Buscar

Plano de aula final

Prévia do material em texto

DATA DE APLICAÇÃO:
	ESCOLA: 
	INTEGRANTES DA EQUIPE: PAMELA SCHMIDT
	PÚBLICO: 5° ANO
	DURAÇÃO: 1HORA
	UNIDADE TEMÁTICA:
	Bullyng, desconforto social
	HABILIDADE(S) - BNCC (consulte documento na disciplina estágio)
	Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
	JUSTIFICATIVA
	Esse fenômeno escolar demorou a ser estudada no Brasil e apenas na década de 1990 pesquisas sobre o assunto passaram a ter algum tipo de destaque. Em 2001 a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia) começou a estudar e pesquisar sobre o assunto.
A prática do bullying tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vítimas. Por isso, discutir as questões ligadas ao bullying com a escola é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorram nas escolas. Além disso, a principal justificativa para se criar um projeto com esse tema, é que a escola tem por missão preparar seus alunos para Cidadania, e para isso, é preciso buscar alternativas que desenvolvam o conhecimento a respeito desse fator. Esse é o papel da escola, e segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32).
É importante, também, o estímulo à pesquisa, ao diálogo e à troca de ideias, a fim de desenvolver a capacidade de reflexão das pessoas e principalmente orientação e atenção a respeito do problema.
	OBJETIVOS
	Objetivo Geral: 
· Investigar os reais motivos do aumento da violência na escola, buscando diferentes maneiras de lidar com essas situações que vem crescendo cada vez mais.
Objetivos Específicos: 
· Compreender de onde vem toda essa violência
· Identificar as diferentes formas de violência praticadas dentro da escola
· Caracterizar as causas da violência no cotidiano escolar
· Conscientizar os alunos sobre o fenômeno bullying e suas consequências 
	PROCEDIMENTOS
	· Abrir o Navegador de internet, entrar no Teams; 
· Enviar convite para sala de aula virtual;
· Gerar um link da aula e enviá-lo para a direção da escola; 
· Apresentação do estagiário para os estudantes; 
· Conversação inicial; 
· Proposição de questionamentos e reflexões acerca do tema; 
· Explicação da Declaração dos Direitos Humanos
· Apresentação das imagens
· Análise/reflexão do contexto do grupo
· Realização da atividade de registro
· Realização da apresentação/debate
· Finalização da aula
	AVALIAÇÃO
	Jogo do tabuleiro
	
RECURSOS
	RECURSOS MATERIAIS: Slides, imagens, textos.
RECURSOS DIGITAIS (PARA O PLANO ADAPTADO): Computador, internet, Microsoft teams 
	REFERÊNCIAS
	 Disponível em: Os 8 tipos de bullying | Veja Saúde (abril.com.br)
Disponível em: Bullying: como compreender as várias faces do problema (cafehistoria.com.br)
Disponível em: O que é Bullying? - Toda Matéria (todamateria.com.br)
Disponível em: Como identificar, prevenir, combater o bullying e agressões na escola. (educador360.com)
	DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS
	
A aula será iniciada com a apresentação da imagem e o levantamento de alguns questionamentos:
Você é muito feio!
Suas roupas são estranhas!
Seu gordo(a)!
Seu tampinha!
Seu cabelo para do homem das cavernas!
Seu girafa!
· Será que tudo isso é legal?
· Será que a dor do outro não importa?
· Será que esses estereótipos não são impostos pela nossa sociedade?
 
v
Bullying – do inglês que quer dizer valentão
A palavra bullying designa um quadro de agressões contínuas, repetitivas, com características de perseguição do agressor contra a vítima, não podendo caracterizar uma agressão isolada, resultante de uma briga.
As agressões podem ser de ordem verbal, física e psicológica, comumente acontecendo as três ao mesmo tempo. As vítimas são intimidadas, expostas e ridicularizadas. São chamadas por apelidos vexatórios e sofrem variados quadros de agressão com base em suas características físicas, seus hábitos, sua sexualidade e sua maneira de ser.
As vítimas de bullying podem sofrer agressões de uma pessoa isolada ou de um grupo. Esse grupo pode atuar apenas como “espectadores inertes” da violência, que indiretamente contribuem para a continuidade da agressão.
O bullying pode acontecer no condomínio, na vizinhança, em grupos ou agremiações esportivas etc., mas o local onde mais acontece esse tipo de crime é na escola. Fatores sociológicos e psicológicos explicam esse fenômeno: é na escola onde os jovens passam grande parte de seu tempo e interagem com um número maior de pessoas.
Também é na escola o lugar onde os reflexos da sociedade fazem com que se crie uma espécie de micro-organismo social, que tende a recriar a sociedade em um espaço menor e isolado. A sociedade em geral é agressiva e excludente, e esses fatores tendem a se repetir entre os jovens no âmbito escolar.
Na escola, os cruéis padrões de beleza e comportamento ditados pela sociedade aparecem como normas. Em geral, um grupo dominante reafirma e dita esses padrões dentro do âmbito escolar, fazendo com que se estabeleça uma regra (a normalidade) e tudo aquilo que fuja dessa regra seja considerado como inferior e digno de sofrimento e exclusão. O grau de popularidade dos que se consideram superiores e a sua maior aceitação pelo grupo fazem com que eles se sintam no direito de tratar mal aqueles que não são populares e não se enquadram no padrão do grupo.
Além da intimidação, da perseguição e da violência psicológica, o bullying pode levar à violência física. 
As consequências do bullying podem ser devastadoras e irreversíveis para a vítima. Os primeiros sintomas são o isolamento social da vítima, que não se vê como alguém que pertence àquele grupo. A partir daí, pode haver uma queda no rendimento escolar, queda na autoestima, quadros de depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e outros distúrbios psíquicos. Quando não tratados, esses quadros podem levar o jovem a tentar o suicídio.
Se os traumas do bullying não forem tratados, a vítima pode guardar aquele sofrimento em seu subconsciente, que virá a se manifestar diversas vezes em sua vida adulta, dificultando as relações pessoais, a vida em sociedade, afetando a sua carreira profissional e até levando ao desenvolvimento de vícios em drogas e álcool.
A violência não é combatida com mais violência. Às vezes, punições aos agressores são necessárias quando estes extrapolam qualquer limite razoável, porém, na maioria das vezes, os agressores também são jovens que sofrem por algum motivo. Nesses casos, a melhor maneira de solucionar o problema é pelo diálogo e conscientização. É necessário conscientizar aqueles que assistem, repetem ou indiretamente contribuem com o bullying, pois eles também mantêm o sistema de agressividade funcionando.
Para finalizar a aula e concretizar o aprendizado vamos jogar 
Como jogar: Será apresentada a tela e a professora irá jogar o dado para o educando, seguindo um por vez. Os jogadores vão se revezando nas jogadas até ver quem chega primeiro.
E a cada jogada será feito levantamentos sobre o tema abordado.
	DATA DE APLICAÇÃO:
	ESCOLA: 
	INTEGRANTES DA EQUIPE: PAMELA SCHMIDT
	PÚBLICO: 9° ano 
	DURAÇÃO: 50 MINUTOS A 1 HORA
	UNIDADE TEMÁTICA:
	 Direitos Humanos – Totalitarismo e conflitos mundiais
	HABILIDADE(S) - BNCC (consulte documento na disciplina estágio)
	Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.
	JUSTIFICATIVA
	Além da preparação para a cidadania e para o trabalho, a função social da escola de hoje é conscientizar os alunos para viverem em uma cultura diversificada e em uma sociedade de direitos.
Os Direitos Humanos são aqueles pertencentes a todos os seres humanos, independente de etnia, raça, sexo, nacionalidade, idioma, orientação de gênero,sexual ou qualquer outra.
Todos, sem exceção, têm o direito à vida e à liberdade de opinião e expressão, o direito ao trabalho e à educação, e muitos outros direitos.
A escola tem o dever de discutir estes direitos fundamentais entre os alunos e professores, até porque o ambiente educacional promove a convivência, as trocas de experiência e a cidadania.
Enquanto na família existe certa hegemonia de valores, crenças e costumes, na escola os jovens têm o contato com o diferente e, por isso, precisam desenvolver valores relativos à coletividade, à resolução de problemas, ao respeito, ao diálogo e à compreensão.
Mas esta não é uma tarefa fácil. Saber conviver com a diversidade faz o sujeito se questionar constantemente sobre os seus valores, a rever posicionamentos e a ter o contato com novas crenças que podem se incorporar àquelas já existentes que muitas vezes já estão “fixadas” dentro de nós.
O professor pode fazer o primeiro contato com a turma sobre o respeito à diversidade promovendo a leitura dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.  A partir disso, é interessante que ele realize debates com os alunos, questionando em quais situações cotidianas os Direitos Humanos se fazem presentes.
Outra sugestão é questionar aos alunos se os Direitos Humanos estão sendo respeitados nas notícias veiculadas na imprensa.
As atividades em grupo também são ótimas formas de estimular as capacidades de tolerância entre os alunos.
Ademais, é importante lembrarmos que o ensinamento dos Direitos Humanos não pode se limitar a uma simples transmissão oral. É necessário também que aquele que ensina dê o exemplo de cidadania e tolerância, trazendo esta ação para o dia a dia dos jovens.
	OBJETIVOS
	Objetivo Geral:
· A Organização das Nações Unidas (ONU) e as questões dos direitos humanos
Objetivo Especifico: 
· Compreender que a declaração trata dos valores fundamentais para todo ser humano; 
· Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos; 
· Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta; 
· Propiciar aos estudantes a capacidade de interpretar o mundo, de compreender processos e fenômenos sociais, políticos e culturais e de atuar de forma ética, responsável e autônoma diante de fenômenos sociais e naturais;
	PROCEDIMENTOS
	· Abrir o Navegador de internet, entrar no Teams; 
· Enviar convite para sala de aula virtual;
· Gerar um link da aula e enviá-lo para a direção da escola; 
· Apresentação do estagiário para os estudantes; 
· Conversação inicial; 
· Proposição de questionamentos e reflexões acerca do tema; 
· Explicação da Declaração dos Direitos Humanos
· Apresentação das imagens
· Análise/reflexão do contexto do grupo
· Realização da atividade de registro
· Realização da apresentação/debate
· Finalização da aula
	AVALIAÇÃO
	A avaliação ira acontecer da seguinte forma: os educandos irão escrever um artigo a ser incorporado na Declaração Universal do Direitos Humanos que possa melhorar a oferta da educação. 
	
RECURSOS
	Imagens, texto.
Computador, internet, MICROSOFT TEAMS
	REFERÊNCIAS
	Disponível em: Microsoft Word - Document1 (ohchr.org)
Disponível em: 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos — Senado Notícias
Disponível em: A História dos Direitos Humanos | Politize!
Disponível em: Direitos humanos: o que são e para que servem? | Joaquim Nabuco
Disponível em: Para que servem os direitos humanos? (gazetadopovo.com.br)
	DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS
	A aula será iniciada falando um pouco sobre a relação da Declaração dos Direitos Humanos (1948) com a luta pelo direito à educação. Logo após será levantado os questionamentos: Você conhece os direitos humanos? Quem defende eles? Como os direitos humanos podem ser violados? Se forem violados podem interferir na nossa educação?
Os Direitos Humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
 Os Direitos Humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.
 Os Direitos Humanos são comumente compreendidos como aqueles direitos inerentes ao ser humano. O conceito de Direitos Humanos identifica que cada ser humano pode desfrutar de seus direitos humanos sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outro tipo, origem social ou nacional ou condição de nascimento ou riqueza.
 Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os Direitos Humanos são “garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana”.
 Em outras palavras, as violações de Direitos Humanos estão presentes em nosso dia a dia, quando não há prestação de serviço hospitalar compatível, quando há desrespeito as diversas religiões, no trabalho infantil, na inobservância dos direitos do nosso povo indígena, e etc.
 Os Direitos Humanos estão em todos os momentos e precisamos nos ater a isso e começar a enxergá-los em cada viela, em cada espaço, assim como entender que toda vez que olharmos o outro com humanidade, estaremos exercendo aqueles tão conhecidos Direitos Humanos.
Os Direitos Humanos são um conjunto mínimo de direitos, que pertencem a cada pessoa do mundo, desde o seu nascimento até a sua morte, e que buscam assegurá-los a uma vida baseada na liberdade, igualdade e na dignidade. Eles são aplicados independentemente de onde você é, do que você acredita ou da forma como você escolhe viver sua vida.
Esses direitos não surgiram apenas por conceitos abstratos, mas a partir de uma Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, com o objetivo de atentar à comunidade mundial aos efeitos catastróficos da II Guerra Mundial, que finalizou-se em 1945.
Quatro gerações dos Direitos Humanos
Os direitos fundamentais podem ser classificados em quatro dimensões:
Direitos de liberdade – de natureza civil e política, protegem os indivíduos dos excessos do Estado, garantindo-lhe justiça, liberdade de expressão, crença, voto, etc.
Direitos de igualdade – referem-se às obrigações do Estado, tais como os direitos sociais, culturais e econômicos, com o objetivo de assegurar um mínimo de bem-estar social.
Direitos de fraternidade ou solidariedade – representam os chamados direitos difusos, que englobam o direito ao desenvolvimento ou a um ambiente saudável e equilibrado.
Direitos de quarta geração – os novos direitos procuram responder aos avanços sociais e tecnológicos recentes, como o Genoma humano ou o direito à informação.
Depois dessa conversa com os educandos será explicado a eles um pouco da história de quem defende a educação e ainda enfrenta violência por conta disto:
Depois de apresentado esse quadro iremos discutir: 
· A quem dirige os trechos escritos?
· De acordo com a Declaração quem tem direito à educação?
· Já que todos são iguais, porque algumas pessoas têm o seu direito à educação violado?
· Existe alguma maneira de mudar isso?
· Qual o nosso papel na sociedade?
Logo após essa conversa iremos realizar a atividade proposta, cada educando irá propor um artigo a ser incorporado na Declaração dos Direitos Humanos que possa melhorar a oferta de qualidade da educação e apresentará a turma.
	DATA DE APLICAÇÃO:
	ESCOLA: 
	INTEGRANTES DA EQUIPE: PAMELA SCHMIDT
	PÚBLICO: 9° ano 
	DURAÇÃO: 50 MINUTOS A 1 HORA
	UNIDADE TEMÁTICA:
	 Regimento escolar
	HABILIDADE(S) - BNCC (consulte documento na disciplina estágio)
	 Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações,reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.
	JUSTIFICATIVA
	O Regimento Escolar não trata-se de uma mera burocracia exigida pelo poder público apenas para autorizar seu funcionamento.
          Trata-se de um documento que fortalece a GESTÃO ESCOLAR onde professores, funcionários, coordenadores, alunos e pais podem e devem opinar para que a educação de uma escola seja melhorada e atinja excelência nos serviços prestados por ela.
           Está previsto na Lei de Diretrizes e Base 9394/96 onde prevê todo o funcionamento de um estabelecimento de ensino, o Regimento Escolar tem a função primordial de normatizar o funcionamento interno do Estabelecimento Educacional e irá regulamentar todo o trabalho pedagógico, administrativo e institucional com base nas disposições previamente estudadas e implementadas para cumprimento de todos os envolvidos nas atividades escolares. Uma espécie de “lei interna”, que obviamente não se contrapõe à lei pública, mas preserva o interesse comum na execução dos objetivos sociais da escola.
          Sob o ponto de vista disciplinar, qualquer penalidade que se deseje aplicar em alunos considerados transgressores de regras dependerá de previsão expressa no texto regimental. O normativo da instituição deverá dispor ainda sobre os critérios de apuração interna de cada falta cometida e as modalidades de sanção aos descumpridores, sempre resguardando-se o direito de ampla defesa a qualquer um que for acusado de prática proibida.
           No aspecto pedagógico, o Regimento exprime a própria filosofia de ensino na instituição. Embora as questões relacionadas à metodologia aplicável estejam descritas prioritariamente no Projeto- Político-Pedagógico, ambos serão documentos complementares para a realização do processo de ensino-aprendizagem. 
          Cada esfera administrativa regula o uso e a aplicação de seus respectivos Regimentos, e em última instância a escola, e sua comunidade promovem o contrato social entre os pares para atender suas necessidades e atingir o bem comum.
           É no Regimento Escolar que observamos as normas e regras da convivência diária, bem como o rol dos direitos e obrigações dos gestores, funcionários, docentes e discentes das instituições e serve de parâmetro para a vida escolar.
	OBJETIVOS
	Objetivo Geral: 
· Conhecer as normas de regulação da instituição;
Objetivo Especifico: 
· Planejamento de textos reivindicatórios;
· Compreender no cotidiano os princípios e fundamentos legais do Regime Escolar;
· Identificar a organização educacional em uma gestão democrática e participativa.
	PROCEDIMENTOS
	· Abrir o Navegador de internet, entrar no Teams; 
· Enviar convite para sala de aula virtual;
· Gerar um link da aula e enviá-lo para a direção da escola; 
· Apresentação do estagiário para os estudantes; 
· Conversação inicial; 
· Produção de questionamentos e reflexões acerca do tema; 
· Explicação do Regime Escolar
· Apresentação das imagens e textos explicativos
· Análise/reflexão do contexto do grupo
· Realização da atividade de registro
· Realização da apresentação/debate
· Finalização da aula
	AVALIAÇÃO
	A avaliação irá acontecer da seguinte forma: os educandos irão propor soluções a serem incorporadas no Regime Escolar que possa diminuir os conflitos no âmbito escolar.
	
RECURSOS
	Imagens, texto.
Computador, internet, MICROSOFT TEAMS
	REFERÊNCIAS
	Disponível em: Regimento escolar: Qual a diferença entre ele e o PPP? (lyceum.com.br)
Disponível em: regimento escolar - EducaBrasil
Disponível em: Regimento escolar: o que é e para que serve (gestaoescolar.org.br)
Disponível em: Regimento Escolar - Tudo o que você precisa saber! - SAE Digital
	DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS
	A utilização do Regimento Escolar como ferramenta de resoluções de conflitos cotidianos na escola
A aula terá inicio levantando o seguinte questionamento: Como os conflitos se apresentam no cotidiano escolar?
Desta forma vamos construir uma lista com situações violentas que os educandos da sala vivenciaram, observaram ou souberam por amigos e notícias?
Exemplo: 
· Briga entre amigos da sala por lugar na fileira
· Agressões verbais 
· Agressões físicas que começou através de uma discussão
Os alunos devem interagir, conversar abertamente sobre o assunto. E para uma conversa mais ampla eu farei algumas indagações como:
· Vocês já presenciaram situações de violência na sala de aula, na escola?
· Já souberam de casos que alunos se ofenderam gravemente?
· Houve algum caso na escola de agressão que acabou em hospitalização?
· Alguém já assistiu na televisão, internet casos sobre violência?
· Quando falamos de violência, existe apenas a física?
· O que é agressão verbal?
· O que é agressão psicológica?
· O bullying é uma situação de violência?
Por ser um tema bem delicado, a discussão será de uma forma leve com sensibilidade. 
Em seguida será mostrado um slide falando sobre Regime Escolar.
O regimento escolar é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para na sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Define os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera. Dividindo as responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando assim, que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho em suas mãos, determinando o que cada um deve fazer e como deve fazer.
O Regimento deve surgir da reflexão que a escola tem sobre si mesma, porém, deve estar de acordo com a legislação e a ordem que é aplicada no país, estado e município. Ele é um o documento administrativo e normativo de uma unidade escolar que, fundamentado na proposta pedagógica e coordena o funcionamento da escola, regulamentando ações entre os representantes do processo educativo. Ele deve ser baseado em um texto referencial e em princípios democráticos, adotados pela Secretaria de Estado da Educação que são a base para promover a discussão, a reflexão e a tomada de decisão pelos membros da escola, buscando respostas às questões referentes ao processo de ensino e aprendizagem.
Ele deve estar de acordo com uma proposta de gestão democrática, assim ele possibilitará a qualidade do ensino, fortalecendo a autonomia pedagógica e valorizando a participação da comunidade escolar que está representada através dos órgãos colegiados, como, por exemplo, o Conselho Escolar e o grêmio estudantil. Outro objetivo do Regimento é o cumprimento das ações educativas estabelecidas no Projeto Político-Pedagógico da escola.
A escola deve ser percebida como um espaço que favorece a discussão dos conhecimentos históricos acumulados pela sociedade. É através dessa construção coletiva que teremos uma organização capaz de efetivar uma educação de qualidade, gratuita e para todos, além de formar cidadãos críticos capazes de transformar a sua realidade. Dessa forma, podemos conclui que o Regimento Escolar é essencial para uma instituição escolar que busca a qualidade do ensino numa perspectiva democrática.
Logo após este levantamento, iremos todos juntos formular soluções, sugestões para aplacar os problemas levantados utilizando o Regime Escolar
· Pensem em regras que poderiam resolver os conflitos apontados se existissem no Regime Escolar.
· Quem pode mediar os conflitos e tomar as decisões, sejam professores, coordenadores e a direção.
· Não busquem apenas a ideia de punição. O Regimento pode apresentar a perspectiva de punição, mas é mais afetivo que ele seja usado como um instrumento que diminua os conflitos, não apenas os puna.
Vamos refletir com os alunos sobre o importante papel que o Regimento escolar tem, por ser um documento que orienta e normatiza as ações no âmbito escolar. Por ser um instrumento democrático, qualquer integrante da comunidade escolar pode sugerir alterações ou mesmo sugerir novas normas e regras. Situações de violência podem ser previamente resolvidas,ou pelo menos minimizadas, se o Regimento escolar for utilizado. Por isso, é importante que ele seja amplo e sempre receba atualizações que o tornem melhor e mais efetivo. A escola é uma instituição que precisa se adequar às situações da vida contemporânea, por isso, sempre que uma nova demanda surgir, a escola precisa reformular ou adequar o Regimento a ela.
Para o fechamento da aula os alunos irão apresentar as soluções criadas. 
Retomando com os alunos as características gerais do gênero Regimento escolar, fazendo um alerta sobre o fato de que, para caracterizar um texto como sendo pertencente ao gênero em questão, há necessidade de perceber a aplicação destas características na etapa de textualização.
	DATA DE APLICAÇÃO:
	ESCOLA: 
	INTEGRANTES DA EQUIPE: PAMELA SCHMIDT
	PÚBLICO: 9° ano 
	DURAÇÃO: 50 MINUTOS A 1 HORA
	UNIDADE TEMÁTICA:
	 Mundo Pessoal – Meu lugar no mundo
	HABILIDADE(S) - BNCC (consulte documento na disciplina estágio)
	Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade
	JUSTIFICATIVA
	A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade.
O papel da escola na formação do cidadão é essencial para o bom funcionamento da sociedade. De todo educador e de toda instituição da Educação Básica é esperada atenção especial a esse propósito social e, ainda mais após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, esse princípio deve nortear cada etapa do processo de aprendizagem.
Trabalhar para um futuro melhor, uma sociedade mais justa e um país mais próspero deve necessariamente passar por um investimento direto nas gerações futuras, ou seja, as crianças.
Como futuros cidadãos e cidadãs, as crianças devem aprender desde o princípio da vida social qual é o seu lugar no mundo, quais são os direitos e deveres de que dispõem (e como lutar por eles), e a importância de formar opiniões críticas e engajadas sobre os problemas da sociedade, do país e do mundo.
Nesse processo, as crianças estão inseridas em um contexto histórico e social próprio, no qual serão também agentes. A escola deve colaborar para que os mais jovens aprendam a ser e estar nesse contexto, assimilando o funcionamento das instituições, o modo como os conhecimentos são construídos e qual é o espaço que temos de transformação.
O trabalho educativo, portanto, está centrado na assimilação da cultura e do conhecimento que levará à formação histórica e social necessária para que o novo cidadão consiga compreender o contexto de sua existência e como pode se tornar um agente histórico.
	OBJETIVOS
	Objetivo Geral: 
· Reconhecer as fases da vida e a ideia de temporalidade
Objetivo Específico: 
· Reconhecer a importância da escola;
· Perceber a evolução da escola durante os anos;
· Aprender que você tem seu lugar no mundo;
· Construir um mundo melhor.
	PROCEDIMENTOS
	· Abrir o Navegador de internet, entrar no Teams; 
· Enviar convite para sala de aula virtual;
· Gerar um link da aula e enviá-lo para a direção da escola; 
· Apresentação do estagiário para os estudantes; 
· Conversação inicial; 
· Produção de questionamentos e reflexões acerca do tema; 
· Explicação da importância da escola
· Apresentação das imagens e textos explicativos
· Análise/reflexão do contexto do grupo
· Realização da atividade de registro
· Realização da apresentação/debate
· Finalização da aula
	AVALIAÇÃO
	Tabela Comparativa
	
RECURSOS
	Imagens, texto.
Computador, internet, MICROSOFT TEAMS
	DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS
	
A aula terá início com a apresentação do seguinte slide:
Para começar a conversa será levantado alguns questionamentos:
· Quem frequenta uma escola? Por quê?
· Você acredita que a escola é importante? 
· No que a escola pode mudar o mundo?
· O que é uma escola?
· O que uma escola precisa ter nos dias de hoje?
· Todas as escolas são iguais?
· O que fazemos em uma escola?
· Será que as escolas sempre foram como são hoje?
Depois que os alunos analisarem com calma as imagens, vamos conversar um pouco sobre as mesmas.
· Como são os mobiliários? Você conhece algum deles?
· Como é apresentada a estrutura física?
· Como são as roupas utilizadas? Parecem antigas ou atuais?
· Todos usam uniforme?
· O que há de semelhanças e diferenças entre as escolas apresentadas?
· Em qual dessas escolas você acha que seus pais poderiam ter estudado? Por quê?
· Por que será que existem escolas tão diferentes?
· Nossa escola é parecida com alguma das escolas que vimos? Qual? Por quê?
· Você acha que as crianças do passado se comportavam como as de hoje?
A partir deste momento as crianças irão perceber que as escolas estão situadas em diferentes realidades e tempos distintos.
O importante aqui é fazer com que os alunos possam estabelecer a ideia de que as escolas do passado tinham características próprias, que indicam um outro tempo, uma outra forma de viver. Da mesma forma, hoje temos uma escola pensada nos moldes da sociedade atual. Essa percepção contribui para que o aluno compreenda que as sociedades mudam conforme a passagem do tempo e esse entendimento pode ser fomentado a através da análise de imagens.
Papel da escola é socializar o conhecimento seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o indivíduo como cidadão. A escola é o lugar onde a criança deverá encontrar os meios de se prepara para realizar seus projetos de vida, a qualidade de ensino é, portanto, condição necessária tanto na sua formação intelectual quanto moral, sem formação de qualidade a criança poderá ver seus projetos frustrados no futuro.
Para finalizar a aula será montada um tabela com a sala comparando as escolas e sua evolução e as diferenças de algumas escolas no mundo.
	TABELA COMPARATIVA
	SEMELHANÇAS
	DIFERENÇAS
	
	
Agora que conhecemos outras escolas:
· Você observou que existem escolas bem diferentes?
· Havia alguma escola só para meninos ou só para meninas? Por que você acha que isso acontecia?
· Havia alguma coisa em comum em todas as escolas?
Os alunos deverão perceber que já existiram e ainda existem escolas totalmente diferentes ou bem similares aos tipos de escola que conhecem.

Outros materiais