Buscar

atividade contextualizada 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: Teoria e Prática - 20211.B
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do exercício
1. 
Parte superior do formulário
Caro(a) Estudante,
 “De acordo com Luckesi (2011) há uma distinção dos processos avaliativos básicos que ocorrem na escola: a verificação e a avaliação da aprendizagem. [...] A verificação da aprendizagem, ou simplesmente o ato de examinar, tem por objetivo apenas coletar e classificar o educando em aprovado ou reprovado, através de notas ou conceitos. Não há uma preocupação com o desenvolvimento do estudante. Podemos dizer que ela está alicerçada na pedagogia tradicional e/ou tecnicista.[...] Há interesse apenas no que o aluno aprendeu e não naquilo que ainda falta aprender.
Ao contrário da verificação, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, objetivando uma intervenção para melhorar os resultados. Assim, a avaliação gera um conhecimento sobre o seu estado de aprendizagem, e assim, tanto é relevante o que ele aprendeu como o que ainda não aprendeu. Ou seja, a avaliação desenvolvida de forma plena possibilita intervenção e reorientação do processo ensino aprendizagem até que o educando consiga desenvolver-se de forma satisfatória. Em síntese podemos concluir que: A avaliação, diferentemente da verificação, envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A Verificação é uma ação que “congela” o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação (LUCKESI, 2011a, p. 53).”
Fonte: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O CASO DE UMA ESCOLA COM BAIXO DESEMPENHO NO ENEM EM CIÊNCIAS DA NATUREZ, disponível em:
https://www.fundaj.gov.br/images/stories/epepe/V_EPEPE/EIXO_3/ANDERSONDASILVACOUTINHO-CO03.pdf
Acesso: 1º/04/20
ESTUDO DE CASO
A Professora Tereza, é responsável pela disciplina de Língua Portuguesa para as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular da região metropolitana do Recife. A professora procura tornar suas aulas dinâmicas, interativas, colaborativas, utilizando uma metodologia inovadora, proporcionando uma aprendizagem significativa. Embora, de acordo com as normas da escola, tenha que atribuir um conceito avaliativo bimestralmente, o qual irá compor o resultado final de aprovação ou reprovação do aluno, a professora, ao longo do ano letivo, utiliza outras formas avaliativas como: observação em sala de aulas, análise das produções dos alunos ( em sala e tarefas de casa), anotações individuais do desenvolvimento dos alunos em sua disciplina. Esta prática lhe proporciona o conhecimento mais aprofundado de seus alunos, ajudando-a na correção das avaliações. 
 Numa conversa na sala dos professores, percebeu que alguns de seus colegas, embora usem ferramentas tecnológicas em sala de aula, continuam dando uma grande ênfase à prova, preocupados com o resultado final. Preocupada, a professora Tereza procurou a Supervisora Pedagógica da escola e, de forma discreta, relatou sua inquietação. A Supervisora prometeu pensar e lhe dar um retorno.
Tendo em vista o que Luckesi nos expõe sobre a diferença de verificação e avaliação, baseado(a) em seus estudos através do material disponibilizado ( e-book, videoaula, webconferências) e de novas pesquisas sobre avaliação, disserte sobre:
1) Comente a afirmação de Luckesi, tendo como base a situação exposta no estudo de caso.
2) Qual o tipo de avaliação ( somativa ou formativa) que a professora utiliza? Explique-a
3) Que tipo de ação a Supervisora Pedagógica pode realizar para conscientizar os professores da importância dos processos avaliativos na construção de uma prática pedagógica eficaz e uma aprendizagem significativa?
Linhas: Mínimo 30
Luckesi (2005) destaca que o papel da avaliação é diagnostica a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando. Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é processual e dinâmica. 
Na medida em que busca meios pelos quais todos possam aprender o que é necessário para o próprio desenvolvimento, é inclusiva. Sendo inclusive, antes de tudo, um ato democrático.
O autor é enfático ao afirmar que o ato de avaliar, uma vez que está a serviço da obtenção do melhor resultado possível, implica a disposição de acolher a realidade como ela é, seja satisfatória ou insatisfatória, agradável.
 A disposição para acolher é, pois, o ponto de partida para qualquer prática de avaliação.
Eu faria um plano de ensino direcionado a minha turma, no plano de ensino é que se prepara como será aplicada a aula qual o método usar e qual a melhor maneira de aplicar esse ensinamento e com certeza seria um plano de ensino atualizado, com a metodologia atual a ser aplicada nos dias de hoje.

Outros materiais