Buscar

Alfabetização semana 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Dentre as práticas voltadas à leitura há diferentes propósitos, portanto, diferentes atividades. É possível ler para compreender o sistema de escrita, para fruição de uma boa obra literária, para informar-se dos acontecimentos e muitos outros propósitos. 
E, no processo de leitura também há atividades como a interpretação, no entanto, Tizioto, Pacífico e Romão (2009, p.62) afirmam que ler e interpretar não são a mesma coisa.  
 
Analise as assertivas abaixo buscando compreender os argumentos das autoras acerca dessa afirmativa: 
 
I - A interpretação é uma etapa vinculada à leitura autônoma, por isso não é uma atividade própria para a criança nas primeiras etapas da escolarização. 
II – Interpretar não é uma atividade livre, sem amarras, pois está na base da produção dos textos, s e discursos. 
III – ao ler o sujeito participa de um processo sócio-histórico, assim como ao escrever e, por isso, interpretar vincula o leitor à uma ideologia. 
IV – A interpretação é um processo amplo de compreensão, por isso só é possível àqueles que possuem grande domínio do sistema de escrita em seus aspectos notacionais. 
 
Assinale a alternativa em que aparecem as assertivas corretas: 
	
	a.
	I e III, apenas. 
	
	b.
	I e IV, apenas. 
	
	c.
	II e III, apenas. 
	
	d.
	I, III e IV, apenas. 
	
	e.
	II, III e IV, apenas
PERGUNTA 2
1. Atividade 1: 
A professora Luciana é recém-formada em Pedagogia e começou a dar aulas numa classe de 1º ano da escola de seu bairro. Cheia de ideias, iniciou a semana com algumas atividades diagnósticas para conhecer as crianças e, dessa forma, identificou que seus alunos apresentam diferentes níveis de conhecimento, mas todos eles já descobriram que a escrita representa o som da fala, pois construíram uma hipótese silábica. Diante disso, Luciana organizou seu planejamento de ensino prevendo que algumas atividades serão permanentes ao longo de suas aulas, pois são fundamentais para que as crianças avancem em suas hipóteses de escrita como a leitura diária do alfabeto e a organização do cartaz com os nomes dos alunos presentes no dia e, também, resolveu desenvolver um projeto didático para que as crianças aprendam a pesquisar e a elaborar fichas técnicas,  por isso , em um atividade de roda, de conversa perguntou aos alunos qual tema eles gostariam de pesquisar – mais de acordo com a proposta construtivista – e foi decidido pelo grupo que o tema do projeto seriam Animais do pantanal. Com as fichas elaboradas a classe pretende montar uma exposição da semana do meio ambiente. 
 
Atividade 2: 
A professora Dalva, há 22 anos na mesma escola que Luciana, está com uma sala de 1º ano no período diverso ao dela. Nos primeiros dias de aula organizou atividades para que as crianças pudessem fortalecer a coordenação motora e, já traçassem as primeiras letras do alfabeto. Entregou um crachá para cada criança e lhes pediu que copiassem no caderno todos os dias, esse exercício periódico e constante é fundamental para a fixação do conhecimento, além disso, todos os dias as crianças têm como tarefa de casa a cópia do nome e a pesquisa da letra aprendida em revistas ou jornais. Planejou que seus alunos vejam as vogais primeiramente, depois as consoantes formando as sílabas simples e, por fim as sílabas complexas e, em meio às atividades de escrita realiza diariamente a leitura de quadrinhas que as crianças fazem em voz alta para os coleguinhas.  
 
Sobre as propostas e atividades realizadas pelas professoras Luciana e Dalva, assinale a alternativa correta: 
 
I – A professora Luciana organiza sua proposta pedagógica a partir dos conhecimentos das crianças, por isso sabe selecionar atividades que serão úteis para as reflexões sobre o sistema de escrita. 
II – As professoras oferecem atividades permanentes, pois ambas se preocupam com a aprendizagem dos alunos e sabem que o exercício constante de alguma prática serve para fixar a aprendizagem. 
III – Por meio de um projeto é possível ensinar conteúdos temáticos, a forma composicional e os recursos linguísticos próprios de um gênero textual, além disso, as crianças serão desafiadas a produzir textos escritos. 
IV – Os conteúdos e a organização do trabalho, das duas professoras, retratam a concepção que ambas têm sobre como as crianças aprendem e qual a natureza dos conteúdos, por isso seguem caminhos diferentes em suas propostas. 
V – Na descrição apresentada é possível identificar que a professora Dalva se preocupa com a leitura, o que não acontece com a professora Luciana que propõe atividades de escrita e um projeto para pesquisar sobre animais com o propósito de montar uma exposição. 
 
São corretas as assertivas: 
	
	a.
	I, III e III. 
	
	b.
	I, II e V. 
	
	c.
	I, II, III, IV e V. 
	
	d.
	I, III e IV. 
	
	e.
	II, III e V
PERGUNTA 3
1. As modalidades organizativas propostas por Delia Lerner são, a forma com a qual o professor promove mudanças qualitativas na utilização do tempo didático, pois pode reorganizar a duração das situações didáticas retomando, quando necessário, conteúdos em diferentes oportunidades ou novas perspectivas. Essas modalidades compreendem atividades habituais, sequências de situações, atividades independentes e projetos.  
Na perspectiva da autora, como os projetos são definidos? 
	
	a.
	Como uma sucessão de atividades voltadas para a realização de um produto que os alunos escolhem no início do ano letivo. 
	
	b.
	Representa uma ação coletiva que envolve muitos personagens no desenvolvimento de uma tarefa de cunho social que envolve a leitura e a escrita.  
	
	c.
	Trata-se de uma modalidade cujos propósito didático do professor deve articular-se aos propósitos comunicativos dos alunos. 
	
	d.
	É uma forma de organização do tempo e dos conteúdos de forma a demorar mais num assunto mais complexo, promovendo a fixação desse conhecimento. 
	
	e.
	São atividades que podem durar meses e devem priorizar o currículo escolar e as diretrizes por ele definidas para o semestre.
PERGUNTA 4
1. Analise as asserções abaixo e responda o que se pede:  
 
I - Em sociedades letradas como a que vivemos o convívio das crianças com a escrita ocorre naturalmente, dado o ambiente a sua volta. Assim, torna-se fundamental o desenvolvimento das práticas de leitura na escola, desde a Educação Infantil. 
 
PORQUE 
 
II - É nas práticas de leitura que as crianças interpretam e constroem os sentidos sobre o mundo em que vivem, assim como nos (e sobre os) textos e objetos que as cercam, construindo o sentido social da escrita. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a análise correta das asserções: 
	
	a.
	As asserções I e II são proposições falsas. 
	
	b.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II justifica a I. 
	
	c.
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II, verdadeira. 
	
	d.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. 
	
	e.
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, falsa. 
PERGUNTA 5
1. Desde muito cedo a criança se reconhece pelo seu nome, pois este representa a sua marca na sociedade e a forma como as outras pessoas se dirigem a ele. Na vivência escolar todos os materiais e pertences da criança estão marcados com o seu nome, por isso, está ligado à sua identidade. No entanto, o nome possui uma outra função quando utilizado nas atividades de alfabetização. Observe a amostra de escrita a seguir e assinale a alternativa que define o motivo pelo qual devemos utilizar o nome nas atividades de alfabetização.
	
	a.
	Por meio do nome a criança pode escrever palavras que tenham as mesmas letras e aprender as primeiras sílabas
	
	b.
	O nome é uma referência significativa porque é facilmente reconhecido, evidência a estabilidade da escrita e é uma fonte de informações
	
	c.
	O nome é aprendido pela cópia, por isso é tão importante porque mostra para as crianças como se aprende
	
	d.
	Escrever é uma aventura que deve partir das relações familiares e significativas, assim, a escrita do nome tem importância simbólica.
	
	e.
	O nome é memorizado e auxilia a criançaa ser reconhecida no grupo, além disso a escrita é uma representação, como o nome de cada um

Outros materiais