Buscar

Atividade A1,GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria da Burocracia no Serviços Publico Brasileiro
Atividade A1
Aluno: Jonathan Salvini Ferreira
A teoria está dissecando a sociedade tradicional como ela e constituída a milhares de anos, em sua constituição, regras e desenvolvimento. Esse formato esta presente em todas as relações humanas existentes, como familiar, comunidade, empresarial ou governamental, pois em todas as esferas são homens se relacionando de forma hierárquica ou lateral.
Um exemplo da utilização da Teoria da Burocracia esta no serviço público, prestado por todas as esferas governamentais, que utiliza uma estrutura racional e hierárquica para prestar serviços à população.
Exemplo de distorções e má utilização da Teoria da Burocracia
https://noticias.r7.com/economia/brasileiros-consideram-saude-e-seguranca-os-piores-servicos-publicos-diz-pesquisa-12072016
A forma equivocada e com excessos da utilização da Teoria de Weber racionaliza e verticaliza o serviço público brasileiro, dificultando, encarecendo e se tornando ineficiente pelo excesso de normas, setores, documentos, prazos e custas. 
O avanço tecnológico dos últimos 100 anos criou a necessidade do aumento de qualidade e velocidade em todas as atividades, para gerar melhoria na experiência do cliente e na economia de recursos e tempo. Os serviços prestados pelos órgãos públicos não acompanharam essas necessidades e cada vez mais se tornam precários, demorados e burocráticos. 
Seria necessária a implantação de novas metodologias de trabalho para que o serviço prestado fosse mais eficiente, utilizando novas teorias (Transitiva, das Relações Humanas e Comportamental) que se baseiam na de Weber, mas que evoluíram com foco em melhorias sociais, motivacionais e de relacionando humano, ainda organizando as estruturas de forma vertical, mais se preocupando com todos os aspectos que afetam o ser humanos, que presta e recebe o serviço, chefias mais humanas, funcionários mais satisfeitos e processos menos burocráticos, transformando a experiência mais funcional e pratica.
A humanidade evolui constantemente e as organizações fazem parte dessa onda, onde o tempo se torna um bem cada vez mais valioso e o desperdício dele ou de qualquer outro material seja humano ou físico se torna cada vez mais objeto de estudos e de novas teorias ou adequações de teorias já existentes, o governo Brasileiro vem tentando melhorar alguns serviços como: judiciário com implantação do Processo Digital, Detran com documentos de veículos e Habilitações por Aplicativos de Celular e cadastros no SUS ( Sistema Único de Saúde) digitalizados, trazendo rapidez e facilidade para identificar um usuário. Mas ainda falta muito e os estudiosos estão ai com suas Teorias para facilitar essas mudanças, basta ser vencidas as barreiras do comodismo e da intolerância a mudanças.
1

Outros materiais