Buscar

atividade de filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSSITARIO INTA-UNINTA
Acadêmica: Keilane Machado dos Santos
RA: 510000532
Disciplina: Filosofia
POLO- Zé Doca - MA
ATIVIDADE DISCURSIVA
O homem é um ser que estabelece relações entre seus semelhantes de ordem positiva ou negativa. Atribuímos valores ou não as coisas, como também, as pessoas que nos rodeiam. A forma como recepcionamos as coisas e as pessoas é fundamental para que possamos estabelecer juízos de valores, pois estando sobre a influência de dimensões culturais poderemos exercer alicerçar preconceitos. É por esta razão que o valor se torna relativo e depende de como vamos recepcionar as ações e objetos. Assim, podemos dizer que o objeto tem seu valor dependendo da forma como eu olho pra ele. Como você entende essa questão? Você concorda com essa forma de pensar? Justifique seu posicionamento.
Considerando o contexto mencionado acima, elabore um texto dissertativo, contemplando os seguintes aspectos:
a) O que é valor.
b) Quando o objeto tem valor. 
 c) . Por que determinamos valores as coisas.
Observações: Para responder as questões que se seguem, produza um texto dissertativo de 20 linhas no mínimo e 30 no máximo, fonte Arial ou News Time Roman, tamanho 12, com espaçamento entre as linhas de 1,5 e justificado. Caso faça uso de fontes de pesquisa, cite as referências conforme normas da ABNT. 
. Existe um ramo da filosofia que estuda a verdadeira essência do valor. Esse ramo é chamado “axiologia”. Percebemos assim que valor é a capacidade que certifica os seres, as coisas entre outros, que determinam, a forma como estas se comportam, interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente, seja positivo ou negativamente. 
 A corrente filosófica do materialismo considera que os valores consistem na capacidade do ser humano de edificar o mundo de forma objetiva. Por outro lado, os “valores” são características morais próprias da pessoa, como a humildade, a responsabilidade, a solidariedade, ou seja, valores são agrupamentos de exemplos que a sociedade propõe nas relações sociais.
 Observamos assim que um objeto tem valor, quando ele é de utilidade para um indivíduo, seja esta, para sobrevivência ou apenas caprichos pessoais. O ser humano atribui valor as coisas para destaca-las e diferencia-las de outras partes, separar qualidades e utilidades, estabelecer metas de convívio entre outros motivos.
Constatamos que valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. ... "É o tempo que determina o valor de todas as coisas." Meishu Sama.

Continue navegando