Buscar

Avaliação de farmacognosia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação de farmacognosia 
1-Os glicosídeos Cardiotônicos são usados desde muito tempo para tratamento de insuficiência cardíaca. Neste sentido, como se chama o principal cardiotônico conhecido e qual método para detecção destes:
Digoxina-Liebermann-Buchard
2- As saponinas são importantes metabólitos secundários que usamos para diversas finalidades, em cosméticos, em xaropes para tosse, redução do colesterol. Dito isso, qual propriedade confere a ação desta classe de metabólitos? Assinale a correta a seguir
(10 Pontos)
São anfifílicas.
3-As catequinas estão presentes no chá verde (Camellia sinensis) e conferem propriedade antioxidante, enquanto as isoflavonas estão presentes na soja, conferindo ação hormonal. Sobre estas substâncias, pode-se afirmar que pertencem à classe dos:
Flavonoides
4- Antraquinonas estão presentes no Senne, na cáscara sagrada e em várias outras espécies vegetais conferindo valor comercial. Sobre esta classe, qual sua principal ação farmacológica e quais as advertências sobre o uso incorreto. Discorra em poucas linhas.
Antraquinonas tem ação farmacológica de ser laxativa em prisões de ventre medicamentosas. Pois, tem a função de estimulação direta da contração da musculatura lisa do intestino, aumentando a motilidade intestinal, inibição da reabsorção de água através da inativação da bomba de Na+/ K+ - ATPase. No entanto, não deve ser utilizado por períodos prolongados (mais de 10 dias), pois pode ocasionar inflamação no intestino, escurecimento da mucosa, fissuras anais, atonia e carcinoma colorretal.
5-Os terpenos são os metabólitos com diversas propriedades e que conferem cheiro as mais variadas preparações. Sobre estes metabólitos secundários, qual via metabólica dá origem a eles?Leitura Avançada
Via do acetato-mevalonato.

Outros materiais