Buscar

RESUMO ANATOMIA - Sistema Articular

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CAMPUS AVANÇADO GOVERNADOR VALADARES
FACULDADE DE MEDICINA
Márjory Kelly Ferreira Lacerda – Medicina 17
Anatomia I
Sistema Articular
 Aula 
Subtítulo
Destaque 
Corpo do texto 
Articulações: Definição e Classificação
UniÕes ou junções entre dois ou mais ossos. 
Várias formas e várias funções. 
Tres tipos principais, de acordo com o material que une esses ossos: 
· Sinoviais
· Fibrosas 
· Cartilagíneas 
· As sinoviais, tb chamadas de diartroses são as que mais permitem movimento. Grande mobilididade, logo são mais complexas e especificas. 
· Os ossos nas articulações sinoviais ficam ligados por uma capsula, chamada de articular. Dentro dela existe uma cavidade articular, onde existe um liquido produzido pela própria capsula articular chamado de liquido sinovial. além disso, a superfície articular dos ossos que estão ai nessa articulação é recoberta por uma cartilagem, chamada de cartilagem articular. 
· As cartilagens sinoviais tb possuem ligamentos, que auxiliam os ossos a realizar apenas os movimentos que devem. 
· As articulações fibrosas, tb chamadas de sinartroses. Nesse tipo de articulação os ossos são unidos por um tecido fibroso. E é justamente pela presença do tecido fibroso que essas articulações ou não permitem nenhum movimento ou alguns bem limitados. O que determina o grau de movimento de uma articulação fibrosa é o comprimento da fibra que mantém os ossos unidos. 
· Os principais tipos de articulações fibrosas são as suturas e as sindesmoses, e um tipo especifico de sindesmose chamado de gonfose. 
· Um exemplo de sutura são as suturas do crânio, onde os ossos estão bem unidos. 
· Já na sindesmoses oq une os ossso é uma lamina de tecido fibroso e essa lamina pode ser ou um ligamento ou uma membrana fibrosa. Consequentemente esse tipo de articulação permite um movimento parcial. 
· A membrana interossea que une o braço e a ulna é um exemplo de sindesmose. 
· A gonfose ou tb chamada de sindesmose dentoalveolar está localizada entre a raiz do dente e o processo alveolar da maxila. 
· As articulações cartilagíneas, tb chamadas de anfiartroses. Nessas articulações os ossos são unidos por cartilagem hialina ou por fibrocartilagem. 
· Existem dois tipos principais: as sincondroses e as sínfises. 
· As sincondroses tb são chamdas de articulações cartilagíneas primárias e geralmente são articulações temporárias, como aquelas que permitem o crescimento de um osso longo. São unidas por cartilagem hialina
· As sínfises ou tb chamadas de articulações cartilagíneas secundárias. São articulações fortes que permitem uma leve movimentação e são compostas por fibrocartilagem. Os ossos nesse tipo de articulação são unidos por fibrocartilagens. 
· São exemplos de sínfises, as sínfises púbicas, que unem os dois ossos da púbis ali no osso do quadril. E tb os discos intervertebrais, localizados entre as vertebras da coluna vertebral. 
Articulações SINOVIAIS: 
São as articulaçoes que mais permitem mobilidade, são as mais móbeis do nosso corpo. Consequentemente, possuem uma estrutura mais complexa. 
	
Seus ossos são revestidos por uma membrana chamada capsula articular, formada por duas membranas: uma camada mais externa, espessa e fibrosa e que é contínua, com o periósteo (revestimento da superfície do osso). 
Além da externa, tem uma membrana interna e mais delgada, mai fina, a membrana sinovial. 
Dentro da capsula articular existe um espaçø denominado espaço articular, preenchido por um liquido chamado liquido sinovial. 
O liquido sinovial é lubrificante e é produzido e secretado pela própria membrana sinovial. 
Além disso, no interior da capsula onde estão as superfícies articulares dos ossos, esses ossos são revestidos por uma cartilagem articular. 
As articulações sinoviais por permitirem grande mobilidade, algumas delas tb podem conter ligamentos, podem ser reforçadas por eles, que são estruturas que garantem q os movimentos que aquela articulação realize são apenas os movimentos que ela precisa realizar. 
Algumas articulações sinoviais podem conter discos articulares ou meniscos que grealmente são encontrados em articulações onde as faces articulares são desiguais. Sem essas estruturas, os ossos não iriam se acomodar perfeitamente. 
As articulações sinoviais são o tipo mais comum e mais presente no corpo, sendo as articulações de locomoção, por permitirem maior mobilidade. Estando presentes em quase todas as articulações do nossos membros. 
Existem 6 tipo de arti. Sinoviais que são classificadas de acordo com o formatado das faces articulares ou com o tipo de movimento que realizam. 
a) Articulações Planas – 
São aquelas que as superfícies articulares dos ossos naquela articulação são planas. Permitindo movimentos de deslizamentos. Movimentos aqui realizados em um único eixo 
b) Gínglimos – articulações com formato de dobradiça e acabam permitindo apenas os movimentos de flexão e extensão. Portando são uniaxiais, permitem movimento em apenas um eixo também , nesse caso o eixo transversal no plano sagital. A capsula articular nesse tipo de articulação é mais frouxa na região anterior e posterior onde existe o movimento e essas articulações são reforçadas por ligamentos colaterais fortes pros locais onde não deve existir movimento. 
c) Selares – articulações onde a superfície articular tem um formato de sela. 
Essas articulações são biaxiais, permitindo movimento em dois eixos, sendo eles os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução. 
d) Elipsóideas – ossos com formato de elipse, de meia lua. Também são biaxiais, permitindo os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução. 
e) Esferóideas- multiaxiais. Permitem movimento nos três eixos de movimento. 
Fazem o movimento de flexão e extensão, abdução e adução e os movimentos de rotação (medial e lateral), além da circundução. Nessas articulações, uma das superfícies articulares tem um formato de esfera e se encaixa em uma cavidade localizada no outro osso que faz parte da articulação. 
f) Trocoideas – são articulações me pivô que permitem somente movimentos de rotação. Portanto são uniaxiais, permitem movimento em apenas um eixo de movimento. 
Movimentos do Corpo humano: 
· Acontecem nos planos anatômicos (como se deslizassem sobre o plano anatômico) e ao redor dos eixos. 
· PRINCIPAIS MOVIMENTOS DO CORPO HUMANO:
· NO PLANO FRONTAL AO REDOR DO EIXO ANTERO POSTERIRO: MOVIMENTOS CHAMADOS DE ABDUÇÃO E ADUÇÃO. 
· ABDUÇÃO: Movimento que faz com que o membro se afaste do plano sagital mediano. 
· ADUÇÃO: Movimento que faz com que o membro se APROXIME do plano sagital mediano. 
· NO PLANO SAGITAL E AO REDOR DO EIXO LATERO-LATERAL: MOVIMENTOS CHAMADOS DE FLEXÃO E EXTENSÃO. 
· FLEXÃO: movimento que diminui o ângulo de uma articulação, aproximando os ossos. 
· EXTENSÃO: aumento do ângulo de uma articulação, afastando os ossos. 
· Movimentos que deslizam sobre o plano sagital que ta passando no meu corpo dividindo ele em dois lados e vao ocorrer ao redor do eixo lateral são movimentos de flexão e extensão. 
· 
· Especificamente na articulação do tornozelo, os movimentos que acontecem no plano sagital são chamados de dorsiflexao e flexão plantar. 
· Dorsiflexao: quando o dorso do pe se desloca para cima. Em direção a parte anterior da perna. 
· Flexão plantar: quando a planta dos pes, a parte inferior dos pes, se desloca para baixo. 
· MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO; ACONTECEM NO PLANO TRANSVERSAL E AO REDOR DO EIXO LONGITUDINAL: 
· 
· As rotações podem ser mediais, quando acontecem em direção ao plano mediano, ou podem ser laterais, quando ocorrem sem afastando do plano mediano. 
· MOVIMENTO DE CIRCUNDUÇÃO: NÃO ACONTECE AO REDOR DE UM EIXO. É A COMBINAÇÃO DE VÁRIOS MOVIMENTOS. 
· A circundução são movimentos circulares, que acontecem em articulações como o ombro e o quadril. 
Cotovelo: 
· Articulação composta, formada por 3 ossos. 
· O úmero, a ulna e o rádio. 
· Temos a articulação úmero ulnar, que a articulação entre o úmero e a ulna, 
· Temos a úmero radial· E a radio ulnar proximal, entre o osso radio e a ulna 
· ÚMERO: 
· ACIDENTES OSSEOS: 
· EPICONDILO MEDIAL DO ÚMERO 
· EPICONDILO LATERAL DO ÚMERO
· TRÓCLEA DO ÚMERO, ELA QUE ARTICULA COM O ULNA QUE POSSIBILITA O MOVIMENTO EM DOBRADIÇA DO COTOVELO 
· CAPÍTULO DO ÚMERO 
· FOSSA CORONÓIDE 
· FOSSA RADIAL 
· FOSSA DO ORÉCLANO 
· ACIDENTES OSSEOS DA ULNA: 
· INCISURA TROCLEAR, VAI ENCAIXAR NA TRÓCLEA DO ULMERO. 
· PROCESSO CORONOIDE
· INCISURA RADIAL 
· TUBEROSIDADE DA ULNA 
· OLECRANO 
· ACIDENTES ÓSSEOS DO RÁDIO: 
· CABEÇA DO RÁDIO – CINCUNFERENCIA ARTICULAR E FÓVIA 
· COLO DO RÁDIO 
· TUBEROSIDADE DO RÁDIO 
· Todas as articulações citadas elas são recobertas todas juntas por uma estrutura chamada cápsula articular. 
· A articulação do cotovelo é uma articulação sinovial onde todos os ossos juntos, todas essas 3 articulacoes juntas se comportam como uma articulação em dobradiça ou também chamada do tipo gínglimo.
· ARTICULAÇÃO ÚMERO- ULNAR: Em dobradiça, onde a tróclea do úmero articula com a incisura troclear da ulna. 
· Na ARTICULAÇÃO ÚMERO-RADIAL: o Capítulo do úmero articula com a fóvia articular da cabeça do rádio. Articulaçao do tipo esferoide, mas o acoplamento entre o radio e a ulna é envolvido por um ligamento que é chamado de anular do rádio além de ter a membrana interossea entre o radio e a ulna, essas duas estruturas vao acabar impedindo os movimentos de adução e abdução que seriam movimentos feitos pela articulação esferoide. 
· Na ARTICULAÇÃO RÁDIO-ULNAR-PROXIMAL: Articulaçao do tipo pivô. Formada pela circunferência articular ao redor da cabeça do rádio, contra a incisura radial localizada na ulna. Temos o ligamento anular do rádio, começa na parte anterior da ulna, na margem anterior da incisura radial e vai dar a volta na circunferência articular do rádio e vai se fixar na parte posterior da ulna, ou na margem posterior da incisura radial. 
· A articulação do cotovelo ainda vai ser estabilizada por outros ligamentos, medialmente, o ligamento colateral ulnar, lateralmente o ligamento colateral radial. 
Principais suturas do crânio:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes