A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
PROVA AVAMEC CULTURA MAKER

Pré-visualização | Página 1 de 2

PROVA AVAMEC ( CULTURA MAKER)
1-Os acontecimentos da atualidade determinam um estilo de vida que nos faz acreditar na necessidade de termos tudo pronto, acessível a nosso consumo de forma rápida e instantânea. E tudo isso, que num primeiro olhar parece muito confortável e eficiente, traz sérias consequências. A respeito de algumas das consequências provocadas nesse cenário, assinale (C) para certa ou (E) para errada em cada uma das alternativas.
A-A superprodução industrial necessária para que esse estilo de vida se mantenha, requer matéria-prima em excesso para suprir nossa necessidade de consumo, que se torna cada vez mais intensa.(C)
B- A necessidade de termos tudo pronto, acessível ao consumo de forma rápida e instantânea, portanto responsável pela aceleração industrial, não traz nenhuma problemática de impacto ambiental.(E)
C- Essa superprodução industrial, consequentemente, leva a um descarte massivo, gerando montanhas de resíduos sólidos, lixos.(C)
D- Se precisarmos de uma cadeira, basta irmos a uma loja de móveis ou até mesmo a um supermercado e encontramos os mais diversos exemplares. E melhor, o processo de produção dessa cadeira, assim como de todos os bens de consumo da atualidade, não causa nenhum impacto ao meio ambiente e ao planeta.(E)
2- Entre algumas alternativas com propostas sustentáveis para resolver os problemas causados pela superprodução industrial nos dias atuais, surge, por exemplo:
A-A opção de compra dos mais diferentes produtos em qualquer estabelecimento comercial, como por exemplo, vestuários, móveis, entre outros, em supermercados.
B- A Cultura Maker: uma opção que, além de quebrar com o ciclo do consumo excessivo, aproxima o usuário de seu objeto, pois ele mesmo participa de sua elaboração.
C- Uma nova metodologia que favorece ainda mais o processo industrial em grandes escalas, que é a da Cultura Maker.
D- A pequena indústria, aquela considerada de 'fundo de quintal' que contribui no processo de produção e, consequentemente, para suprir as necessidades de consumo da população.
3- Em relação à origem e ao significado da palavra Maker, considerada o núcleo da Cultura Maker, assinale a única opção correta a seguir.
A-Etimológica, a palavra maker é proveniente do inglês e corresponde em português ao termo fazer. Entre as definições do dicionário Michaelis, o fazer está relacionado à capacidade de dar existência ou forma a algo, a conceber, criar e produzir a partir de matérias-primas diversas.
B- A palavra maker é de origem inglesa e significa fabricar objetos em larga escala e que tenham vida útil de curta duração.
C- De origem inglesa, a palavra maker significa implementar no processo de fabricação novas tecnologias que impulsionam ainda mais a produção.
D- A palavra maker é proveniente do inglês e corresponde em português ao termo produzir em grandes escalas por meio de parcerias entre diferentes indústrias.
4- Até pouco tempo era comum, por exemplo, procurar artesãos, alfaiates para ter peças sob medida. Com o processo de industrialização, a “cultura do fazer” foi perdendo forças contra o crescente monopólio das fábricas e suas produções em larga escala. Para que o estilo de vida pautado no consumo seja cada vez maior e constante, proporcionando um lucro mais expressivo, convencionou-se que não se pode ter produtos duráveis. Em relação a essa temática, marque (C) para certa ou (E) para errada em cada uma das alternativas.
A-Todo esse processo de industrialização que vem sendo alimentado desde a Primeira Revolução Industrial (século XVIII), causou e continua causando grandes impactos ambientais.(C)
B- O desperdício de matéria-prima e energia para a fabricação dos objetos de consumo “descartáveis” e a nossa dependência a esse consumo excessivo são responsáveis por esses impactos.(C)
C- Nesse cenário de produção industrial acelerada, entre algumas alternativas com propostas sustentáveis para minimizar o ciclo de desperdício e de impactos ambientais, surge o movimento Maker.(C)
D- Para reduzir o processo de produção industrial em larga escala, é necessário que os objetos fabricados tenham vida curta, ou seja, logo parem de funcionar para que outros possam ser adquiridos.(E)
5- Em relação aos quatro pilares básicos, que segundo alguns escritores estruturam o movimento maker, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
1 -Criatividade ( 3)evitar o desperdício de materiais e ressignificar usos e funções quando possível.
2- Colaboratividade (4)criar soluções passíveis de serem produzidas em escala e com um custo acessível.
3- Sustentabilidade (1)fabricar com as próprias mãos e buscar soluções simples para problemas complexos.
4- Escalabilidade (2)cooperar com seus pares em um trabalho em rede para que os saberes se somem.
6- Para entender melhor as motivações que impulsionam a Cultura Maker na contemporaneidade, é importante conhecer mais a fundo sobre o seu surgimento e suas especificidades. A esse respeito, assinale a única alternativa correta a seguir.
A-O movimento Arts & Crafts - ou Artes & Ofícios em português - surgido na Inglaterra na segunda metade do século XIX, é apontado como um marco diretamente ligado ao movimento Maker atual. O movimento Arts & Crafts era pautado pela valorização do artesanal e pela produção de artefatos por meio de métodos alavancados pela criatividade, opondo-se à produção em massa e à industrialização do artesanato e das artes em geral.
B- Com o passar do tempo e com a popularização dos computadores pessoais, o processo de produção em massa de bens descartáveis incorporou diferentes tecnologias em suas práticas, facilitando a industrialização e barateando a mão de obra na produção.
C-Na concepção de alguns pesquisadores, o movimento Maker nasceu nesse cenário de práticas industriais relacionadas às tecnologias contemporâneas e se baseia apenas no uso de ferramentas tecnológicas.
7-A respeito dos impactos positivos que o movimento Maker consegue gerar por meio de seus quatro pilares, assinale (C) para certa ou (E) para errada em cada uma das alternativas.
A-Causa grandes impactos ambientais, uma vez que gera montanhas de lixo. (E)
B- Impacta positivamente tanto a cultura quanto a economia de uma sociedade. ( C )
C- Além disso, os quatro pilares remetem a um estilo de vida que influencia na forma em que as pessoas aprendem sobre determinados assuntos, uma vez que promove uma aproximação entre teoria e prática. (C)
D- Nesse contexto do movimento Maker e seus pilares, nota-se que muitos profissionais da educação utilizam diversos aspectos da Cultura Maker como uma vertente pedagógica. (C)
8-Nos dias atuais, além de feiras, existem os Makerspaces, Hackerspaces e/ou FabLabs, que são espaços destinados para a troca de experiências e para concepção e execução de projetos no âmbito da Cultura Maker. Em entrevista à revista Observatório Itaú Cultural, Manoel Lemos (2014) define esse conjunto de espaços como sendo:
A-espaços onde as grandes indústrias encontram de tudo para implementar o processo de produção. Equipamentos e maquinários pesados para trabalhar com as mais diversas matérias-primas, e uma equipe de técnicos para treinar os funcionários. Tudo disponível, mediante a aquisição dos equipamentos e o pagamento dos técnicos para realizarem a capacitação necessária.
B- clubes tecnológicos, cujo funcionamento conta com todos os elementos descritos na opção anterior, ou seja, equipamentos, maquinários pesados e equipe técnica preparada para realizar treinamentos.
C- feiras voltadas para a disseminação de tecnologias e maquinários destinados à produção industrial, bem como para o lançamento de produtos e para a troca de experiências entre gestores desse processo de diversos países.
D- laboratórios abertos que oferecem a infraestrutura necessária para que seus frequentadores trabalhem em seus projetos. Embora