A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
25 pág.
AVALIAÇÃO 2021 1

Pré-visualização | Página 3 de 6

amplamente utilizados na automação industrial, atuam de forma a não apresentarem qualquer contato físico, realizando a detecção da presença ou ausência de algum objeto. Marque a alternativa que caracteriza uma significativa vantagem no uso do Sensor Ultrassônico.
		
	
	Custo reduzido. Atua com a utilização de materiais de baixa densidade.
	
	Não apresenta sensibilidade com interferências eletromagnéticas. Capaz de ser aplicado com objetivo de detecção de diversos tipos de materiais.
	
	Reduzido Custo. Alvo não necessita de área mínima.
	
	Rápida resposta. Atua com materiais que possuem baixa densidade.
	 
	Rápida resposta. Apresentará resposta linear de acordo com a distância.
		
	
	
		8
           Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	Ao oscilar na antena de transmissão, que possui uma potência irradiante, a corrente produz uma onda eletromagnética em sua volta que se propaga. A potência de um transmissor é limitada por leis federais para minimizar problemas de interferência com outras transmissões fora da área de cobertura. Quando atinge uma antena receptora, a onda induz uma pequena corrente elétrica que se alterna ao longo da antena, acompanhando as oscilações. Essa corrente é muito mais fraca do que a presente na antena transmissora, mas pode ser amplificada pelo aparelho receptor. Na atmosfera existem grandes variedades de ondas eletromagnéticas de várias frequências que atingem as antenas receptoras. Cada aparelho receptor possui meios próprios para selecionar uma faixa estreita de frequência capaz de sintonizar um sinal em particular, respondendo-o e excluindo as demais. Considere que um transmissor de uma antena de radio FM opera com frequência de 92,3 MHz com potência média irradiante de 100 kW. Para tornar a análise mais simplificada vamos adotar que a radiação seja isotrópica, ou seja, que a radiação seja distribuída igualmente em todas as direções, como se fosse produzidas por fontes pontuais. Adotando as recomendações do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) que estabelece que para um ambiente não classificado o fluxo de potência irradiada por unidade de área deve ser de 2,0 W/m², analise as seguintes afirmações:
I. Para que a antena seja considerada uma fonte pontual de onda eletromagnética, deve-se comparar o afastamento do indivíduo em relação à antena com o comprimento de onda que deverá ser de 3,25 m;
II. O individuo não está seguro ao se expor a 50 m de distância de uma antena receptora de rádio FM. De acordo com as recomendações do IEEE, a segurança é mantida com o indivíduo afastado a 63,1 m e não a 50 m.
III. Se a antena for instalada a 200 m de altura, o indivíduo estará seguro quando situado a 50 m do pé da antena, pois a potência irradiada pela fonte é de 0,2 W/m².
Pode ser considerada verdadeira:
		
	 
	As afirmativas I, II e III;
	
	Apenas a afirmativa II;
	 
	Apenas a afirmativa III;
	
	Apenas a afirmativa I;
	
	Nenhuma das afirmativas.
		
	
	
		9
           Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	Considere que no laboratório de campos e ondas foi realizado um experimento para avaliar a influência da profundidade de penetração de uma onda plana em um material de elevada condutividade elétrica. Os cientistas incidiram normalmente sobre o bloco de cobre de 5,8.107 S/m, disposto em uma superfície, uma onda plana que se propagou no ar até atingir a amostra. Para avaliação foram utilizadas 4 (quatro) frequências, 1 MHz, 10 MHz, 100 MHz e 1GHz. A partir destas frequências analisadas, marque a alternativa que corresponde o percentual da potência ativa absorvida pelo bloco de cobre em cada uma delas. 
		
	
	1 MHz: 0,00277%; 10 MHz: 0,000875%; 100 MHz: 0,000277%; 1 GHz: 0,00875%;
	
	1 MHz: 0,000875%; 10 MHz: 0,000277%; 100 MHz: 0,00277%; 1 GHz: 0,00875%;
	 
	1MHz: 0,00875%; 10 MHz: 0,00277%; 100 MHz: 0,000875%; 1 GHz: 0,000277%;
	 
	1 MHz: 0,000277%; 10 MHz: 0,000875%; 100 MHz: 0,00277%; 1 GHz: 0,00875%;
	
	1 MHz: 0,00277%; 10 MHz: 0,0000875%; 100 MHz: 0,00277%; 1 GHz: 0,00875%;
		
	
	
		10
           Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	A grande complexidade que os processos industriais modernos apresentam requerem um controle cada vez mais preciso de suas atividades. Em diversas plantas, onde estão presentes tanques ou reservatórios, a necessidade da instrumentação para medição de nível do conteúdo armazenado é imprescindível.
A exatidão que é necessária para a realização das medidas pode ser bem elevada. Assim, a precisão realizada com a qual os instrumentos devem oferecer os seus resultados não permitirá alta margem de erro, pois os riscos podem ser elevados, tanto em segurança quanto financeiro.
A eficiência e a segurança dos processos podem ser dependentes de medições aprimoradas.
A medição de nível em um contexto industrial corresponde à capacidade de avaliar um estoque de um tanque e seu controle de processos que são contínuos em um determinado volume de líquido ou sólido. Uma certa medida de um mecanismo ou elemento de medição apresenta um contato direto com uma substãncia se caracterizando como uma medida direta. Com base na observação, qual alternativa irá apresentar apenas tipos de sistemas de medição com características de medida direta?
 
		
	
	Medições por empuxo, via capacitância e por unidade de grade.
	
	Medições por pressão hidrostática, via contatos de eletrodos e por capacitância.
	
	Medições por visor de nível, boias e via empuxo.
	 
	Medições via visores de nível, por contato de eletrodos e boias.
	 
	Medições via capacitância, por empuxo e por pressão hidrostática.
		
	
	
		11
           Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	 Inicialmente a tecnologia Ethernet foi concebida como um segmento de um cabo coaxial em que um único canal de transmissão era compartilhado por todas as estações de trabalho da rede local. A tecnologia Ethernet passou por uma série de evoluções ao longo dos anos e, na maioria das instalações atuais, as estações de trabalho são conectadas a um comutador utilizando uma topologia física em estrela. (KUROSE, J. REDES DE COMPUTADORES E A INTERNET 5ed.) Sobre o CSMA/CD em comutadores Ethernet, é possível afirmar que:
		
	 
	O CSMA/CD define que toda estação deve escutar o meio antes de transmitir os dados na rede.
	
	A tecnologia Token Ring é atualmente utilizada como protocolo de acesso ao meio.
	
	O CSMA/CD funciona na camada de Rede do modelo OSI, realizando o roteamento de pacotes.
	 
	O CSMA/CA é a versão atualizada e utilizada em redes cabeadas (Ethernet) do protocolo de acesso ao meio CSMA/CD.
	
	A função do protocolo CSMA/CD é evitar colisões exclusivamente em redes Wi-Fi (IEEE 802.11).
		
	
	
		12
           Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	Uma linha de produção automatizada confere inúmeras vantagens à organização, que vão desde a precisão na manufatura até a minimização de erros. Assinale a opção que não representa um benefício do emprego da automação em sistemas de produção.
		
	
	Melhoria de qualidade do produto final.
	
	Aumento da vantagem competitiva.
	 
	Necessidade de mão-de-obra cada vez menos capacitada.
	
	Segurança aos empregados.
	 
	Capacidade de monitoramento, controle e auxílio na tomada de decisão.
		
	
	
		13
           Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1   
	A Norma NBR 6151 também, classifica os equipamentos quanto à proteção contra os choques elétricos, de acordo com as seguintes classes, EXCETO:
		
	
	Equipamento Classe I: é o equipamento no qual a proteção contra choques elétricos não depende exclusivamente da Isolação Básica, mas inclui uma precaução adicional de segurança sob a forma de meios de ligação das massas ao Condutor de Proteção (PE) da instalação, de forma que essas massas não possam causar perigos em caso de falha na Isolação Básica. Os cabos de ligação destes equipamentos devem possuir um condutor de Proteção. Exemplo: fornos, máquina de lavar roupas, geladeiras etc;
	
	Equipamento Classe 0: é o equipamento no qual a proteção contra os choques elétricos