A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
AOL 2 Hemoterapia e Banco de sangue

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do teste
1. 
Parte superior do formulário
Pergunta 1
1 ponto
Leia o trecho a seguir:
“O plasma fresco congelado (PFC) está disponível para uso desde 1941 e foi inicialmente usado com frequência, objetivando a reposição volêmica. Com a disponibilidade da albumina, do hidroxietilamido e melhor compreensão do seu mecanismo, o PFC foi contraindicado como expansor volêmico.”
Fonte: DE LIMA, R. et al. Plasma fresco congelado, plaquetas e crioprecipitado: quando e como usar. Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 24, p. 82, 2014.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre manuseio de hemocomponentes e hemoderivados, pode-se afirmar que o plasma fresco congelado pode ser transfundido em até seis horas após descongelamento se:
1. 
mantido a 22 ± 2 °C em sistema fechado.
2. 
mantido a –4 °C em sistema aberto.
3. 
mantido a 4 ± 2 °C em sistema aberto.
4. 
mantido a 4 ± 2 °C em sistema fechado.
5. 
mantido a 25 ± 2 °C em sistema fechado.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
As reações transfusionais decorrem de uma série de variáveis, como variações da temperatura ideal ou presença de microrganismos – e podem ser causadas até mesmo por alguma condição do receptor da transfusão. Essas variáveis são os objetivos de investigação da hemovigilância do receptor.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre hemovigilância do receptor, analise as reações a seguir e associe-as com as suas respectivas características:
1) Lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão (Trali).
2) Reação por contaminação bacteriana (CB).
3) Reação hemolítica aguda imunológica (RHAI).
4) Reação hemolítica aguda não imune (RHANI).
( ) Aumenta a temperatura em pelo menos 2 °C em relação ao valor pré-transfusional.
( ) Causa hemólise até 24 horas após a transfusão.
( ) Destruição de eritrócitos devido à incompatibilidade com o sistema eritrocitário do doador.
( ) Causa desconforto respiratório e dispneia em até seis horas após a transfusão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
3, 2, 4, 1.
2. 
1, 3, 4, 2.
3. 
3, 4, 1, 2.
4. 
2, 3, 4, 1.
5. 
2, 4, 3, 1.
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
Leia o trecho a seguir:
“As glicosiltransferases são enzimas que catalisam as reações de transglicolização entre o substrato aceptor e o açúcar receptor. A ação das transferases nessas reações dependerá de sua estrutura conformacional que permitirá ou não sua ligação ao substrato. A atividade das glicosiltransferases dos antígenos A e B varia nos diversos subgrupos do sistema ABO.”
Fonte: BATISSOCO, A. C.; NOVARETTI, M. C. Z. Aspectos moleculares do sistema sanguíneo ABO. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 48, 2003.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre subgrupos ABO, analise as afirmativas a seguir:
I. A transfusão de concentrado de hemácias contendo hemácias com fenótipo A1B para paciente contendo fenótipo A2B leva a uma grave reação transfusional.
II. Indivíduos que possuem o fenótipo A2 apresentam menor titulação de antígenos A quando comparado com o fenótipo A1.
III. Indivíduos que possuem o fenótipo A3 produzem três isoformas de glicosiltransferases com diferentes padrões de atividade.
IV. Indivíduos que possuem o fenótipo A3 apresentam maiores níveis de antígeno H devido à alta quantidade de enzimas glicosiltransferases.
Está correto apenas o que se afirma em:
1. 
III e IV.
2. 
II e III.
3. 
I e II.
4. 
I e IV.
5. 
I e III.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
Leia o trecho a seguir:
“A doação de sangue é um problema de interesse mundial, pois não há uma substância que possa, em sua totalidade, substituir o tecido sanguíneo. Os hemocomponentes são utilizados há mais de 50 anos e são essenciais à prática médica. Sua coleta, acondicionamento e processamento envolvem etapas altamente especializadas, cuja produtividade depende da disponibilidade de doadores voluntários.”
Fonte: CARLESSO, L. et al. Estratégias implementadas em hemocentros para aumento da doação de sangue. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 30, n. 2, p. 214, 2017.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pode-se afirmar que a transfusão sanguínea autóloga é:
1. 
aquela em que o material biológico transfundido é de familiar ABO compatível.
2. 
aquela em que o material biológico transfundido vem de doador diferente.
3. 
aquela em que o material biológico transfundido é obtido em escala industrial.
4. 
aquela em que o material biológico transfundido é retirado do próprio paciente.
5. 
aquela em que o material biológico transfundido é proveniente de um irmão.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
Leia o trecho a seguir:
“A heterogeneidade fenotípica do sistema sanguíneo ABO é devida à diferença estrutural do gene das glicosiltransferases, que são responsáveis pela transferência dos resíduos específicos de açúcar, a1®3-N-acetil-galactosamina transferase ou a 1® 3-N-galactosil transferase ao substrato H […].”
Fonte: BATISSOCO, A. C.; NOVARETTI, M. C. Z. Aspectos moleculares do sistema sanguíneo ABO. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 47, 2003.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sistema ABO e H, pode-se afirmar que as enzimas glicosiltransferases do sistema ABO adicionam moléculas de açúcar ao antígeno H para formar os:
1. 
genes A ou B.
2. 
antígenos H.
3. 
anticorpos A ou B.
4. 
gene H.
5. 
antígenos A ou B.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
A genotipagem de ABO pode ser utilizada para a determinação correta do subgrupo ABO do doador e do paciente. Também pode ser utilizada para confirmar a presença de um antígeno fracamente expresso em subgrupos ABO. Ainda, anticorpos monoclonais que reconhecem e aglutinam a maioria dos subgrupos fracos também podem ser utilizados, entretanto não é possível identificar todos os subgrupos existentes por esse método.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre subgrupos ABO, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os antígenos formados a partir dos subgrupos do sistema ABO causam variações na intensidade da reação com os anticorpos.
Porque:
II. Mutações nos alelos dos genes ABO produzem enzimas glicosiltransferases A e B com atividade alterada, logo, os antígenos formados apresentam alta capacidade antigênica.
A seguir, assinale a alternativa correta:
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. 
As asserções I e II são proposições falsas
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. 
A asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
O sistema sanguíneo ABO foi descoberto por Landsteiner 1900 e é o mais importante para a terapêutica transfusional. É formado por três alelos, sendo que os alelos A e B são codominantes e o alelo O é recessivo. Os alelos A e B codificam diferentes enzimas glicosiltransferases, que produzem os antígenos A e B.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sistema ABO e H, pode-se afirmar que o genótipo que presenta os antígenos de membrana H e anticorpos anti-A, anti-B e anti-AB é o:
1. 
hhii.
2. 
HHIAIB.
3. 
HhIBIB.
4. 
Hhii.
5. 
HHIAIA.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
Leia o trecho a seguir:
“Um dos processos incluídos na hemovigilância é a retrovigilância, definida como processo de investigação de casos suspeitos de transmissão de doenças

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.