Buscar

ATIVIDADE 3 DE ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTIVA ADAPTADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 DE ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTIVA ADAPTADA 
No livro “Atividade física adaptada”, Márcia Greguol e Roberto Costa destacam a importância de se pensar em pessoas, independente de apresentar deficiências físicas, mentais, auditivas, visuais ou acometimentos de saúde que as classificam como pessoas com deficiência ou pessoas com distúrbios de saúde.
Nesse sentido, Greguol e Costa (2019, p. 1) mencionam que “[...] pessoas amputadas surfando. Pessoas cegas jogando futebol. Pessoas aidéticas fazendo ginástica. Pessoas cardiopatas remando. Pessoas surdas dançando. Pessoas diabéticas pedalando. Pessoas hemiplégicas nadando. Pessoas autistas patinando. Pessoas!”.
GREGUOL, M; COSTA, R. F. da. (orgs) Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 4. ed. Barueri: Manole, 2019.
 
Neste contexto, a Organização Mundial de saúde, em um documento criado para classificar acometimentos de saúde, criou o CID-10, que é a Classificação Internacional de Doenças. Este documento traz que a doença é uma condição de anormalidade que gera consequências negativas ao organismo e sua estrutura. Assim, os distúrbios de saúde, que gera estas anormalidades, são classificados em quatro tipos principais e incluem diversas doenças conhecidas mundialmente.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CID-10: Classificação Estatística Internacional de Doenças com disquete, [s.l], vol. 1. Edusp, 1994.
 
Com base na contextualização apresentada, elabore um texto com  5 a 10 linhas sobre  distúrbios de saúde. Esse escrito deverá apresentar: quatro tipos de distúrbios de saúde existentes, em que tipo as doenças crônicas não transmissíveis se enquadram e cite as principais doenças crônicas não transmissíveis mais conhecidas no mundo.
Os distúrbios de saúde podem ser classificados em quatro tipos.
Infecciosa, Hereditárias, Deficiência e Fisiológica.
Existem outras formas de classificar esses distúrbios, como a classificação de doenças transmissíveis e não transmissíveis. As doenças crônicas são as que mais matam no mundo todo, as doenças não transmissíveis como a hipertensão, a diabetes, a obesidade, as cardiopatas.

Outros materiais