Buscar

Anatomia Macroscópica do Diencéfalo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Anatomia Macroscópica do Diencéfalo
· O diencéfalo compreende as seguintes partes: tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo; todos em relação com o III ventrículo.
III VENTRÍCULO
A cavidade do diencéfalo é uma estreita fenda ímpar e mediana denominada III ventrículo, que se comunica com o IV ventrículo pelo aqueduto cerebral, e com os ventrículos laterais pelos respectivos forames interventriculares.
 O sulco hipotalâmico, se estende do aqueduto cerebral até o forame interventricular. As porções da parede situadas acima deste sulco pertencem ao tálamo, e as situadas abaixo, ao hipotálamo.
No assoalho do III ventrículo, dispõem-se, de diante para trás, as seguintes formações: quiasma óptico, infundíbulo, túber cinéreo e corpos mamilares, pertencentes ao hipotálamo.
A parede posterior do ventrículo, muito pequena, é formada pelo epitálamo, que se localiza acima do sulco hipotalâmico. 
TÁLAMO
· Duas massas volumosas de substância cinzenta, de forma ovoide, dispostas uma de cada lado na porção laterodorsal do diencéfalo. A extremidade anterior de cada tálamo apresenta uma eminência, o tubérculo anterior do tálamo, que participa na delimitação do forame interventricular.
· A extremidade posterior, apresenta uma grande eminência, o pulvinar, que se projeta sobre os corpos geniculados lateral e medial (medial – faz parte da via auditiva; lateral – da via óptica).
· A face lateral do tálamo é separada do telencéfalo pela cápsula interna, compacto feixe de fibras que liga o córtex cerebral a centros nervosos subcorticais e só pode ser vista em secções, ou dissecações do celebro. 
· A face inferior do tálamo continua com o hipotálamo e o subtálamo. O tálamo é uma área muito importante do cérebro, relacionada sobretudo com a sensibilidade.
HIPOTÁLAMO
· É uma área relativamente pequena do diencéfalo, situada abaixo do tálamo, com importantes funções, relacionadas sobretudo com o controle da atividade visceral.
· Situado abaixo do sulco hipotalâmico.
· Corpos mamilares – são duas eminências arredondadas, de substâncias cinzentas, evidentes na parte anterior da fossa interpenducular.
· Quiasma óptico – localiza-se na parte anterior do assoalho do III ventrículo. Recebe fibras dos nervos ópticos, que as cruzam em partes e continuam nos tratos ópticos que se dirigem aos corpos geniculados laterais.
· Túber cinéreo – é uma área ligeiramente cinzenta, mediana, situada atrás do quiasma e dos tratos ópticos, entre estes e os corpos mamilares. No túber cinéreo prende-se a hipófise, por meio do infundíbulo.
· Infundíbulo – é uma formação nervosa em forma de funil. Sua extremidade inferior continua com o processo infundibular, ou lobo nervoso da neuro-hipófise. Em gera, quando os encéfalos são retirados do crânio, o infundíbulo se rompe, permanecendo com a hipófise na cela turca da base do crânio.
· O hipotálamo é uma das áreas mais importantes do cérebro, regula o sistema nervoso autônomo e as glândulas endócrinas e é o principal responsável pela constância do meio interno (homeostase).
EPITÁLAMO
· Limita-se acima do sulco hipotalâmico, já na transição com o mesencéfalo.
· Seu elemento mais evidente é a glândula pinel, ou epífise, glândula endócrina ímpar e mediana de forma piriforme, que repousa sobre o teto mesencefálico.
SUBTÁLAMO
· Compreende a zona de transição entre o diencéfalo e o tegmento do mesencéfalo.
· Verifica-se, então, que ele se localiza abaixo do tálamo, sendo limitado lateralmente pela cápsula interna e medialmente pelo hipotálamo.
· Tem função motora.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes