Buscar

Atividade A1- Estética em medicina e cirurgia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“REGENERAÇÃO (regenerar = re-produzir, ou produzir de novo): compreende o processo onde o tecido lesado é reposto por células da mesma origem daquelas que se perderam. É necessário que se faça aqui a distinção entre a regeneração de tecido previamente lesado e a regeneração dita "fisiológica", que significa a reposição de células tais como as células do sangue e do epitélio, que são destruídas normalmente. Diariamente ocorre a substituição de 2% de células do organismo, isto representa 1014 células e cerca de 1Kg.”
“A cicatrização é a substituição do tecido lesado por tecido conjuntivo fibroso. Para que a cicatrização se efetue são necessárias a eliminação do agente agressor, a ativa manutenção do potencial de proliferação das células, complementadas pela irrigação e nutrição suficientes. Como a cicatrização por tecido fibroso é constituída por tecido mais simples e mais primitivo do que os tecidos que ela substitui, essa cicatrização implica na perda permanente da função fisiológica da região comprometida. Dessa maneira, a cicatrização de uma região cardíaca, após um infarto, reduz a função do órgão, sendo a cicatriz uma marca residual permanente e irreversível. As cicatrizes via de regra se hialinizam e perdem a elasticidade devido a pobreza em fibras elásticas.”
UNICAMP. Reparação. Patologia Geral - DB-301, Unidade II, p. 29-36,  [19--]. Disponível em: https://w2.fop.unicamp.br/ddo/patologia/downloads/db301_un4_Reparacao.pdf. Acesso em: 18 dez. 2019.
De acordo com o material apresentado, disserte sobre a comparação entre o processo de cicatrização e o processo de regeneração tecidual.
Resposta:
A comparação entre os dois processos se trata pelo motivo de envolver uma sequência de acontecimentos à nível celular e molecular, cujo objetivo é a completa restauração do tecido que foi lesionado. O objetivo de ambos é a cura do tecido lesionado. 
O que depende se será feito o processo de cicatrização ou o processo de regeneração na reparação tecidual é a extensão da lesão e o órgão que foi lesionado. Porém, um não exclui o outro, isto é, no mesmo tecido poderá ocorrer a regeneração e a cicatrização.
Na regeneração o tecido morto é substituído por outro morfofuncionalmente idêntico, onde as células lábeis que estão envolvidas no processo de regeneração tecidual de epitélio e pele. Depende de: do tipo de tecido; da intensidade da lesão; e manutenção da estrutura prévia do tecido. 
Já na cicatrização, o tecido que é lesionado será substituído por um tecido conjuntivo fibroso. É um tecido mais simples, por meio do qual pode ocorrer a perda de função fisiológica da região que foi afetada. Possui 3 fases que são: fase inflamatória; fase proliferativa; e fase de remodelagem. Na cicatrização depende de: tipo de tecido; intensidade da agressão; e manutenção da membrana basal.

Outros materiais