A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
apol semantica

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto: 
“[...] Marcuschi [...] aborda os gêneros sob o prisma de estudos sociocognitivos, uma vez que [...] parte da LT [Linguística Textual] para fazer suas considerações”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 152-153.
 
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, assinale a alternativa que apresenta o conceito de gênero sob o ponto de vista de Marcuschi:
Nota: 0.0
	
	A
	São textos escritos materializados em situações complexas.
	
	B
	Composição de textos orais em situações comunicativas especiais.
	
	C
	Trata-se de textos orais e escritos materializados em situações comunicativas recorrentes.
 
Esta é a alternativa correta porque: “Marcuschi [...] assim define gênero: ‘Trata-se de textos orais ou escritos materializados em situações comunicativas recorrentes. Os gêneros textuais são encontrados em nossa vida diária [...] constituem uma listagem aberta, são entidades empíricas em situações comunicativas e se expressam em designações tais como: sermão, carta comercial, carta pessoal [...] e assim por diante [...] são formas textuais escritas ou orais bastante estáveis, histórica e socialmente situadas [...]” (livro-base, p.153).
	
	D
	São os textos orais e escritos materializados na transmissão de uma única ideia.
	
	E
	Traduz as formas de comunicação usadas eventualmente por algumas sociedades.
 
Questão 2/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Atente para a citação:  
“[...] segundo o raciocínio de Orlandi [...], haverá diferentes maneiras de leituras, as quais visam a um trabalho de análise e interpretação textual que contemple o contexto da produção do texto, no qual se dão seus objetivos [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p.175.
 
Com base na citação e nos conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, identifique a alternativa que apresenta corretamente o que Orlandi compreende sobre a contextualização do texto:
Nota: 0.0
	
	A
	Observa apenas a literalidade do texto.
	
	B
	Considera apenas o que está implícito.
	
	C
	Considera o que está dito e o que está implícito.
Esta é a alternativa correta porque: “Outra questão bastante pertinente que Orlandi [...] reforça a respeito de uma perspectiva discursiva do desenvolvimento da leitura como um gesto de interpretação é que esse conceito prevê que, quando se lê, não deveria ser considerado apenas o que está dito, mas também aquilo que está implícito [...]" (livro-base, p. 174).
	
	D
	Compreende apenas a objetividade do texto.
	
	E
	Considera apenas a subjetividade do leitor.
Questão 3/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia o extrato de texto: 
 “[...] firmando-nos justamente na concepção de texto/discurso adotada, acreditamos que a diferença terminológica reside muito mais no fato de as teorias adotarem pressupostos teóricos e, principalmente, metodologias diferentes do que na referência a fenômenos, objetos diferentes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 144.
 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, evidencie a alternativa que demonstra corretamente a diferença do percurso entre a Linguística Textual (LT) e a Análise do Discurso (AD):
 
Nota: 0.0
	
	A
	A LT parte do texto para o discurso e a AD se ocupa apenas com a gramática.
	
	B
	As AD e a LT partem de princípios textuais e pragmáticos.
	
	C
	A LT parte do texto para o discurso e a AD parte do discurso para o texto.
 
Esta é a alternativa correta porque: “Como mostramos antes, o percurso da análise é o que vai determinar essa ou aquela terminologia, uma vez que, como a LT parte do texto para o discurso, a AD parte do discurso para o texto” (livro-base, p.144).
	
	D
	A LT ocupa-se com as questões gramaticais e a AD com a linguagem informal.
	
	E
	A LT é indiferente às questões textuais e a AD se ocupa apenas com elas.
Questão 4/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia a passagem de texto: 
“A perspectiva bakhtiniana de língua e enunciado como fenômenos dialógicos por natureza e socio-historicamente determinados vai nortear a teoria e, claro, a noção de gênero discursivo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 145.
 
Com base na passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, identifique corretamente a alternativa que apresenta a relação que Bakhtin estabelece entre enunciado e gênero:
Nota: 0.0
	
	A
	O enunciado é coletivo e os gêneros são particulares.
	
	B
	Os gêneros são irrepetíveis e o enunciado é sempre histórico.
	
	C
	O enunciado é irrepetível e os gêneros são históricos.
 
Esta é a alternativa correta porque: “Para que fique mais clara essa noção, é importante e interessante observar a relação que Bakhtin estabelece entre o enunciado e gênero, uma vez que o enunciado é tido como irrepetível, individual, único, ao passo que os gêneros são relativamente estáveis, quase impessoais, já que históricos” (livro-base, p.145).
	
	D
	Tanto o enunciado quanto o gênero possuem características únicas.
	
	E
	As características impessoais determinam o gênero e as pessoais o enunciado.
Questão 5/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Atente para a passagem de texto: 
“[...] embora Marcuschi deixe entrever que gênero é texto ou uma família de texto [...] não apenas faz uso, mas incorpora à sua noção de gênero, a teoria de Bakhtin”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p.154.
 
De acordo com a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, assinale a alternativa que indica corretamente a descrição de gênero proposta no "Dicionário de gêneros textuais":
Nota: 0.0
	
	A
	É uma relação de formas homogêneas e sempre escritas.
	
	B
	São formas homogêneas, orais e escritas.
	
	C
	Apresentam-se apenas como formas heterogêneas orais.
	
	D
	São formas heterogêneas, sociodiscursivas-enunciativas, orais e escritas.
Esta é a alternativa correta porque: “Na segunda edição do Dicionário de gêneros textuais, Sérgio Rabelo Costa [...] afirmou seu entendimento dos gêneros textuais como ‘formas heterogêneas, sociodiscursivas-enunciativas, orais e escritas, dadas pela tradição e pela cultura’” (livro-base, p.154).
	
	E
	São diálogos que se intercalam entre um tema e outro dentro de um texto.
Questão 6/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia a passagem de texto:  
“Vários autores distinguem texto e discurso, principalmente os filiados à AD ou a uma perspectiva enunciativa”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 140.
 
Com base na passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, relacione os itens a seguir às suas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.