A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
25 pág.
AVALIAÇÃO 2021 1

Pré-visualização | Página 2 de 6

ou bloqueando a saída em locais dispersos de onde se originam entregas. Segundo ela, não é simples medir o tamanho da adesão dos trabalhadores à paralisação, e também é preciso considerar as dificuldades envolvidas no processo, porque enquanto participam dos atos, eles não trabalham e não recebem. Na avaliação dela, é preciso ter muito cuidado nas análises sobre as paralisações e nos discursos emergentes porque há um mesmo discurso que desliza com conteúdos e propósitos diferentes. Na segunda manifestação, menciona, houve uma tentativa de desmobilização e desqualificação do movimento, que se utilizou da linguagem e da luta dos trabalhadores para se voltar contra eles. Um dos recursos é criar as imagens que dizem - veja como o movimento é fragmentado - , - veja como deputado tal está lá na manifestação - , - isso virou coisa de partido político - , - isso vai virar coisa de sindicato - , - os trabalhadores não querem direitos ou proteção. Essa construção se faz com uma direção muito clara, se apropriando de uma histórica desqualificação da esquerda que é agravada por uma crise de representatividade que atravessa as ações coletivas e os processos políticos que estamos enfrentando nesta década. Seu horizonte é o da deslegitimação, explica.
Disponível em http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/601524-breque-dos-apps-e-um-freio-coletivo-na-uberizacao-e-na-degradacao-e-exploracao-do-trabalho-entrevista-especial-com-ludmila-abilio. Acesso em 13.10.2020
Conisderando o texto acima, é correto afirmar que:
		
	
	A perpceção é a de que o movimento dos trabalhadores de aplicativo está sólido e firme na luta pelas suas reivindicações.
	
	A precarização do trabalho é um fenômeno recente que tem sido combatido pelas instâncias representativas dos trabalhodres de aplicativos, cuja legitimidade não tem sido questionada.
	
	O movimento dos trabalhadores de aplicativo tem sido bem sucedido nas paralizações, conforme as imagens de sua ação que têm sido replicadas nas redes sociais.
	 
	A segunda onda de paralizações sofreu um processo de desqualificação por conta das tentativas de imputar ao movimento dos trabalhadores de aplicativo interesses ideológicos e partidários.
	
	Os trabalhadore de aplicativo têm conseguindo ampliar o movimento que conta cada vez mais adesão da sociedade.
		
	
	
		5
           Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1   
	TEXTO 1. A violência contra a mulher sempre foi uma questão gravíssima no Brasil. Em 2019, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cada dois minutos era criado um boletim de ocorrência em alguma delegacia do país com denúncia de vítima no convívio doméstico. O problema já era imenso e ficou pior com o necessário isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19. Desde o início da quarentena, em março, o número de denúncias recebidas pelo canal Ligue 180, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), aumentou 17,9% em todo o país, em comparação com o mesmo período de 2019. No mês seguinte, em abril, o crescimento foi de 37,6%. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) no estudo "Violência doméstica durante a pandemia de Covid-19" , apresentado em maio, demonstram que o feminicídio no país cresceu 22,2% nos meses de março e abril deste ano se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados divulgados, por outro lado, indicam que houve menos registros de ocorrências de crimes dessa natureza nas delegacias de todo o país. Consequentemente, houve a redução da concessão de medidas protetivas de urgência para evitar o contato de agressores com mulheres. Essa queda certamente ocorreu porque milhões de mulheres estão confinadas com seus agressores em casa, muitas em verdadeiro cativeiro, o que prejudica a denúncia em delegacias, mesmo com os sistemas virtuais. Constata-se o acerto dessa conclusão pelo fato de que, embora a possibilidade de acusação de crimes tenha caído, a ocorrência de feminicídio aumentou no Brasil de forma expressiva. Fenômeno similar foi constatado na Itália e divulgado pela ONU.
TEXTO 2. Também em razão desse cenário, foi sancionada a Lei 14.022/20, que dispõe sobre medidas de enfrentamento à violência doméstica e familiar durante pandemia da Covid-19. A norma torna essenciais os serviços relacionados ao combate e à prevenção das agressões tanto contra mulheres quanto contra idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. De acordo com a Lei 14.022/20, os prazos processuais, a apreciação de matérias, o atendimento às partes e a concessão de medidas protetivas que tenham relação com atos de violência doméstica e familiar cometidos contra mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência serão mantidos, sem qualquer suspensão. O registro da ocorrência de violência doméstica e familiar contra esse grupo poderá ser realizado por meio eletrônico ou por meio de número de telefone de emergência designado para tal pelos órgãos de segurança pública. Além disso, o poder público deverá adotar as medidas necessárias para garantir a manutenção do atendimento presencial de mulheres, idosos, crianças ou adolescentes em situação de violência, com a adaptação dos procedimentos estabelecidos na Lei Maria da Penha. 
 
Com base nos textos acima, é correto afirmar:
		
	
	O atendimento às vítimas de agressão à mulher está dificultado em função dos poucos canais de denúncia.
	
	A Lei 14.022/20 diminuiu as possibilidades de proteção de mulheres, idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência
	 
	O aumento de feminicídios é inversamente proporcional ao aumento das taxas de denúncia contra os agressores
	
	Brasil e Itália tiveram fenômenos diferentes no que tange à violência contra a mulher
	
	Não há uma correlação entre o isolamento durante o período de pandemia entre o aumento da violência doméstica e a diminuição do número de denúncias.
		
	
	
		6
           Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	Um aluno elaborou um diagrama de comando e potência para montar no laboratório de máquinas e acionamentos, figura abaixo. Para tanto, ele separou alguns materiais, tais como Fusíveis de potência (F1, F2, F3), Contator (K1), Relé de sobrecarga térmico (FT1), Fusíveis de comando (F21, F22), Botões de comando (S0, S1) e Motor elétrico trifásico (M) 5CV, 220V com corrente nominal (In) de 13 A, com partida Direta regime AC-3, tempo de partida (Tp) de 5s, uma a relação Ip/In de 7,0 e fator de serviço (FS) de 1,15.
Utilizando as informações retiradas do motor, bem como a curva abaixo do tempo versus corrente média fusíveis, marque a alternativa que determina, respectivamente, os dimensionamentos do contator, relé de sobrecarga térmico e o fusível para a correta seleção dos dispositivos utilizados nos comandos elétricos do motor utilizado no laboratório.
		
	 
	Ic = 8,18 A; IR = 14,95 A; IF= 20 A;
	
	Ic = 14,95 A; IR = 8,18 A; IF= 16 A;
	
	Ic = 14,95 A; IR = 14,95 A; IF= 16 A;
	 
	Ic = 14,95 A; IR = 14,95 A; IF= 20 A;
	
	Ic = 9,82 A; IR = 9,82 A; IF= 16 A;
		
	
	
		7
           Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1   
	O termo sensor de proximidade se apresenta como um conjunto de dispositivos que tem a capacidade de fazer a detecção sem contato. Neste grupo, é comum se encontrar os seguintes modelos:
· sensor capacitivo;
· sensor indutivo;
· sensor infravermelho.
O sensor capacitivo tem excelentes resultados na detecção de condutores ou não condutores de eletricidade e encontra aplicação também em situações que devem notificar transbordamento, funcionamento a seco e vazamento.
No caso do sensor de proximidade indutivo, sua aplicação está no campo da detecção de objetos metálicos. Sua exatidão advém da tecnologia, que utiliza um campo CA eletromagnético de alta frequência para interagir com o alvo.
Já os sensores infravermelho, ou fotoelétricos, podem trabalhar na detecção de materiais de diferentes qualidades e consistências, até em ambientes hostis, pois utilizam o infravermelho ou uma luz visível para isso.
Os sensores de proximidade,