Buscar

Atividade Avaliativa 1 (7)_af22c792d4aa2e4c093ddf8c38b7a7b9

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA – EAD 
	Professor: Ana Lúcia da Silva e Márcia Elisa Teté Ramos
Disciplina: 8345 História Metodologia de Ensino 
Acadêmico(a): Andriely Aparecida Rossi de Oliveira
Polo:Paranavaí RA: 104021
1 – Considere as características referentes ao ensino de história relacionando com T = Tradicional e R = Renovado (valor 5,0 – 0,5 cada uma).
( T ) O ensino de história deve resgatar a genealogia (o passado) da Nação com seus fatos e personagens importantes, para que o aluno construa uma identidade nacional.
( R) O uso escolar da fonte histórica significa que literatura, filmes, música, desenhos animados e outros materiais culturais podem ser vistos como representação direta da verdade histórica.
( R ) Para além da organização política, destaca a cultura, o cotidiano, como por exemplo, as diferentes formas de festejar, habitar, locomover-se, destacado mudanças e permanências de diferentes espaços e temporalidades, etc.
( T ) A história encontrada no livro didático é a reconstrução fiel do passado de um povo.
( R ) 	O ensino de história, entre outros conceitos, deve fazer o aluno ter empatia pelo Outro, reconhecendo-o na sua diversidade de cultura, gênero, etnia, classe e religião, conforme temporalidades e lugares diferentes.
( R ) 	O ensino de história deve promover a aprendizagem no entendimento da relação entre passado e presente, nas semelhanças e diferenças, mudanças e permanências.
( T ) 	O ensino de história por meio da música nas séries iniciais, envolve a dimensão da sensibilidade, da ludicidade e não a construção do conhecimento histórico.
( T ) 	O ensino de história deve dar condições para construir bons costumes, baseados nos valores cristãos e amor incondicional à Pátria.
( R ) 	Destaca-se neste tipo de ensino de história a aula dialógica e a avaliação diagnóstica/processual.
( T ) 	O ensino de história nas aulas para as crianças das séries iniciais significa a comemoração de datas importantes, pois elas ainda não tem a capacidade de abstração que a história exige. 
2 – Como visto no capítulo 2 do livro-base escrito por Maria Aparecida Leopoldina Tursi, sobre a história do ensino de história, a Escola dos Annales representa um repensar também no ensino de história. Explique em 10 (dez) linhas como deveria se o ensino de história baseado Escola dos Annales (valor = 5,0).
 A escola dos Annales, destacando outra abordagem a historia, tendo como conceito básico a temporalidade, problematizará e o cotidiano. Com isso rompe esse modelo de história política, essa história institucional, e entende que a história deve se voltar para outras atividades humanas, e a história não deve se voltar apenas para a narrativa da história ou dos acontecimentos políticos, mas também agora voltado para a análise estrutural.
  Não estudando pena aquele momento histórico, mas na verdade a história como um todo, primeiro, vê o que aconteceu antes, durante e o que aconteceu depois. Assim dando uma perspectiva de longo prazo, desta forma não só entender esse fato histórico, mas também entender mais processos de integração estrutural.
_____________________________________________________________________________________________________
Av. Colombo, 5.790 - Câmpus Universitário - CEP 87.020-900 - Maringá - PR
Fone: (44) 3011-4880 – e-mail: pedagogia.uab@uem.br

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes