Buscar

A saliva e seus parâmetros bioquímicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A saliva e seus parâmetros bioquímicos 
Definição
A saliva é uma secreção produzida por glândulas salivares e que desempenha funções extremamente importantes para a manutenção da vida. Dentre as mais relevantes podemos citar: sua função protetora graças ás proteínas nela presentes, a capacidade lubrificante , ação tamponante e antimicrobiana , formação da película adquirida, manutenção da integridade dentária, função reparadora e função digestiva. Além disso, nela, são encontradas substâncias que podem fornecer importantes informações sobre a saúde bucal e sistêmica dos indivíduos.
Potencial hidrogeniônico e sistema tampão
 O pH, potencial hidrogeniônico, corresponde a quantidade de íons de hidrogênio em uma solução, servindo para medir o grau de acidez, alcalinidade ou neutralidade da mesma e sendo um importante parâmetro bioquímico, assim como o sistema tampão da saliva, mecanismo eficiente para que o ph não sofra drásticas variações em uma dada solução. Eles estão intimamente relacionados com a desmineralização da hidroxiapatita e concomitantemente com a doença cárie, caso apresentem valores fora da normalidade 
Fluxo salivar
 O fluxo salivar é outro fator relevante, visto os diversos papeis que a saliva desempenha na cavidade bucal, constatando que uma diminuição (xerostomia) ou aumento (sialorreia) deste, podem acarretar negativamente na vida dos indivíduos. 
Fosfatase alcalina
Já a fosfatase alcalina é uma enzima presente na saliva, em diversos tecidos do corpo, principalmente nas células dos ductos biliares, e em grande quantidade na circulação. Seus níveis na saliva tem relação com doenças periodontais e estudos já sugerem sua associação com distúrbios no metabolismo cerebral, tornando-a muito relevante na área da saúde.
Alfa amilase
A alfa-amilase é uma enzima que fragmenta polissacarídeos como o amido ou o glicogênio. Ela pode ser utilizada como um parâmetro para medições patológicas como transtornos mentais e ansiedade 
Ácido úrico
O ácido úrico, composto orgânico que apresenta relevância em nosso estudo, é relacionado na literatura com comprometimentos cognitivos, fazendo-se relevante. 
Transaminase glutâmico oxalacética
No que diz respeito a transaminase glutâmico oxalacética, enzima transaminase, pode-se afirmar que ela é um importante biomarcador da saliva posto que existe correlação com seus níveis elevados e a presença de gengivite.
Proteína total e fósforo 
Além disso, a proteína total da saliva e o fósforo possuem relação com o fluxo salivar, gengivite e o processo de desmineralização, respectivamente.

Outros materiais