Buscar

Atividade 2 Fundamentos da Administração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A estrutura organizacional é o elemento fundamental para que uma empresa mantenha o foco nos seus objetivos, porque ela trata da forma como a empresa é organizada em torno da divisão de atividades e recursos como objetivo de cumprir os objetivos da companhia.
 
Analise as afirmativas no que diz respeito a como a estrutura organizacional pode ser exposta através de três componentes estruturais:
 
I) Designação das relações formais de subordinação (níveis hierárquicos), controle de gerentes e supervisores.
II) Unificação de políticas e procedimentos da organização.
III) Identificação do agrupamento de indivíduos em departamentos.
IV) Inclusão do projeto de sistemas com o objetivo de melhorar a comunicação, coordenação e integração entre os departamentos.
V) Apresentação de objetivos e metas estabelecidos com os seus colaboradores
Está correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:
 
I, III e IV, apenas.
Resposta Correta:
 
I, III e IV, apenas.
Feedback da resposta:
Resposta correta. A alternativa está correta, porque a estrutura organizacional permite que haja uma estruturação hierárquica, identificando, assim, grupos de um determinado departamento e melhorando a coordenação e integração dos membros. A estrutura de uma organização está diretamente ligada à sua estratégia e envolve aspectos importantes para o bom andamento do negócio.
	
	
	
	
�
Pergunta 2�
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O sistema de comunicação tem papel importante em consequência de ser através dessa que o fluxo de informações é repassado entre os diversos agentes que compõem a organização. A comunicação se faz necessária em uma organização, mas para isso espera-se assertividade em sua mensagem para ser eficaz ao seu propósito. Assinale a alternativa que apresenta elementos que compõem a comunicação eficaz.
Resposta Selecionada:
 
Emissor, receptor, linguagem e mensagem.
Resposta Correta:
 
Emissor, receptor, linguagem e mensagem.
Feedback da resposta:
Resposta correta. A alternativa está correta, pois a comunicação é a transmissão de uma mensagem codificada por um emissor através de um canal para ser decodificada por um receptor em que se faz necessário em sua composição a linguagem empregada e mensagem.
	
	
	
	
�
�
Pergunta 3�
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A abordagem tática da administração mercadológica é um conjunto de estratégias e ações que visam aumentar a aceitação e fortalecer a imagem de um produto ou serviço, pessoa, ideia, organização em geral ou de um determinado público segmentado.
 
Com base no texto, assinale a alternativa que compreende o termo responsável pelo conjunto de estratégias no mercado que engloba a gestão integrada do produto, preço, praça e promoção:
Resposta Selecionada:
 
Mix de marketing.
Resposta Correta:
 
Mix de marketing.
Feedback da resposta:
Resposta correta. A alternativa está correta, pois o mix de marketing é um dos principais conceitos ligados à administração mercadológica, que é um conjunto de variáveis controláveis para influenciar a jornada de consumo no mercado.
	
	
	
	
�
Pergunta 4�
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A organização no sistema capitalista moderno possui diversas faces em consequência da diversidade de atividades existentes no mundo moderno. Sobral e Peci (2013) dizem que se pode dividir as organizações em dois caminhos que, apesar de distintos, estão inter-relacionados.
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
 
Assinale a alternativa que apresenta como se deu tal divisão:
Resposta Selecionada:
 
Organização como entidade social e organização como função da administração.
Resposta Correta:
 
Organização como entidade social e organização como função da administração.
Feedback da resposta:
Resposta correta. A alternativa está correta, pois consideramos que uma organização tem dois caminhos: um como entidade social, responsável pela estruturação das pessoas em torno de um objetivo comum, e outro como organização de função da administração, que tem como objetivo a distribuição do trabalho para os membros da organização.
	
	
	
	
�
�
Pergunta 5�
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	O mundo atual vivencia transformações constantes na rotina das pessoas de forma geral, seja no trabalho, nos estudos, ou na sua forma de se relacionar com outras pessoas. As organizações pertencem a determinado ambiente (cidade, estado), sendo um sistema complexo aberto que interage na sociedade.
Assinale a alternativa que evidencia  o sistema complexo aberto:
Resposta Selecionada:
 
Existência de produtos e serviço através de entradas e saídas
Resposta Correta:
 
Relação da organização com o ambiente, através de entradas e saídas
Feedback da resposta:
Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois, ao sobreporem duas ou mais séries de linhas paralelas, conseguimos criar mais texturas e valores tonais do que uma única série de linha paralela.
	
	
	
	
�
Pergunta 6�
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Quem tem autoridade tem poder; porém nem todo poder deriva da autoridade” (SOBRAL; PECI, 2013, p. 269). Existem várias formas de se obter poder. Analisando as estruturas organizacionais, o modo como as pessoas se comportam no ambiente de trabalho e como se relacionam, entendemos que exercitar o poder nas organizações é a capacidade de um indivíduo ter controle ou domínio sobre outros.
 
Fonte: SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2013.
 
Assinale a alternativa que apresenta os tipos de poderes nas organizações:
Resposta Selecionada:
 
Poder coercitivo, recompensa, legítimo, competência e referente.
Resposta Correta:
 
Poder coercitivo, recompensa, legítimo, competência e referente.
Feedback da resposta:
Resposta correta. A alternativa está correta, pois o poder nas organizações parece provocar uma atração fora do comum para alguns, enquanto é uma barreira natural para outros – como se fosse algo ruim. Ele desperta a consciência sobre o momento em que vamos utilizar os tipos de poderes e com qual intensidade vamos empregá-los.
	
	
	
	
�
Pergunta 7�
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	“A departamentalização é uma característica típica das grandes organizações. Ela é diretamente relacionada com o tamanho da organização e com a complexidade das operações. Quando a organização torna-se grande, todas as atividades não podem ser supervisionadas diretamente pelo proprietário ou diretor, mas por meio de vários executivos responsáveis pelas diferentes fases da atividade ou pelos diferentes aspectos dessa atividade”.
 
Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Barueri: Manole, 2014, p. 343.
 
Com base nos tipos de departamentalização existentes na organização, assinale a alternativa a seguir que representa uma vantagem da departamentalização por processos e projetos:
Resposta Selecionada:
 
Maior autonomia para o administrador de cada departamento tomar decisões de acordo com as diferenças territoriais.
Resposta Correta:
 
Maior eficiência e menos desperdícios devido ao foco na racionalização das diferentes etapas de execução do trabalho.
Feedback da resposta:
Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois não evidenciam as vantagens relacionadas ao tipo de departamentalização por processos e projetos em que possibilita ser uma estrutura organizacional flexível e mutável de acordo com as expectativas da organização.
	
	
	
	
�
�
Pergunta 8�
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A participação de um profissional de marketing dentro de uma organização tem sua importância. As aplicações são amplas e complexas, podendo ser empregadas numa grande gama de produtos desenvolvidos. Ele deve empregar seus
conhecimentos para aumentar as vendas de uma marca ou uma empresa. Assinale a alternativa que descreva as principais atividades que o profissional de marketing realiza dentro de uma organização:
Resposta Selecionada:
 
Criar, comunicar e entregar valor aos consumidores.
Resposta Correta:
 
Criar, comunicar e entregar valor aos consumidores.
Feedback da resposta:
Resposta correta. A alternativa está correta, pois o profissional de marketing deve garantir a criação de estratégias que tornarão um produto ou serviço atrativo para o público-alvo; com isso, terá uma presença no mercado efetiva.
	
	
	
	
�
�
Pergunta 9�
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As ferramentas de comunicação são técnicas e linguagens que passaram por um processo de evolução significativa nos últimos anos, e, por meio dessas ações, enriquecemos nossa presença de mercado. Outros pontos de contato com o consumidor surgiram, além do tradicional ponto de venda: os eventos. Os eventos permitem a divulgação de mensagens de comunicação através das mídias disponíveis ou sob a forma de patrocínio.
 
Assinale a alternativa referente ao fator no trecho apresentado:
Resposta Selecionada:
 
Aumento no uso de outras ferramentas de comunicação.
Resposta Correta:
 
Aumento no uso de outras ferramentas de comunicação.
Feedback da resposta:
Resposta correta. A alternativa está correta, pois, com o avanço tecnológico no mercado, o emprego das ferramentas de comunicação tornaram-se meios que garantem transparência de suas informações interna/externamente. Quando essa comunicação se torna em massa, podemos considerar como mídia. Isso traz visibilidade de mercado para a organização.
	
	
	
	
�
�
Pergunta 10�
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A estrutura organizacional é o conjunto ordenador de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma organização. Muitas vezes, é exemplificada como uma ferramenta administrativa responsável pela representação gráfica das funções hierárquicas. Analise as afirmativas no que diz respeito ao modo como a estrutura organizacional é representada graficamente:
Resposta Selecionada:
 
Organograma.
Resposta Correta:
 
Organograma.
Feedback da resposta:
Resposta correta. A alternativa está correta, pois a estrutura organizacional é representada pelo organograma, o qual é um gráfico que, por sua vez, representa visualmente a estrutura organizacional de uma organização.
	
	
	
	
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais