e lugar. Tornada paradigma para a ação, a globalização reflete nos Estados-nação exigindo um protecionismo que em tese se contradiz com a demanda "livre e global" apregoada pelos liberais de plantão. Porém, ao olhar para o lugar, para onde as pessoas vivem seu cotidiano, identifica-se o lado perverso e excludente da globalização, em especial quando os lugares ficam nas áreas pobres do mundo. Ao reafirmar o mesmo, a globalização econômica não consegue impedir que aflorem os outros, resultando em conflitos que muitos tentam dissimular como competitividade entre os Estados-nação e/ou corporações internacionais, sejam financeiras ou voltadas à produção. A globalização é fragmentação ao expressar no lugar os particularismos étnicos, nacionais, religiosos e os excluídos dos processos econômicos com objetivo de acumulação de riqueza ou de fomentar o conflito (Ribeiro, 2001). A obra de Milton Santos contribuiu para precisar o fenômeno da globalização. Mas o autor queria mais. Ela chegou a propor uma outra globalização, baseada na solidariedade, embora reconhecesse que ela afetou a cultura atual.
RIBEIRO, W. C. Globalização e geografia em Milton Santos. In: El ciudadano, la globalización y la geografía. Homenaje a Milton Santos. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Universidad de Barcelona, vol. VI, núm. 124, 30 de septiembre de 2002.http://www.ub.es/ geocrit/sn/sn-124.htm [ISSN: 1138-9788]
Milton Santos define a pobreza contemporânea como parte do processo de Globalização. Nesse contexto, é correto afirmar que: 
I - Uma pobreza contemporânea é vista como desadaptação aos processos de mudanças ou inadaptação entre condições naturais e condições sociais. Pobreza sendo considerada como um acidente natural ou um acidente social.
II – A pobreza contemporânea é parte do processo econômico, no qual se agregam o componente consumo, o componente circulação, o componente informação, que não eram presentes em períodos anteriores. Portanto, ela se estabelece como uma pobreza relativa.
III – A pobreza contemporânea é estrutural e faz parte de processos produção de governos globais.
Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Apenas as afirmações I e III são corretas.
	
	b.
	Apenas as afirmações I e II são corretas.
	
	c.
	Apenas a afirmação I é correta.
	
	d.
	Apenas a afirmação III é correta.
	
	e.
	Apenas a afirmação II é correta.

Outros materiais