Buscar

ATIVIDADE 1 e 3 MEDIAÇÃO EM FAMÍLIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 MEDIAÇÃO EM FAMÍLIA
Caio e Márcia estão com mais de 50 anos e possuem dois filhos na faixa etária dos 30 anos. A família vivencia um momento de mudança de ciclo, pois um dos filhos casou-se há um ano e o outro vai se casar daqui a três meses. Somado a isso, os pais de Caio e Márcia já enfrentam problemas de saúde, que têm limitado o desenvolvimento da vida de forma independente, carecendo do auxílio assistencial e econômico do casal. Diante de todas essas tensões, os dois pensam em se separar.
Com base nesse problema prático, responda qual o ciclo de vida familiar que a família vive e quais os fatores estressores nessa fase que podem gerar o divórcio do casal. Qual seria o papel da mediação familiar nessa situação em que o casal deseja se divorciar?
O casal “Caio e Marcia” vivem atualmente a quinta fase pois esse é o momento e que os filhos começam a sair de casa para construírem suas próprias famílias, enquanto os avós já estão com a saúde debilitada e começam a depender mais do casal, gerando assim uma sobrecarga financeira e psicológica o que neste caso, provavelmente, resultará no divórcio do casal. 
Quando ocorre o insucesso no casamento dos filhos do casal, estes também tendem a retornar para a casa dos pais, juntamente com os filhos, trazidos do relacionamento que terminou. Por conseguinte, toda a pressão de filhos, netos e avós no mesmo ambiente que o casal aumenta consideravelmente a tensão e diminui o tempo e a intimidade do casal, os levando rapidamente para a última fase onde eles percebem que não estão mais ligados emocionalmente e refletem sobre o declínio da vida a dois.
Desta forma, a mediação é indicada pois ela age imparcialmente, acolhendo e melhorando a tensão em busca de uma situação mais harmoniosa e amigável. Na mediação se busca entender os fatores causadores dos conflitos e resgatar a capacidade dos indivíduos de se comunicarem de forma positiva e compassiva, já que geralmente nesse tipo de diálogo às partes estão atritadas. 
ATIVIDADE 3 
A família Silva tem uma sociedade empresarial familiar atacadista de móveis e material para escritório. Wendel e Mariana são casados e possuem cada um 50% (cinquenta por cento) da participação societária cada um. O casal possui dois filhos Márcio e Alessandra, com 30 e 35 anos respectivamente e já faz algum tempo que é desejo dos pais colocarem os filhos como diretores. Acontece que há desentendimentos entre o casal de forma que Mariana quer colocar os dois filhos dentro da sociedade e Wendel quer colocar apenas Mariana, pois esta é formada em administração de empresa e Márcio é veterinário, tendo formação que não guarda qualquer relação com a atividade da empresa.  Sendo assim, o casal diverge quanto a colocação dos filhos na diretoria, pois, Wendel quer colocar somente Alessandra na Diretoria, enquanto Mariana quer colocar ambos os filhos.
Para resolver esses impasses familiares e empresariais familiares, procura a sua Câmara de Mediação para que os mediadores solucionarem o conflito. Com base no caso prático, apresente texto explicando e justificando como a mediação pode gerir e solucionar esse conflito empresarial familiar.
De forma imparcial, a mediação iria agir buscando a promoção da saúde empresarial e familiar. Desta forma, conscientizando a família que os herdeiros podem trabalhar na empresa, porém, para estar à frente de cargos que exigem maior conhecimento técnico tem que haver preparo e habilitação para tal função. Do mesmo modo, mostrar à importância dos sócios escolherem e prepararem um futuro sucessor pois com a idade avançada podem ocorrer problemas para administrar sozinhos a empresa, porém, é uma escolha que deve ter pensamento lógico e objetivo, não se deixando levar por vínculo afetivo.

Outros materiais