Buscar

Legislação e Direito Educacional

Prévia do material em texto

Disciplina: Legislação e Direito Educacional (AES01)
A educação é um processo de transmissão do conhecimento adquirido pelo ser humano enquanto parte de um grupo social.
 
Assim, podemos afirmar que: 
	
	A) A cultura é o fruto direto da educação, através do qual o homem transmite seus conhecimentos, em vista da melhoria e refinamento de seus descendentes. 
	
	B) A cultura é um termo antropológico de difícil compreensão, que, em geral, caracteriza uma bagagem étnica constituída por um padrão biológico e determinado pelo meio natural.
	
	C) Cultura é um termo já em desuso que por algum tempo significou uma bagagem que compunha a humanidade em suas relações sociais.
	
	D) A cultura diz respeito às determinações imputadas pelo meio natural, passando a ser herdadas geneticamente entre as gerações.  
Leia abaixo o Mito de Pandora:
 
“Em tempos muito, muito longínquos, não existiam mulheres no mundo, apenas homens, que viviam sem envelhecer, sem sofrimento, sem cansaço. Quando chegava a hora de morrerem, faziam-no em paz, como se simplesmente adormecessem.
Mas um dia, Prometeu (cujo nome significa ‘o que pensa antecipadamente’, isto é, Previdente) roubou o fogo a que só os deuses tinham acesso e deu-o aos homens, para que também eles pudessem usufruir desse bem, na defesa contra os animais ferozes, na confecção dos alimentos, na garantia de aquecimento nas noites frias. Ora, o rei dos deuses não podia deixar passar em branco a afronta de Prometeu e concebeu um castigo terrível para a humanidade. Mandou então que, com a ajuda de Atena, Hefesto, o deus ferreiro, criasse a primeira mulher, Pandora, que significa (‘todos os dons’), e cada um dos deuses dotou-a com uma das suas características: Afrodite deu-lhe beleza e poder da sedução; Atena fê-la arguta e concedeu-lhe a habilidade dos lavores femininos; mas Hermes deu-lhe a capacidade de mentir e de enganar os outros. Zeus ofereceu-a então de presente a Epimeteu, que era irmão de Prometeu. O seu nome significava exatamente o contrário do do irmão, pois Epimeteu quer dizer ‘o que pensa depois’, isto é, Irrefletido. E, de facto, sem pensar duas vezes e contrariando a advertência do irmão, que lhe dissera que nunca aceitasse nenhum presente vindo de Zeus, ele deixou-se seduzir pela bela Pandora e casou-se com ela. Pandora trazia consigo um presente dado pelo pai dos deuses: uma jarra (a’ caixa de Pandora’), bem fechada, que estava proibida de abrir. Mas, roída pela curiosidade, um dia decidiu levantar só um bocadinho da tampa, para ver o que lá se escondia. De imediato dela se escaparam todos os males que até aí os homens não conheciam: a doença, a guerra, a velhice, a mentira, os roubos, o ódio, o ciúme… Assustada com o que fizera, Pandora fechou a jarra tão depressa quanto pôde, colocando-lhe de novo a tampa. Mas era demasiado tarde: todos os males haviam invadido o mundo para castigar os homens. Lá muito no fundo da jarra, restara apenas uma pequena e tímida coisa, que ocupava muito pouco espaço, a esperança. Por isso se diz que ‘a esperança é a última a morrer’. De facto, com todos os males soltos no mundo, lutando e quantas vezes vencendo os bens de que os homens gozavam, só a esperança, bem guardada no mais fundo dos nossos corações, nos dá ânimo para nunca desistirmos de expulsar as coisas más das nossas vidas”
(http://www.olimpvs.net/index.php/mitologia/a-caixa-de-pandora/).
 
Esta narrativa é um exemplo de que tipo de conhecimento:
	
	A) Senso comum; 
	
	B) Mitológico;
	
	C) Científico; 
	
	D) Filosófico;
Com base nos princípios instituídos pela Constituição Federal de 1988 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) é uma diretriz que define e regulariza a organização da educação brasileira. Assim, com base nas diretrizes da LDB de 1996, relacione as colunas:
 
I. Educação infantil.
II. Ensino fundamental.
III. Ensino Médio.
IV. Ensino Superior.
 
( ) É de responsabilidade da União, mas pode ser oferecidos pelos Estados e Municípios, desde que já tenham garantido os níveis anteriores.
( ) Tem como objetivo o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, favorecendo o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
( ) Apresenta como meta, entre outras coisas, preparar o jovem para o trabalho e a cidadania, além de qualifica-lo para continuar aprendendo ao longo da vida.
( ) Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família.
 
Assinale a alternativa que representa a sequência correta: 
	
	A)  I – II – III – IV.
	
	B)  IV – I – II – III.
	
	C)  IV – II – III – I.
	
	D)  V – I – III – II.
A Constituição de 1934, como resultado de uma série de revoltas, estabeleceu grandes avanços para a educação nacional com a inclusão de 17 artigos específicos sobre a matéria. Assim, não podemos afirmar sobre essa constituição:
 
Assinale a alternativa correta:  
	
	A)  Que prega a liberdade de ensino, possibilitando a iniciativa privada sobre o setor.
	
	B)  Que estabelece à União o poder de estabelecer as diretrizes para a educação nacional. 
	
	C)  Que estabelece o fim do ensino religioso nas escolas como forma de garantir a laicidade da escola. 
	
	D)  Que determina obrigações orçamentárias à União e estados para financiamento da educação. 
A passagem do conhecimento mitológico ou de senso comum para o filosófico ou científico se deu de forma lenta e gradativa durante a história da nossa civilização. Esse processo evidentemente não se deu de forma casual, mas foi determinado por uma série de motivos.
 
Indique, a partir do que estudamos, quais os principais elementos que permitiram essa transição:
	
	A) A geografia grega que permitiu a formação das cidades (pólis) e das praças públicas, onde as pessoas se reuniam para falar sobre os deuses. 
	
	B) A descrença no papel dos deuses, que passaram a não responder mais às necessidades dos gregos. 
	
	C) As navegações, que permitiram que os gregos mudassem de território, na busca por lugares onde o destino não fosse tão determinante em suas vidas.
	
	D) A geografia privilegiada da Grécia, que possibilitou as navegações, o comércio, além da própria noção de cidade (pólis).  
Leia abaixo o excerto de Bourdieu (2003, p. 64):
 
A partir do que estudamos podemos conceber que somente uma reflexão coletiva é capaz de mobilizar as forças vivas da instituição e seus recursos para transformar a sociedade.
A partir dessa concepção e do que você estudou podemos dizer sobre a educação:
 
Assinale a alternativa correta:  
	
	A)  Que gera a interdependência do conhecimento. 
	
	B)  Que promove a possibilidade de o indivíduo agir de forma autônoma e isolada diante dos seus problemas. 
	
	C)  Que promove instâncias de discussão que incentivam o individualismo. 
	
	D)  Que enfraquece a razão em vista do perspectivismo.
No descompasso dos movimentos de redemocratização instituídos pela República Populista, a ditadura no Brasil promoveu uma paralização dessas dinâmicas, instituindo uma série de novas reformas, dentre elas também do sistema educacional.
 
Assim, nas alternativas abaixo coloque V para a(s) afirmação(ões) correta(s) e F para a(s) falsa(s):
 
( ) Os professores eram impedidos de organizar ou incentivar movimentos considerados subversivos.
( ) Os diretores das escolas tinham a obrigação de instaurar inquéritos policiais quando da subversão de seus professores.
( ) Os cursos primário e ginasial acabaram unificados no chamado 1º grau, com duração de oito anos, destinado à educação geral.
( ) O 2º grau passou a apresentar um viés profissionalizante.
( ) Aos currículos foram incluídas disciplinas como Estudos Sociais, Filosofia, Organização Social e Política do Brasil, Sociologia, entre outras.
 
Assinale a sequência que indica a ordem correta das alternativas: 
	
	A)  F – V – V – V – V.
	
	B)  V – V – F – V – F.
	
	C)  V – V – V – V – V.
	
	D)  V -  V - V - V - F.
	
Paraefetivar seus planos de modernização da escola brasileira Rui Barbosa elaborou uma proposta de ensino baseada num método conhecido como “lições de coisas”.
 
Neste sentido, assinale abaixo a alternativa que representa corretamente o procedimento adotado neste novo método de ensino:  
	
	A)   Um modelo de ensino universal, enciclopédico, que partia sempre do geral para particular.
	
	B)  Um modelo de ensino intuito, que ia do geral para o particular, do desconhecido para o conhecido.
	
	C)  Um modelo de ensino empírico, que partia do particular para o universal.
	
	D)  Um modelo de ensino intuitivo, que partia do particular para o geral, do conhecido para o desconhecido. 
Com a constituição da Primeira República, foram instituídos os três poderes (legislativo, executivo e judiciário) e também foi promulgada nossa segunda constituição, que apresenta importantes avanços em relação ao documento anterior.
 
Neste sentido, assinale dentre as alternativas abaixo aquela que não é verdadeira: 
	
	A)  O novo documento pode ser considerado como resultado de mudanças impingidas já na Primeira República.
	
	B)  O documento regula o poder legislativo da União frente à educação nacional. 
	
	C)  A Constituição de 1891 estabelece regras para a proteção da educação contra os interesses das elites.
	
	D)  A Constituição de 1891 representa um avanço com o estabelecimento da laicidade ao ensino.
Estudamos até o momento o desenvolvimento da educação ao longo da história da civilização ocidental. Deste modo, correlacione as colunas de acordo com as características de cada período:
 
1. Grécia.
2. Império Romano.
3. Idade Média.
4. Iluminismo.
 
( ) A imprensa promoveu a liberação do pensamento.
( ) Os livros eram restritos e poucos sabiam ler.
( ) O conhecimento era livre aos cidadãos, fundamentado no humanismo.
( ) Os interesses da educação era em vista do Estado.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	
	A)  4 – 1 – 2 - 3.
	
	B)  4 – 1 – 3 - 2.
	
	C)  4 – 3 – 1 - 2.
	
	D)  2 – 1 – 3 - 4.
	
Um dos momentos que foram decisivos para a constituição daquilo que conhecemos como educação ocidental foi a transição do modelo grego para o romano de ensino, cujas marcas permaneceram em nossa cultura, dita “greco-romana”.
Dessa forma, segundo o que você estudou sobre o período antigo do Império Romano, não é correto afirmar que:
 
Assinale a alternativa correta:  
	
	A)  Era voltado à preparação da juventude para os serviços militares.
	
	B)  Baseava-se no absolutismo familiar. 
	
	C)  Era um período orientado para o aperfeiçoamento do próprio Estado.
	
	D)  Valorizava a cultura intelectual.
Com a expulsão dos jesuítas do Brasil, a educação vivenciou uma verdadeira crise e, para suprir essa demanda, o Estado instituiu uma nova escola, que pode ser caracterizada por:
 
Assinale a alternativa correta:  
	
	A)  Adequar o currículo da escola brasileira com o das melhores escolas europeias. 
	
	B)  Oferecer ensino gratuito a todos os cidadãos.
	
	C)  Melhorar a qualidade do ensino até então promovido no país. 
	
	D)  Oferecer um ensino disperso e fragmentado, a serviço do Estado.
O Plano Nacional de Educação, enquanto fruto da Constituição de 1988, estabelece as diretrizes, metas e estratégias para a educação nacional. Assim, coloque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas nas seguintes afirmações:
 
( ) Ele prevê melhoria da taxa de escolaridade média dos brasileiros.
( ) Estabelece metas para valorização dos profissionais da educação.
( ) Prevê uma organização curricular nacional que fundamente um sentimento pátrio através da difusão de virtudes cívicas.
( ) Promove a garantia do acesso, a universalização do ensino obrigatório, e a ampliação das oportunidades educacionais.
( ) Estabelece critério para gestão e o financiamento da Educação.
 
Assinale a sequência correta:
	
	A)  V - V - F - F - V.
	
	B)  V - V - V - V - V.
	
	C)  V - V - F - V - V.
	
	D)  F - V - V - V - V.
	
A Primeira República marca um período em que o descontentamento popular passa a se expressar num novo modelo de governo e de escola. Neste sentido, podemos citar como novidade em relação aos modelos anteriores:
 
Assinale a alternativa correta:  
	
	A)  Ensino laico. 
	
	B)  O direito à educação.
	
	C)  Gratuidade de ensino.
	
	D)  A relação dever do Estado/dever da Família.
	
Uma das grandes revoluções intelectuais promovidas pelos gregos foi a concepção de ágora, que consiste num lugar onde aconteciam as reuniões das pessoas. Tradicionalmente entendemos este espaço como praça pública.
 
Em geral, contudo, que importância teve a ágora na vida do povo grego? 
	
	A) O de promover um ambiente democrático, onde todos os habitantes do lugar podiam se expressar com relação às suas concepções míticas de mundo. 
	
	B) O de possibilitar o encontro de grandes pensadores, que formavam grupos de discussão.
	
	C) O de promover espaço para o diálogo. 
	
	D) O de instituir um espaço para que os homens e mulheres pudessem se reunir. 
A Idade Média foi um período conhecido pelo lento desenvolvimento científico e, por esse motivo, acabou sendo conhecido como a “idade das trevas”. De forma geral, podemos dizer que seu declínio está associado a alguns fatores.
 
Assinale a alternativa abaixo que indica corretamente o(s) motivo(s) para o fim da Idade Média: 
	
	A) O surgimento da imprensa de Gutemberg. 
	
	B) A revolução industrial. 
	
	C) A Peste Negra, a Guerra dos Cem Anos e a fome. 
	
	D) As escolas e o acesso aos livros. 
Com a Constituição de 1937 ficou estabelecida a coparticipação das famílias em relação a manutenção das escolas, possibilitando, portanto, a cobrança de mensalidades dos alunos. Esse dispositivo, de certa forma, fundamenta uma concepção arraigada sobre a educação pública, deixando claro:
 
Assinale a alternativa correta: 
	
	A)  Que o Estado exerce função meramente compensatória com a oferta de educação pública. 
	
	B)  Que a gratuidade do ensino público é garantida apenas na educação primária. 
	
	C)  Que a gratuidade do ensino público é garantida apenas no ensino médio.
	
	D)  Que a coparticipação entre Estado e família consiste num avanço na legislação.
Após a extinção dos colégios jesuítas, a situação tornou-se tão caótica no campo educacional brasileiro que Portugal logo percebeu que o país estava estagnado e que seria preciso oferecer uma solução urgente para o problema. Assim, de modo geral, o que significou para o ensino brasileiro os trabalhos desenvolvidos pela Real Mesa Censória Portuguesa?
 
Assinale a alternativa correta:  
	
	A)  O fim do poder da Igreja sobre o ensino no Brasil.
	
	B)  A superação das falhas advindas da Reforma Pombalina.
	
	C)  A instituição de um novo modelo de escola atinado aos interesses das elites.
	
	D)  Um avanço na formulação de uma política nacional de educação. 
A revolução industrial promoveu grandes transformações na sociedade e, portanto, também na educação. Assim, o que ela significou para os planos de colonização dos portugueses no Brasil?
 
Assinale a alternativa correta:  
	
	A)  Um incentivo à indústria brasileira.
	
	B)  A chance de estabelecer um novo modelo de industrialização, fora da Europa.
	
	C)  Uma oportunidade para expandir o mercado consumidor. 
	
	D)  Uma oportunidade para formar novos intelectuais. 
Rui Barbosa foi um importante reformista que, diante dos problemas da escola no período do Império, planejou algumas mudanças que visavam, de maneira geral, modernizar o país.
 
Assim, assinale abaixo a alternativa que corresponde aos planos dessa reforma: 
	
	A)  Modernizar a educação brasileira com a reintrodução do ensino jesuíta. 
	
	B)  Modernizar a educação brasileira com um ensino primário obrigatório, gratuito e laico. 
	
	C)  Modernizar a educação brasileira com a implantação de um modelo humanista de ensino. 
	
	D)  Modernizar a educação brasileira com um ensino secundário obrigatório, gratuito e laico.

Outros materiais