Buscar

8 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

5 - CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
 
 A metodologia ativa é uma estratégia de ensino, apresentando novas formas de ensinar priorizando a atuação da criança e estimulando seu desenvolvimento e competência. Fazer com que o aluno seja o centro do processo. Além de ser um modelo de ensino que auxilia na autonomia e na participação geral da criança. Torna o aluno centro do aprendizado, passando a ser protagonista e o professor com o papel de orientador.
 As principais metodologias ativas são: A web Quest que utiliza diferentes recursos além da web em conjunto com o desenvolvimento de tarefas de investigação estruturada. Outro exemplo de suma importância é Aprendizagem baseada em projeto, na qual é desenvolvida por meio de processo de investigação e elaboração de produtos de modo interdisciplinar. A metodologia Sequência Didática sendo um conjunto de atividades planejadas para ensinar um tipo de conteúdo, através de etapas interligadas entre si.
 O Ensino Hibrido é a junção do ensino tradicional (presencial) com a distância, a tecnologia facilita o contado do aluno com o conhecimento, com a finalidade de complementar o que foi dito em sala de aula. Por fim a metodologia gamificada utiliza da tecnologia como uma forma de alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, utilizando os computadores, tablets, celulares, através de jogos interativos fazendo com que o aluno se interesse mais pelo assunto estudado.

Outros materiais