Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Em relação às fontes do Direito 
 
Atividade 1 
Disserte sobre as fontes do Direito Obrigacional, identificando as mais comuns da relação jurídica obrigacional e os atos unilaterais, como a promessa de recompensa, a gestão de negócios alheios, o enriquecimento sem causa e o pagamento indevido.
Aponte qual a diferença do ato jurídico para o contrato, demonstrando a sua importância para o Direito Obrigacional.
R.
Promessa de recompensa é pautada como ato unilateral pelo código civil. Aquele que, por anúncios públicos, se comprometer a recompensar, ou gratificar, a quem preencha certa condição, ou desempenhe certo serviço, contrai obrigação de cumprir o prometido. A obrigação não sendo cumprida, o promissor responde conforme a sua natureza, por ação de cobrança, de perdas e danos ou obrigação de fazer ou não fazer.
Com relação a gestão de negócios alheios: se alguém atua na gestão de um negócio alheio, sem autorização, terá que o gerir de acordo com a vontade e interesse do seu dono, sendo responsável a este e às pessoas com quem tratar. 861 do código civil.
Pagamento indevido é quando alguém recebe algo que não lhe seria destinado, que não era devido ao mesmo. Desta forma, todo pagamento que não era devido, deve ser devolvido. Artigo 876 do Código Civil "Todo aquele que recebeu o que lhe não era devido fica obrigado a restituir; obrigação que incumbe àquele que recebe dívida condicional antes de cumprida a condição.".
884 do novo Código: “Aquele que, sem justa causa, se enriquecer à causa de outrem, será obrigado a restituir o indevidamente auferido, feita a atualização dos valores monetários”. Sendo assim, sempre que existir um enriquecimento sem causa em detrimento de outrem, este deverá ser obrigado a retornar o que conseguiu indevidamente. Logo, trata-se de uma forma de enriquecimento ilícito.
Com relação a contrato: todo ele, manifesto e escrito possui uma obrigação, porém, nem toda obrigação firma um contrato formal. Tanto a obrigação quanto o contrato assumem grande importância dentro do direito privado. É inegável essa importância.

Mais conteúdos dessa disciplina