Buscar

Atividade 1 - Ergonomia

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. A Norma Regulamentadora nº 17 (2015) é a norma brasileira dedicada a ergonomia. Em seu item 1, a NR 17 define assim sua função: "Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente" (NORMAS..., 2018, on-line ).
NORMAS Regulamentadoras. NR 17 - Ergonomia (117.000-7). Coordenadoria de Gestão Normativa e Jurisprudencial . 08 nov. 2018. Disponível em: <http://www.trt02.gov.br/geral/tribunal2/LEGIS/CLT/NRs/NR_17.html>. Acesso em: 09 abr. 2019.
 
Sobre a NR 17 e com base no conteúdo estudado, analise as seguintes afirmativas:
I) com a expressão "características psicofisiológicas", a norma está se referindo a fatores cognitivos e físicos.
II) sobre o posto de trabalho, a NR 17 estabelece em seu item 17.3.2.b) que ele deve "ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador". Essa determinação tem relação com a proxêmica.
III) "17.5.3.1. A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa". Este item da NR 17 denota preocupação com fatores ambientais do trabalho.
IV) a NR 17 é fruto de pesquisas acadêmicas, cujos resultados embasaram a edição da norma.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	III e IV, apenas.
	
	
	II e IV, apenas.
PERGUNTA 2
1. Jan Dul e Bernard Weerdmeester, autores do livro Ergonomia Prática (2004), relatam que a Fisiologia pode estimar a demanda energética do coração e dos pulmões, exigida por um esforço muscular. Eles ainda comentam que a fadiga pode ocorrer em um esforço muscular contínuo e localizado e realizados por um pequeno ou grande período.
 
DUL, J.; WEERDMEESTER, B. Ergonomia Prática . Tradução de Itiro Iida. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.
 
De acordo com essa introdução, analise as afirmativas a seguir:
 
I) a Ergonomia Física foca em estudar as características anatômicas, Antropométricas, Biomecânicas e fisiológicas no momento da realização de uma tarefa que pede determinado esforço físico.
II) a Postura do trabalhador é um fator importante para seu conforto e bem-estar. Estações de trabalho adequadas para que o usuário mantenha sua postura correta são consideradas ergonômicas.
III) a fadiga muscular é a inabilidade de se manter o rendimento durante um esforço físico no trabalho ou mesmo em uma atividade esportiva. A fadiga muscular pode ser reduzida se o indivíduo fizer pausas longas durante o dia.
IV) quando as máquinas entraram nas empresas, muitos esforços físicos foram amenizados, pois essas substituíram o trabalho braçal do trabalhador. Nesse período cresceu a importância do estudo da ergonomia Cognitiva, pois o operador transferiu seu esforço físico pelo mental pois a operação de máquinas e equipamentos exige raciocínio e atenção.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	I e IV, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
PERGUNTA 3
1. LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) são consideradas doenças do trabalho, ou seja, decorrentes de condições inadequadas de trabalho.
 
Por essa informação, podemos afirmar que:
 
I) LER (Lesão por Esforço Repetitivo) é causado por posturas incorretas na realização de uma tarefa, mas principalmente pelo esforço repetitivo, por exemplo, a digitação.
II) LER é uma patologia temporária. Seu tratamento é rápido e o trabalhador pode voltar ao posto de trabalho em pouco tempo.
III) LER é um problema tipicamente de trabalhadores urbanos, que usam o computador como meio de trabalho.
IV) embora use-se comumente o termo "doença", a LER na verdade é uma síndrome, associada a várias doenças.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	I, III e IV, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e IV, apenas.
	
	
	III e IV, apenas.
PERGUNTA 4
1. Na Ergonomia Organizacional, ou Macroergonomia, a ergonomia amplia sua atuação, não se restringindo a análise dos postos de trabalho ou de produtos, mas abrangendo toda a estrutura organizacional. Clima organizacional, gestão de qualidade, sistemas de trabalho são alguns dos fatores abordados.
Sobre a ergonomia organizacional, analise as seguintes afirmativas:
I) a proxêmica não é analisada na macroergonomia, pois o distanciamento entre pessoas impacta apenas no posto de trabalho, e não na organização como um todo.
II) a definição das jornadas de trabalho é uma questão macro, que impacta no microuniverso do trabalhador e influencia fatores cognitivos, como a carga mental e o estresse.
III) o nível de motivação de um trabalhador é um fator da ergonomia cognitiva, mas que é diretamente influenciada pelo clima organizacional, que é uma questão da macroergonomia.
IV) as três proposições anteriores demonstram que os fatores analisados na macroergonomia estão diretamente relacionados com fatores intrínsecos do trabalhador e do seu posto de trabalho.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
PERGUNTA 5
1. Em 1490, Leonardo da Vinci desenhou a célebre figura "O Homem Vitruviano". A ilustração retrata um homem em duas posturas sobrepostas e perfeitamente inserido em um círculo e quadrado. Analise a imagem e as afirmativas a seguir.
I) O desenho de Leonardo da Vinci é uma obra do período Renascentista.
II) O conceito do Homem Vitruviano defende que as proporções do corpo humano representam a perfeição da natureza e devem ser empregadas nas artes, inclusive na arquitetura.
III) Nessa representação gráfica, a distância entre as pontas dos dedos das mãos, com os braços estendidos, é igual à altura do homem.
IV) O desenho do Homem Vitruviano foi originalmente criado pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, no século I a.C. Daí a origem do nome.
É correto o que se afirma em:
	
	
	I, III e IV, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	III e IV, apenas.
PERGUNTA 6
1. A Idade da Pedra Lascada, ou Paleolítico, começou há cerca de 2,5 milhões de anos e foi marcada pelo início da produção pelo homem de instrumentos feitos de pedra lascada. Observe a Figura a seguir:
I) o Homem pré-histórico não sabia o que era o estudo da ergonomia, mas já adaptava as pedras e outros instrumentos de caça e pesca para seu maior conforto.
II) a Ergonomia é a ciência da adaptação do homem aos objetos de seu uso, por isso nessa imagem o homem pré-histórico está conhecendo o formato do instrumento para que ele consiga usá-lo em sua tarefa.
III) o Engenheiro inglês Kenneth Frank Hywel Murrell deu início a primeira sociedade que estudava a temática ergonômica, a Ergonomic Research Society em 12 de julho de 1949. E a partir de então esse dia foi considerado o dia do Ergonomista.
IV) pode-se dizer que a busca pela qualidade ergonômica é natural do homem, que desde a pré-história busca adaptar os objetos para seu uso.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, III e IV, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e IV, apenas.
PERGUNTA 7
1. O termo Proxêmica foi criado por Edward T. Hall em 1993. O Antropólogo descreveu o espaço dos indivíduos no meio Social. Eisenberg e Fischer (1994) determinam que os conceitos de territórios são áreas visíveis referentes ao distanciamento entre pessoas e móveis ou objetos. Já o Espaço Pessoal é uma fronteira invisível que abrange o distanciamento entre as pessoas.
A respeito da proxêmica, podemos afirmar que:
I) ela estuda o distanciamento entre os móveis para que haja um fluxo agradável no ambiente.
II) por meio do estudo da proxêmica podemos estabelecer qual a melhor distância entre os indivíduos na execução de uma tarefa, e isso vai depender de qual atividade está sendo executada.
III) a proxêmica, por tratar do distanciamento entrepessoas e outros elementos de um ambiente, preocupa-se apenas com fatores físicos.
IV) a proxêmica, ao adequar o espaço destinado a um trabalhador, deve considerar as medidas antropométricas estáticas.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	III e IV, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	II, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	I, apenas.
PERGUNTA 8
1. A seguir, temos parte da tabela antropométrica desenvolvida pelo exército americano, em 1988. Para o levantamento dos dados foram colhidas as medidas de 2.208 mulheres e 1.774 homens. 51% da amostra eram brancos, 42% negros, 3% hispânicos e 4% pertenciam a outras etnias.
  
Sobre os dados apresentados, analise se as seguintes questões são verdadeiras (V) ou falsas (F).
(F  ) A coluna 5% no grupo mulheres traz a medida da estatura do corpo em pé, de 152,78 cm. Isso quer dizer que 5% das mulheres medidas tem 1,52 metros de altura. 
(  V) A coluna 50% representa a medida média da população representada.
(  V) De acordo com a tabela, pode-se dizer que, em média, os homens americanos são 12,63 cm mais altos do que as mulheres.
(  F) A coluna 95% representa o extremo dos mais altos, ou seja, dentre todos os homens medidos, o mais alto tinha 186,65 cm.
 
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
	
	
	V, V, F, V.
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	F, F, V, V.
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	F, V, V, F.
PERGUNTA 9
1. A Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) adota a seguinte definição para Ergonomia: “Entende-se por Ergonomia o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente objetivando intervenções e projetos que visem a melhorar de forma integrada e não dissociada, a segurança, o conforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas” (O QUE...,s.d., on-line ).
O QUE é Ergonomia. ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia. Disponível em: <http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia>. Acesso em: 07 abr. 2019.
 
A partir da definição apresentada e dos demais materiais apresentados sobre o tema, podemos definir que:
 
I) a segurança do trabalhador não está entre os objetos de estudo da Ergonomia.
II) a ABERGO emprega o termo "eficácia", mas poderia usar "eficiência", pois são sinônimos.
III) a eficácia do trabalhador nada tem a ver com a ergonomia, pois depende da boa vontade do trabalhador.
IV) se o funcionário de uma empresa encontrar uma estação de trabalho ergonômica, um ambiente sem ruídos e com temperaturas ambientes adequadas, ele terá mais sucesso na apresentação de seus resultados.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	II, apenas.
	
	
	IV, apenas.
	
	
	I, apenas.
PERGUNTA 10
1. Leia o trecho a seguir:
A ergonomia cognitiva ocupa-se dos processos mentais, por exemplo, a percepção, memória, o raciocínio e a resposta motora, relacionados com as interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema.
IIDA, I. Ergonomia : projeto e produção. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2005.
Com base na definição e no conteúdo estudado, analise as seguintes questões:
 
I) a Ergonomia cognitiva não lida com questões físicas, seu foco é a análise psicológica do trabalho.
II) os processos mentais são subjetivos, logo não interferem nos aspectos objetivos do projeto de um posto de trabalho.
III) a tomada de decisões é um dos fatores analisados na ergonomia cognitiva. Nesse particular, a análise foca nos cargos de direção e chefia.
IV) a análise ergonômica cognitiva ganhou peso com o advento da informática.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e IV, apenas.
	
	
	IV, apenas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes