Buscar

Ergonomia e Antropometria na Arquitetura de Interiores

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2
PERGUNTA 1
1. Leia o excerto a seguir.
“Arquitetura de interiores é o planejamento, o leiaute e o projeto de espaços interno às edificações. Esses ambientes físicos satisfazem nossa necessidade básica de abrigo e proteção; eles estabelecem o palco para a maior parte de nossas atividades e influenciam suas formas; nutrem nossas aspirações e exprimem as ideias que acompanham nossas ações; afetam nossas vistas, humores e personalidades. O objetivo da arquitetura de interiores é, portanto, a melhoria funcional, o aprimoramento estético e a melhoria psicológica dos espaços internos”.
CHING, F. D. K.; BINGGELLI, C. Arquitetura de interiores ilustrada . 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 44.
 
Considerando o texto, analise as afirmativas a seguir.
1. Uma sala de estar pode ser multifuncional e atender a variados objetivos da família. Antes de se iniciar o projeto, porém, deve-se fazer um briefing e levantar o programa de necessidades da família, para que os usuários sejam atendidos de forma estética, funcional e ergonômica.
2. A integração entre os usuários do ambiente e os móveis é resultado da adequação das medidas aplicadas, sendo, portanto, uma questão objetiva.
3. Um programa de necessidades deve conter informações como as preferências de cores dos moradores, estilos de decoração e iluminação pretendida para o realce dos móveis; basicamente, informações de cunho estético. As perguntas que objetivam compreender quais são as funções do ambiente referem-se ao processo denominado briefing.
4. O melhor momento para o levantamento antropométrico da família ou dos usuários do ambiente é na etapa de levantamento das necessidades.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	III e IV, apenas.
 
 
 
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	I e IV, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Kroemer e Grandjean ensinam que os assentos surgiram como símbolo de status . Antes deles e até nos dias atuais, alguns povos   não utilizam assentos, pois adotam diferentes posturas, como se pode observar na imagem a seguir, que ilustra algumas posturas observadas entre povos da Ásia.
 
KROEMER, K.; GRANDJEAN, E. Manual de Ergonomia : adaptando o trabalho ao homem, São Paulo: Bookman, 2005.
 
 
 
Figura - Posturas de trabalho encontradas na Ásia.
Fonte: KROEMER,  K.;  KROEMER,  H.;  KROEMER-ELBERT,  K.  Ergonomics :  how  to  design  for  ease  and efficiency. New Jersey: Prentice Hall, 2003, p. 353.
 
De acordo com essas informações e com a figura apresentada, analise as afirmativas a seguir.
1. A posição sentada é estática, logo, as medidas antropométricas são simples, e projetar assentos não demanda estudos complexos.
2. O uso de assentos é também uma questão cultural, pois, se há indícios do uso de assentos no Egito antigo (2.050 a.C.), há populações na Ásia que, até décadas recentes, dispensavam esse uso.
3. Quando estamos sentados, as coxas, o tronco, a cabeça e braços estão apoiados no assento, logo 90% do nosso peso se concentra sobre as nádegas.
4. A análise do ato de sentar-se envolve princípios antropométricos, mas, como se trata de uma posição estática, dispensa-se o estudo da Biomecânica e da Fisiologia.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	II e IV, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	II, apenas.
	
	
	IV, apenas.
 
 
 
	
	
	I e II, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Leia o trecho a seguir.
“O ajuste entre corpo humano e entorno precisa levar em conta outros fatores além das medidas e distâncias objetivas. As pessoas têm um espaço envoltório invisível que lhes garante certa privacidade e preservação de sua individualidade. A invasão do espaço pessoal causa desconforto e stress”.
CALLEGARO, C. G. J. Conforto ambiental: Ergonomia e Antropometria. Universidade Ibirapuera – Arquitetura e Urbanismo, 17 mar. 2014. Disponível em: <https://claucallegaro.files.wordpress.com/2013/06/aula5-confortoambiental-espac3a7opc3bablico.pdf>. Acesso em: 1 maio 2019.
 
O fragmento de texto aborda as dimensões ocultas. Em relação a esse tema, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
(  ) Ao se considerar as dimensões ocultas, percebe-se a complexidade de projetar ambientes destinados à interação humana.
(  ) A preservação do espaço pessoal do indivíduo é um fator de conforto que vai além dos aspectos físicos, logo, é uma questão de ergonomia cognitiva.
(  ) O conforto espacial é uma questão subjetiva, dessa forma, a natureza da atividade ou da interação social não é um fator de influência.
(  ) Na análise das dimensões ocultas, a fase distante representa a distância máxima entre duas pessoas, para que ainda se considere que há interação entre elas.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	F, F, V, F.
	
	
	F, F, V, V.
	
	
	V, V, F, V.
	
	
	F, F, F, V.
	
	
	V, V, F, F.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. Leia o fragmento a seguir.
“Devido às muitas variáveis existentes, é essencial que os dados selecionados sejam adequados ao usuário do espaço ou ao mobiliário a ser projetado. Portanto, é fundamental uma definição correta da população usuária em termos de idade, sexo, ocupação e etnia. Se o usuário é uma pessoa, ou um pequeno grupo, em algumas situações, o arquiteto terá que conseguir obter os próprios dados antropométricos principais e determinadas medidas corporais”.
PANERO, J.; ZELNIK, M. Dimensionamento humano para espaços interiores : um livro de consulta e referência para projetos. São Paulo: Gustavo Gili, 2002. p. 37.
 
De acordo com o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
1. Em uma população grande, é impossível empregar medidas que atendam a todos os indivíduos, por isso, devemos sempre usar as medidas médias, para atender ao maior número de pessoas.
2. Ao projetar móveis para uma sala de descanso de uma empresa com 16 funcionários, é mais assertivo realizar medidas próprias com essa população do que usar dados de uma tabela antropométrica.
3. Existem várias tabelas antropométricas disponíveis para consulta; cabe, então, ao projetista fazer uma seleção criteriosa de quais dados se encaixam melhor à população a que se destina seu projeto.
4. Quando se trata de medidas que se referem ao alcance, devem ser empregadas as medidas do percentil 95%, porque representam um alcance maior.
 
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	III e IV, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. A figura a seguir apresenta as principais medidas antropométricas a serem consideradas no projeto de um posto de trabalho para uma pessoa sentada.
 
IIDA, I. Ergonomia : projeto e produção. São Paulo: Editora Blucher, 2005. p. 109.
 
Com base nessa figura, analise as afirmativas a seguir, relacionadas aos projetos de assentos.
 
1. Ao permanecermos sentados, cerca de 75% do nosso peso total está apoiado sobre uma área de, aproximadamente, 26 cm², logo, a profundidade do assento não tem impacto ergonômico, desde que tenha no mínimo essa medida.
2. A medida vertical entre a planta dos pés, apoiados no chão, e a parte inferior das coxas atrás do joelho é a que deve ser considerada para determinar a altura ideal do assento.
3. Excetuando-se a limitação referente aos custos, quanto maior a profundidade do assento melhor ele é, pois oferece mais superfície de apoio, aliviando a compressão nas nádegas.
4. A altura da coxa, medida (d) na figura, não interessa ao projeto da cadeira, mas ao projeto do posto de trabalho, pois determina a altura da mesa.
5. A altura do cotovelo, medida (c) na figura, não interessa ao projeto da cadeira, mas ao projeto do posto de trabalho, pois tem impacto na altura da mesa.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	II, IV e V, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	IV e V, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	III, IV e V, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. A indústria moderna precisa de medidas antropométricas cada vez mais detalhadas e confiáveis, o que é exigido pelas necessidades daprodução em massa de produtos como vestuários e calçados. Em relação a esse assunto, analise as afirmativas a seguir.
1. Os dados antropométricos são estudados desde a Antiguidade, mas foi apenas na década de 1950 que a indústria começou a empregá-los na criação de seus produtos. 
2. O marco histórico do uso econômico da Antropometria na indústria é a Revolução Industrial.
3. O levantamento dos dados antropométricos e a aplicação deles no projeto de produtos de mobiliário podem evitar doenças relacionadas às más posturas dos indivíduos.
4. A produção em massa foi beneficiada pelo uso das tabelas antropométricas, que, por fornecerem uma representação média da população, permitiram o atendimento a um número maior de pessoas.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	II, apenas.
 
 
 
	
	
	I, III e IV, apenas.
	
	
	I e IV, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. As zonas de distância são áreas livres, classificadas conforme o tipo de relação estabelecida entre os usuários. Essa relação pode ser íntima, pessoal, social ou pública, conforme demonstra o quadro a seguir.
 
	Natureza da interação
	Fase próxima (cm)
	Fase distante (cm)
	Íntimo
	0
	15,2 – 45,7
	Pessoal
	45,7 – 76,2
	76,2 – 121,9
	Social
	121,9 – 213,4
	213,4 – 365,7
	Público
	365,7
	762
2. 
PANERO, J.; ZELNIK, M. Dimensionamento humano para espaços interiores . Barcelona: Gustavo Gili, 2002. p. 75-82.
 
Analise as afirmativas a seguir.
1. Algumas pessoas se cumprimentam com um aperto de mãos, outras, trocam beijos. Essa preferência pode ser também uma questão de sentimento espacial do indivíduo.
2. No projeto de uma sala de reuniões, uma mesa muito pequena pode ser um fator de desconforto físico e psicológico, por não respeitar as dimensões ocultas.
3. Se duas pessoas, em uma interação íntima, ficam distantes em mais de 45,7 cm, elas deixam de interagir.
4. Determinada distância interpessoal pode gerar desconforto em habitantes de um país e ser considerada normal para habitantes de outro.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	II e IV, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	III e IV, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. Em face das muitas possibilidades de layout que uma sala de estar admite, o estudo da planta baixa, e/ou do projeto em corte lateral, permite analisar a viabilidade da distribuição dos móveis.
Figura: Architectural Hand Drawn Floor Plan. One Bedroom Apartment
Fonte: Sussenn / 123RF.
 
Em relação às plantas baixas, analise as afirmativas a seguir.
 
1. A análise ergonômica de salas de estar se restringe ao correto dimensionamento de móveis e áreas de circulação.
2. De modo geral, pode-se afirmar que a interface entre usuário e componentes físicos do espaço é definida, principalmente, pelo espaço entre os móveis.
3. Na arquitetura, uma das instruções mais importantes do projeto é prever espaços com as premissas aceitáveis para o conforto ambiental, ou seja, que permitam a melhor integração entre o indivíduo e o espaço.
4. Ferramentas como AutoCAD e SkechUp ajudam o projetista a distribuir melhor os móveis no espaço, visto que é possível colocar as cotas do ambiente e o dimensionamento dos objetos a serem usados, distribuindo-os de acordo com o melhor fluxo para o ambiente.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	III e IV, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	III, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. A figura a seguir mostra as áreas de alcances ótimo e máximo em uma mesa de trabalho e em que o trabalhador realiza suas tarefas sentado.
 
IIDA, I. Ergonomia : projeto e produção. São Paulo: Editora Blucher, 2005. p. 146.
 
Com base nessa figura, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
(  ) Em uma estação de trabalho, na qual o indivíduo realiza suas atividades sentado, ele movimenta mais os braços, ombros e as mãos; assim, devem ser consideradas as medidas antropométricas estáticas apenas dos membros superiores.
(  ) Ao se projetar um armário de cozinha, o levantamento do dado antropométrico dinâmico é suficiente.
(  ) O projeto da estação de trabalho representado na figura não seria ergonomicamente adequado sem o emprego de dados antropométricos dinâmicos.
(  ) As medidas antropométricas estáticas e dinâmicas, embora tenham técnicas e destinação diferentes, têm a mesma função: contribuir para a concepção de produtos mais adequados ergonomicamente.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	F, F, V, F.
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	V, F, V, F.
	
	
	F, F, V, V.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. O objetivo central da Biomecânica é o estudo do movimento humano. Ainda que esse seja um objetivo comum a muitas áreas que compõem o corpo de conhecimento da Educação Física e do Esporte, a Biomecânica faz suas análises a partir de um prisma particular: o das leis da Física. Mais do que simplesmente aplicar as leis da Física, a Biomecânica ainda considera as características do aparelho locomotor.
Com base nesse fragmento de texto, analise as afirmativas a seguir.
 
1. O corpo humano pode ser comparado a uma máquina, dentre outros fatores, por usar sistemas de alavancas para realizar movimentos.
2. Os principais componentes da alavanca que realiza nossos movimentos são os músculos estriados ou esqueléticos.
3. A Biomecânica analisa os movimentos do corpo humano sob o prisma da Física, enquanto a Fisiologia faz essa análise com foco no aparelho locomotor.
4. Quando as crianças brincam de “estátua”, estão realizando um trabalho biomecânico estático.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	II e IV, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes