A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
redacao cancelamento

Pré-visualização | Página 1 de 1

O movimento hoje conhecido como "cultura do cancelamento" começou, há alguns anos, como uma forma de chamar a atenção para causas como justiça social e preservação ambiental. Seria uma maneira de amplificar a voz de grupos oprimidos e forçar ações políticas de marcas ou figuras públicas.
Tendo em conta que uma pessoa cancelada significa que ela fez ou disse algo errado, que não é tolerado no mundo de hoje, em que muitas pessoas passam por essa desconstrução social. Algumas pessoas no entanto, possuem vivencias diferentes e não conseguiram enxergar seus erros antes de terem sido rechaçadas na internet, sendo então essa punição uma maneira de educar. Esta forma de cancelamento pode gerar debates sobre racismo, preconceito com determinadas classes sociais, xenofobia, homofobia. Mas o ato de cancelar também pode acontecer com coisas banais como falar mal de uma cantora pop muito famosa ou dizer que não gosta de algo. 
Recentemente o tema voltou á tona com a 21° edição do reality show Big Brother Brasil, com a rapper Karol Conka que foi acusada de impor, por diversas vezes, pressão psicológica sobre alguns participantes do programa, o episódio mais grave levou o participante Lucas Penteado a deixar a casa na segunda semana do jogo. O publico por sua vez se uniu com objetivo de tirar a curitibana do reality, enquanto a ‘mamacita’ cancelava participantes dentro da casa, aqui fora sua carreia se dissolvia.
Portanto, medidas são necessárias para que ocorra a diminuição dos problemas de saúde mental juntamente com os riscos de segurança física, que surgem como resultados do cancelamento. Os representantes das grande mídias, como por exemplo o Instagram e o Twitter devem  juntamente com empresas e marcas parceiras, criar um projeto para a conscientização e reeducação dos usuários, por meio da divulgação de conteúdos nas próprias redes sociais, com o intuito de minimizar os danos da cultura do cancelamento e informar sobre a comunicação virtual positiva.