Buscar

estudo parasito 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A chocante notícia “Mulher segue dieta e come 'solitária' para emagrecer” é encontrada em: http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI341408-18071,00-MULHER+SEGUE+DIETA+E+COME+SOLITARIA+PARA+EMAGRECER.html.
Leia a notícia completa e discorra um texto sobre os riscos da ingestão de uma Taenia sp., destacando os possíveis quadros clínicos que essa pessoa pode vir a ter e se ela atingirá o objetivo de emagrecer fazendo a ingestão deste verme.
O caso citado na reportagem em que uma mulher ingere uma Taenia sp. para emagrecer é um ato arriscado uma vez que, as formas larvais desse verme produzem uma patologia conhecida como cisticercose. Outra doença que pode ocorrer é a teníase causada pela Taenia solium e/ou pela Taenia saginata. A Taenia sp. se aloja no intestino delgado do ser humano e pode se difundir pela circulação sanguínea, podendo ocorrer a formação de cisticercos nos músculos esqueléticos e cardíaco. Há a forma disseminada (com localização nas vísceras, pele e músculos), a oftalmocisticercose (nos olhos e órbita), a neurocisticercose (no sistema nervoso central) e, finalmente, a forma mista com mais de uma das localizações acima citadas. A neurocisticercose ainda pode ser classificada topograficamente em espinhal e cerebral. Alguns dos sintomas apresentados por pessoas com teníase são: desconforto abdominal, náuseas, vômitos, diarréia ou constipação, cólicas intestinais, alterações no apetite, além de mal estar geral, indisposição, fadiga fácil, perda de peso. Além de sinais nervosos como insônia, irritabilidade e inquietação.
No caso relatado na reportagem a mulher ingere uma Taenia sp. com a finalidade de emagrecer porém realizar isso é um risco alto de modo em que a forma larvais da Taenia sp. produzem a cisticercose. A taenia sp. se aloja-se no intestino delgado dos humanos e pode se difundir na circulação sanguínea, podendo ocorrer a formação de cisticercos nos músculos cardíaco e esquelético. Os possíveis quadros clínicos que pessoas com a Taenia sp. podem apresentar são: cólicas intestinais, desconforto abdominal, náuseas, vômitos, diarréia ou constipação, alterações no apetite, além de mal estar geral, indisposição, fadiga fácil, perda de peso. Além de sinais nervosos como insônia, irritabilidade e inquietação.

Continue navegando