A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação II - Anatomorfofisiologia do Sistema digestório, endócrino, urinário e reprodutor

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Carlos Andrei de Souza Lioti (3360939)
	
	Disciplina:
	Anatomorfofisiologia do Sistema digestório, endócrino, urinário e reprodutor (17493)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:676080) ( peso.:1,50)
	Prova:
	31537149
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na puberdade, começam as mudanças no corpo feminino, ocasionadas pela ação do hormônio estrogênio. Essas mudanças resultarão nas características sexuais secundárias, como desenvolvimento das mamas, aparecimento de pêlos e o aumento das genitálias. Sobre os órgãos do sistema reprodutor, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Vagina.
II- Ovários.
III- Tubas uterinas.
IV- Útero.
(    ) Correspondem às gônadas femininas, são as estruturas que armazenam os óvulos, estão localizados no abdômen, uma de cada lado do útero.
(    ) É considerado o órgão de copulação feminino, possibilita a expulsão do sangue menstrual e também a saída do bebê durante o parto.
(    ) São também denominadas de trompas de Falópio, e durante o período da ovulação, apresentam movimentos musculares que levam o óvulo até o útero.
(    ) Está localizado entre a bexiga e o reto, órgão musculoso e oco, que aloja o bebê durante a gestação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - I - II.
	 b)
	III - II - IV - I.
	 c)
	I - IV - II - III.
	 d)
	II - I - III - IV.
	2.
	A testosterona é um hormônio sexual que desempenha diferentes funções no corpo humano como: aumento da concentração e da memória, controle do desejo sexual, aumento e qualidade da massa muscular, entre outros. Sobre as funções desempenhadas pela testosterona, analise as sentenças a seguir:
I- É responsável pela formação das características sexuais secundárias femininas, como o desenvolvimento das glândulas mamárias.
II- Induz o desenvolvimento das características sexuais secundárias nos homens, como o tom de voz e o crescimento de pelos na face.
III- É responsável pelo desenvolvimento das características sexuais primárias no embrião humano masculino, ou seja, os órgãos sexuais.
IV- Estimula o amadurecimento dos folículos ovarianos para que ocorra a ovulação, inibindo a liberação do hormônio FSH.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	A produção da urina pelos rins é controlada pela ação de dois hormônios, a aldosterona e o hormônio antidiurético (ADH). Eles participam do equilíbrio hidroiônico e hídrico do corpo, respectivamente. Sobre a atuação desses hormônios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cerveja e outras bebidas alcoólicas inibem a secreção do ADH, aumentando a absorção de água e, consequentemente, o estímulo urinário.
(    ) A alta concentração do plasma estimula a produção e a secreção do ADH, produzindo uma urina mais concentrada.
(    ) A aldosterona e o ADH têm efeitos semelhantes, aumentando ou diminuindo a reabsorção de água.
(    ) A aldosterona é produzida nas glândulas suprarrenais na presença de angiotensina e atua na região dos túbulos renais, aumentando a reabsorção de sódio, com consequente diminuição do estímulo urinário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V .
	4.
	Os homens diferem das mulheres pelos cromossomos sexuais e pelo sistema reprodutor. Esse último é formado por um conjunto de órgãos responsáveis pela produção, armazenamento, nutrição dos gametas, bem como pela produção de hormônios sexuais que promoverão as características secundárias do ser humano, como barba nos homens e seios na mulher. Com relação à anatomia e fisiologia do sistema reprodutor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os testículos ficam alojados fora da cavidade abdominal, mais especificamente na bolsa escrotal, para que os espermatozoides consigam se desenvolver.
(    ) A testosterona é produzida pelos testículos e é responsável pelo aparecimento de pelos pelo corpo, barba, modificações na voz.
(    ) Os principais hormônios femininos são FSH, progesterona, estrogênio, testosterona. Este último é produzido pelo testículo nos homens e glândulas de Cowper nas mulheres.
(    ) Caso haja o ato sexual sem preservativo, o espermatozoide irá percorrer o seguinte trajeto: vagina, útero e tubas uterinas, onde fecundará o óvulo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	A vasopressina, também conhecida como hormônio antidiurético (ADH), foi descoberta e descrita pela primeira vez por Turner du Vigneaud, em 1950. Assim, longe de vê-la como um elemento unitário, cabe destacar que se trata, na realidade, de um oligopeptídeo, ou seja, nela há 9 aminoácidos. Além disso, é importante saber que esse hormônio é produzido no hipotálamo e secretado através do lobo posterior da glândula pituitária, o qual, em seguida, a libera em nossa corrente sanguínea a partir de diferentes tipos de necessidades. Com relação ao hormônio antidiurético (ADH), analise as sentenças a seguir:
I- O ADH atua aumentando a permeabilidade da membrana e a reabsorção de água nos ductos coletores.
II- O ADH age na primeira porção do glomérulo renal, durante a filtração do sangue.
III- Como consequência da ação do hormônio ADH, a urina fica mais concentrada.
IV- A produção de ADH é estimulada através da ingestão de bebidas alcoólicas, levando à formação de maiores volumes de urina.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://amenteemaravilhosa.com.br/vasopressina-o-hormonio-antidiuretico/. Acesso em: 10 out. 2019.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	6.
	Os rins são órgãos que fazem parte do sistema excretor e auxiliam a regular a composição e o volume do sangue e remove seus resíduos na forma de urina. Dentro dos rins, estão os néfrons, unidades filtradoras que estão representadas na imagem anexa. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O corpúsculo renal é formado pela cápsula renal, também conhecida como Cápsula de Bowmann, e pelo glomérulo, local onde ocorre a filtração do sangue.  
II- No túbulo proximal ocorre a reabsorção de nutrientes como glicose, vitaminas, sais minerais através do transporte ativo.
III- Na alça de Henle, especificamente no ramo descendente, ocorre a secreção do excesso de água e sais minerais e dos produtos nitrogenados, como ureia.
IV- A partir do ducto coletor, a urina é conduzida para a pelve renal e para o ureter, que a conduz até a bexiga urinária, que tem capacidade de armazená-la.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RIZZO, Donald C. Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
FONTE DA IMAGEM: https://www.infoescola.com/anatomia-humana/nefron/. Acesso em: 10 out. 2019.
	
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	Alguns tipos de plásticos, como os policarbonatos, podem conter uma substância denominada bisfenol A (BPA), sintetizada pela primeira vez em 1891 e produzida hoje em larga escala pela indústria química global. A substância, encontrada no ambiente, causa preocupação e tem sido bastante estudada por ter mostrado potencial impacto sobre a saúde humana em experimentos de laboratório. Uma pesquisa recente feita com ratos, por exemplo, mostrou que a exposição materna a bisfenol A durante a gravidez e logo após o parto afeta negativamente a espermatogênese (processo fisiológico que resulta na produção de espermatozoides) da prole quando adultos. Com

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.