Buscar

QUESTÕES SAÚDE COLETIVA COM GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES SAÚDE COLETIVA
(Gabarito no final)
1°) “Uma nova compreensão de determinantes da saúde só poderá emergir, se houver um diálogo entre as ciências humanas e as ciências da vida. Este diálogo não poderia deixar de ser perturbador e incômodo, pois supõe que os pesquisadores de cada disciplina repensem os fundamentos de seus trabalhos, que aceitem trabalhar com outros métodos, que encarem horizontes temporais diferentes e, consequentemente, modifiquem a maneira de conceber os fenômenos que estudam.” Contandriopoulos (1998) Os conhecimentos multidisciplinares são utilizados para a compreensão do fenômeno saúde-doença, o qual perpassou por diferentes definições no decorrer histórico, desde aspectos mágicos à dicotomia advinda do “saudável e patológico”, bem como conceituações mais complexas envolvendo o determinismo sócio-ambiental-cultural. Considerando os diversos modelos explicativos do processo saúde-doença, assinale a alternativa que relaciona adequadamente o modelo a suas caraterísticas definidoras
I. Modelo biomédico 
A. Esse modelo insere a perspectiva do processo de forma mais ampla, considerando os comportamentos culturais que possam relacionar-se à saúde de uma população. Considera, dessa forma, o perfil epidemiológico como fator importante. 
II. Modelo da história natural da doença
B. Apresenta uma compreensão do processo saúde e doença a partir das ciências biológicas. Uma caraterística desse modelo é aceitar a lógica linear do adoecimento e a absorção, pelo senso comum, de que a doença é causada por um agente patológico específico.
III. Modelo da determinação social da doença
O processo saúde-doença ocorre devido à interação entre a tríade ecológica agente, hospedeiro e meio, apresentando, portanto, dois períodos sequenciados: o epidemiológico e o patológico
a) I-C; II-A; III-B 
b) I-C; II-B; III-A 
c) I-B; II-C; III-A 
d) I-B; II-A; III-C 
e) I-A; II-C; III-B
2°) UM CASO MINEIRO Dois mineiros, de cócoras, varas de pescar às mãos, pitam e proseiam à beira de um rio. De repente, vêem um menino debatendo-se nas águas. Um entreolhar meteórico, ato contínuo mergulham no rio e retiram o garoto. Retornam à sua prosa, agora entrecortada de momentos de cisma. A velha binga acende os cigarros de palha, jogados no canto da boca. Passa meia hora e novo menino aparece no meio do rio. Repetem o gesto, automaticamente, lançando-se na água e salvando o segundo menino. Retomam os postos e a conversa. Proseiam, como a gastar o tempo, sobre a torteza das árvores do cerrado. Rápido, um interrompe e observa: “É, cumpadre, hoje o rio num tá prá peixe.” O outro completa: “Isquisito, tá mais prá minino.” Um barulho estranho faz com que levantem a vista e vejam, no meio do rio, um terceiro garoto, já quase desfalecido. Imediato, um deles se joga na água. O outro fica de pé mas não se atira no rio. O que se jogou convoca: “Cumpadre, vamo sarvá mais esse.” A resposta fulminante: “Esse ocê sarva sozinho qui eu vô lá pros lado da cabeceira do rio, pegá quem tá jugando esses minino n agua.” Fonte: Caso mineiro, adaptado por E.V.MENDES A partir do clássico apresentado e considerando os aspectos relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças, é CORRETO inferir que :
a) a promoção da saúde vai até a cabeceira do rio, ou seja, até as causas dos problemas, sendo esse o seu sentido.
 b) a promoção da saúde deve se preocupar em salvar vidas, atuando diretamente na cura da doença.
c) a promoção da saúde deve ser realizada por um profissional responsável, no caso do texto representado pela figura do mineiro que salva a última criança, de forma a tratar os problemas de saúde, representados pelo afogamento.
 d) não se pode estabelecer nenhuma relação entre o texto exposto e a promoção da saúde.
e) a promoção da saúde consiste em uma ação ineficaz, por não atuar na causa do problema, conforme exemplificado no texto por meio da repetição de afogamentos de crianças
3°) Observe a figura abaixo O modelo de Dahlgrene Whitehead dispõe os determinantes sociais de Saúde em diferentes camadas, segundo seu nível de abrangência, desde uma camada mais próxima aos determinantes individuais (exemplos: idade e sexo) até a camada mais distal, em que se situam:
a) Condições socioeconômicas, culturais e ambientais da sociedade
b) Redes sociais e comunitárias
c) Fatores étnicos e genéticos
d) Condições de vida e trabalho
e) Comportamento e os estilos de vida individuais
4) A respeito do Sanitarista Campanhista, é correto afirmar que:
a) O modelo surgiu com a urbanização e as industrializações aceleradas que ocorreram no Brasil nos anos 1920/1930 e com o fortalecimento das Santas Casas e do Programa de Interiorização de Ações de Saúde e Saneamento.
b) Encarna a saúde pública tradicional desenvolvida desde o inicio do século, visando ao combate de grandes endemias e fundamenta-se nos conhecimentossobre as causas e transmissão das doenças infecciosas propiciados pela revolução pausteriana.
c) Nasceu a partir e no interior do sistema previdenciário, dando assistência inicialmente apenas ás famílias e aos trabalhadores inseridos formal e reconhecidamente no mercado de trabalho.
d) Essa lógica de atenção ajustava-se e valorizava o sistema industrial que necessitava de trabalhadores em condições de trabalhar e de um sistema de saúde que atendesse a essa demanda.
5) Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) é INCORRETO afirmar (1,0 ponto):
a-) Articula as ações e serviços de saúde sempre com foco na cura e reabilitação e institucionalizado de forma independente da Seguridade Social
.b-) É um produto da Reforma Sanitária que defende a Saúde como um direito decidadania e dever do Estado.
c-) É o arranjo organizacional do Estado brasileiro que dá suporte à efetivação das políticas de saúde através de um conjunto organizado e articulado de serviços e ações.
d-) Representa uma ruptura com as iniquidades de acesso promovendo uma inclusão social através do princípio da Universalidade.
 6)A revolta da vacina foi uma reação popular ocorrida no período de 1904 contra a lei da vacina obrigatória de combate a varíola lideradas por Oswaldo Cruz no combate as epidemias, nesse sentido, a população(1,0 ponto):
a) Estava insatisfeita com as medidas autoritárias;
b) Fizeram passeatas em reconhecimento as atitudes do governo;
c) Fugiram para outros países por medo da epidemia, já que possuíam condições financeiras favoráveis;
d) Tiraram Oswaldo Cruz do poder que era o atual presidente do pais.
7) Fazem parte das Diretrizes Organizativas do SUS:I –Regionalização II –Participação Socia
lIII –DescentralizaçãoIV –UniversalidadeV –Hierarquização VI –Equidade Agora assinale a alternativa que contém todas e somente as diretrizes do SUS:
a-) Somente o item V 
b-) Somente os itens I e II, VI 
c-) Somente os itens I, II, III e V
d-) Somente o item IV
Gabarito
1- C
2- A
3- A
4- B 
5- A
6- A
7- C

Outros materiais

Outros materiais