Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
QUESTIONÁRIO II - LIBRAS

Pré-visualização | Página 1 de 1

➜ QUESTIONÁRIO II – LIBRAS
· PENSAR NO TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA, TENDO OU NÃO A PRESENÇA DE INTÉRPRETE OU PROFESSOR BILÍNGUE, TORNA NECESSÁRIO BUSCAR DIFERENTES RECURSOS E MATERIAIS QUE POSSAM FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 
· DENTRE AS ALTERNATIVAS, QUAL DELAS É A MENOS RECOMENDÁVEL PARA O ALUNO SURDO?
· Resposta Marcada :
· O uso de escrita no quadro;
· PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS, EXISTEM AS ÁREAS DA FONÉTICA, FONOLOGIA, MORFOLOGIA, SINTAXE, SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA. COMPREENDER O QUE CADA UMA ESTUDA, PENSANDO NAS LÍNGUAS ORAIS, É FUNDAMENTAL PARA REFLETIR SOBRE ESSES ASPECTOS NA LIBRAS. POR ISSO, RESPONDA: O QUE ESTUDA Afonética?
· Resposta Marcada :
· estuda os sons da fala;
· PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS, EXISTEM AS ÁREAS DA FONÉTICA, FONOLOGIA, MORFOLOGIA, SINTAXE, SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA. COMPREENDER O QUE CADA UMA ESTUDA, PENSANDO NAS LÍNGUAS ORAIS, É FUNDAMENTAL PARA REFLETIR SOBRE ESSES ASPECTOS NA LIBRAS. POR ISSO, RESPONDA: O QUE ESTUDA Apragmática?
· Resposta Marcada :
· estuda a linguagem em uso e os princípios de comunicação.
· PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· NAS LÍNGUAS DE SINAIS, OS ESTUDOS SE CONCENTRAM BASICAMENTE EM QUAIS ÁREAS?
· Resposta Marcada :
· nas áreas de fonologia, morfologia e sintaxe;
· PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· A FONOLOGIA SE DEDICA A ESTUDAR A COMPOSIÇÃO DO SINAL. O SINAL SE COMPÕE A PARTIR DE CINCO PARÂMETROS. MARQUE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA UM PARÂMETRO INEXISTENTE.
· Resposta Marcada :
· pantomima (P)
· PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· O SINAL SE COMPÕE A PARTIR DE CINCO PARÂMETROS. 
· QUAL DAS ALTERNATIVAS CORRESPONDE A SEGUINTE EXPLICAÇÃO: “UM DOS ITENS MAIS IMPORTANTES DA LIBRAS É A EXPRESSÃO DOS MOVIMENTOS DA FACE, DOS OLHOS, DA CABEÇA OU DO TRONCO; É ISSO QUE DÁ SENTIDO AO SINAL”.
· Resposta Marcada :
· Expressões não manuais
· PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· A morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou dos sinais, assim como das regras que determinam a formação das palavras.
· Sobre a morfologia, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
· ( ) Sempre existirá um sinal que pode ser usado para descrever um objeto.
· ( ) Para sinalizar uma música ou poesia, que são gêneros que exploram muito as emoções, se costumam usar os indicadores.
· ( ) Os classificadores transmitem sentido e significado para quem recebe a informação de forma mais compreensível.
· ( ) Os movimentos são importantes pois a partir deles é possível mudar uma palavra de classe gramatical.
· ( ) Os classificados são um importante recurso na Libras, são usados para indicar movimento de pessoas ou objetos, para posicionar pessoas e objetos na situação enunciativa, ou ainda para descrever aspectos de forma mais clara.
· Resposta Marcada :
· F, F, V, V, V
· PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· A LIBRAS SEGUE ALGUNS DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE QUALQUER OUTRA LÍNGUA NO QUE DIZ RESPEITO À SUA ESTRUTURA GRAMATICAL. PORÉM, COMO CONTA COM DIFERENTES RECURSOS, COMO CLASSIFICADORES E EXPRESSÕES NÃO MANUAIS, ALGUMAS MUDANÇAS SÃO POSSÍVEIS E ACEITÁVEIS. 
· LEIAS AS ALTERNATIVAS QUE ABORDAM O TEMA ESTRUTURA GRAMATICAL E MARQUE A INCORRETA.
· Resposta Marcada :
· Em alguns casos, é necessário repetir um sinal para que ele seja compreendido e reforçado. Por exemplo: “futebol João gostar futebol”.
· PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 0
· MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE OS SINAIS ICÔNICOS E OS ARBITRÁRIOS
· I – OS SINAIS ICÔNICOS SÃO SINAIS VISUALMENTE PARECIDOS COM OS “GESTOS” QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A FAZER EM NOSSO DIA A DIA COM QUALQUER PESSOA, SEM MESMO SABER, OS QUAIS SÃO UTILIZADOS EM LIBRAS.
· II – OS SINAIS ICÔNICOS, POR SEREM CONHECIDOS EM BOA PARTE DO MUNDO, SÃO CONSIDERADOS SINAIS UNIVERSAIS.
· III – OS SINAIS ICÔNICOS APRESENTADOS SÃO SINAIS QUE QUALQUER PESSOA FAZ NO DIA A DIA, INDEPENDENTEMENTE DE SER SURDO OU DE ESTAR EM SINALIZAÇÃO EM CONTEXTO DA LIBRAS. 
· IV – OS SINAIS ARBITRÁRIOS, PODEMOS DESTACAR QUE SÃO SEMELHANTES AOS SINAIS ICÔNICOS.
· V – OS SINAIS ARBITRÁRIOS NÃO TÊM UMA ANALOGIA COM A REALIDADE, E NECESSITA-SE, PORTANTO, DE UM CONHECIMENTO DE LIBRAS PARA IDENTIFICAR OS SINAIS NO MOMENTO DE UMA SINALIZAÇÃO, BEM COMO UMA NOÇÃO PARA REALIZÁ-LOS.
· VI – OS SINAIS ARBITRÁRIOS SÃO SINAIS SEM APARÊNCIA DO QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS COMO ‘GESTOS’ E NÃO POSSUEM FORMAS CONVENCIONAIS.
· Resposta Marcada :
· Apenas as afirmações II e IV estão incorretas.
· PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· É AMPLAMENTE RECONHECIDO NA LITERATURA DE LÍNGUA DE SINAIS QUE OS PARÂMETROS DA LIBRAS ENQUANTO CONFIGURAÇÃO DE MÃO, PONTO DE ARTICULAÇÃO, MOVIMENTO, ORIENTAÇÃO E EXPRESSÕES FACIOCORPORAIS TÊM UM PAPEL SIGNIFICATIVO NO NÍVEL FONOLÓGICO DE MANEIRA SEMELHANTE À LINGUAGEM ORALIZADA, COM PROPRIEDADES DE ARTICULAÇÃO, FORMA E VOCALIZAÇÃO.
· OS PONTOS DE ARTICULAÇÃO (PA) SÃO REPRESENTADOS DENTRO DA ESTRUTURA DOS RECURSOS INERENTES. ESSA ORGANIZAÇÃO REFLETE A GENERALIZAÇÃO DE QUE EXISTEM CINCO REGIÕES DO CORPO, QUAIS SÃO ELAS?
· Resposta Marcada :
· tronco, cabeça, braço, mão e espaço neutro
· PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Total18 / 20