Buscar

estudo de caso_artes_unidobosco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso
37 37 respostas não lidas 
 39 respostas 
O Projeto Janela Periférica, criado e desenvolvido pela Jornalista Priscila Pacheco, compreende a produção de webdocumentário desenvolvido por crianças da comunidade Moradias Zimbros, situada na região da Cidade Industrial de Curitiba. O objetivo do projeto é dar voz a comunidade através da narrativa dessas crianças e mostrar um olhar diferente da periferia, retratada muitas vezes pela mídia de massa com um viés negativo, que acaba por fim influenciando a criança sobre o olhar que ela constrói sobre si mesma.
O material desenvolvido, que já circulou em diversos festivais de cinema e está disponível numa plataforma de vídeos na internet, traz as crianças como produtoras de conteúdo contando nos vídeos, em primeira pessoa, histórias sobre o bairro, as casas, a vida, os problemas, a rotina, as famílias entre outras curiosidades das próprias crianças. Para que as crianças participassem como produtoras foram disponibilizados os equipamentos de gravação de vídeos necessários e foram feitas diversas oficinas de produção audiovisual.
A partir da sinopse desse projeto e dos conteúdos trabalhados na nossa disciplina, justifique porque o projeto se enquadraria em ações de Arte-Educação
RESPOSTA: 
Uma ideia brilhante, trabalhar o que a mídia não fez ainda, usar o olhar inocente e despretensioso de uma criança para descrever seu ambiente, o lugar onde vive, seu lar. Incentivar a descrição dela do que vê, sua realidade familiar. Estimular a criatividade das crianças através de novas possibilidade de comunicação, aprimorar o senso critico, com isso entender melhor as questões debatidas. Esse projeto torna as crianças protagonista no processo de ensino e aprendizagem. Não são apenas espectadores de seu aprendizado. E os professores não são apenas transmissores do conhecimento. Há uma troca. 
De acordo com a BNCC, os alunos, no seu dia a dia, podem ajudar nas decisões de quais temas serão tratados, são livres para criar. Dão vazão à seus sentimentos com a supervisão e  incentivo do professor. Com esses dados em mãos o professor tem uma nova maneira de planejar suas aulas e avaliações.
Com isso o trabalho do professor no desenvolvimento social, emocional, cultural das crianças, tem efeito positivo.
Envolvê-las em ambientes que possam se expressar artisticamente,  com produções prazerosas e inventivas com gestos, sons, traços, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, ajudam a desenvolver a sensibilidade das crianças. Esses trabalhos desenvolvem o senso estético, criatividade, motricidade e cognição. O professor deve se preocupar em combinar o uso dessas ações a serem trabalhadas com  materiais e tecnologias disponíveis, para promover o contato criativo com a cultura do ambiente que essa criança está inserida.

Outros materiais