Buscar

Avaliação de Pesquisa II Processos Caldeiraria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processos de Caldeiras
Aluno (a): Valéria Costa Lucena
Data: 26/05/2021
Atividade de Pesquisa II
NOTA: 10
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. Qual a definição de acidente de trabalho perante aos órgãos regulamentadores?
Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".
2. Na fabricação de peças em caldeiraria, as mesmas são obtidas a partir de processos de conformação mecânica e usinagem, portanto, devem ter propriedades que favoreçam estes trabalhos. Quais propriedades mecânicas deve ter o aço utilizado na fabricação de chapas?
· Capacidade de ser conformada (dobra, calandragem etc.), ou seja, ductibilidade;
· Boa soldabilidade, com processos de soldagem padronizados (eletrodo revestido, MIG, MAG, TIG e oxiacetilênico);
· Baixo custo;
· Geometria superficial uniforme.
3. Para a fabricação de uma curva de gomos de 90°, um caldeireiro vai utilizar uma chapa de aço-carbono de 1,5 mm de espessura. Indique o tipo de calandra ideal para curvar as chapas dessa espessura e qual procedimento deve ser realizado.
A calandra ideal para esse serviço é a de acionamento manual pois esse tipo possui volante/alavanca para movimentar os rolos, sendo destinado a lotes pequenos e limitado a chapas com espessura de 0,3 mm a 2,5 mm, com até 1.800 mm de comprimento
4. Para atender as necessidades das indústrias petrolíferas, foram desenvolvidas matérias com alta resistência à oxidação, principalmente em ambientes marinhos. Pesquise quais são as ligas de aço utilizadas nas áreas do petróleo e gás.
A indústria de óleo e gás enfrenta ambientes extremamente agressivos, o que exige a utilização de materiais com elevadas resistência à corrosão e tenacidade, propriedades presentes nos diversos tipos de aços inoxidáveis. Há cerca de uma década, a indústria do petróleo passou a especificar o uso intensivo de Ligas Resistentes à Corrosão – LRCs (ou, no termo inglês correspondente, CRAs – Corrosion Resistant Alloys), incluindo aço inoxidável superaustenítico e suas variações, dúplex e superdúplex, no dimensionamento de tubos, conexões e válvulas, por exemplo.
Essa tendência foi impulsionada principalmente por falhas ocorridas nos equipamentos que já estavam em operação, nos quais o aço inoxidável convencional não conseguiu atingir desempenho adequado. O aprendizado sobre o custo da corrosão e seu impacto na produção e na segurança das operações também foi determinante para a expansão do uso das LRCs.
Hoje, quase todos os produtores de petróleo optam por equipamentos com ligas resistentes a corrosão, mas ainda há muito a aprender sobre como outras ligas desta categoria podem ampliar ainda mais o desempenho e a integridade desses equipamentos. Também é preciso observar que as ligas mais simples resistentes à corrosão não passam de um aprimoramento das classes convencionais de aço inoxidável, por isso também têm limitações e não conseguem solucionar, sozinhas, todas as necessidades da planta.
5. Quais são os processos de soldagem mais utilizados em caldeiraria? Quais as vantagens da utilização do processo de soldagem ao arco elétrico com eletrodo revestido?
Os principais processos de soldagem utilizados em caldeiraria são divididos em dois grupos: soldagem ao arco elétrico e soldagem a gás.
A soldagem com arco eletrico com eletrodo revestido utiliza um eletrodo de material metálico com revestimento químico que, com a fusão causada pelo arco elétrico, produz gazes que protegem a poça de fusão. O material líquido do revestimento se mistura ao metal base e melhora as propriedades físicas e químicas da solda. A escolha do eletrodo se dá em função do tipo de material e posição de soldagem e apresenta as seguintes vantagens:
· Equipamento de baixo custo, comparado a outros processos, e fácil de transportar;
· Os insumos utilizados são de fácil manuseio;
· Há poucos parâmetros de regulagem da máquina para soldagem (intensidade da corrente, polaridade e tipo de eletrodo a ser utilizado);
· Atende a um grupo grande de materiais.
6. Para a correta seleção e utilização dos parafusos, quais dimensões devem ser observadas para a correta aplicação e seleção de parafusos?
Deve se observer as dimensões do Diâmetro externo ou maior da rosca, o Comprimento do corpo e da rosca e a altura da cabeça
 
7. Descreva o processo de execução para dobrar na prensa dobradeira, incluindo os procedimentos de segurança.
A prensa dobradeira conforma as peças por meio da compressão do punção na chapa apoiada na matriz, e é utilizada para espessuras maiores que as peças fabricadas pela viradeira, porque são acionadas por sistema hidráulico.
As dobradeiras devem possuir proteções em todas as áreas de risco, podendo ser fixas, moveis, dotadas de intertravamento por meio de chaves de segurança e/ou dispositivos eletrônicos, suficientes para prevenir a ocorrência de acidentes, podem dispor de proteção do tipo cortina de luz, desde que adequadamente selecionada e instalada e/ou acionamento bimanual
Podem ser utilizados os pedais com atuação elétrica, pneumática ou hidráulica, dentro de uma caixa de proteção, respeitando as dimensões previstas na NBRNM -ISO 13853:2003. Não se admite o uso de pedais mecânicos. Pode ser afastada a exigência de enclausuramento da zona de prensagem, desde que adotadas medidas adequadas de proteção aos riscos existentes.
O número de pedais deve corresponder ao número de operadores na máquina, com chave seletora de posições tipo yale ou outro sistema com função similar, de forma a impedir o funcionamento acidental da máquina sem que todos os pedais sejam acionados, conforme NBR 14154:1996
Nas dobradeiras com acionamento por engate por chaveta ou freio embreagem mecânico, jamais devem ser trabalhadas peças de pequenas dimensões, onde o operador fica segurando a peça a ser dobra da próximo à matriz até a conformação, pois, uma vez acionada, o punção parte do ponto morto superior diretamente para o ponto morto inferior, sendo impossível parar este movimento.O uso de dobradeiras com engate por chaveta só é permitido para chapas grandes, onde o operador não necessita aproximar-se da zona de operação.
Cuidados adicionais, como emprego de posicionadores, devem ser adotados a fim de evitar riscos adicionais no momento da conformação da peça, pois dependendo do ângulo da ferramenta a chapa poderá sofrer uma rápida movimentação, partindo da posição horizontal paralela à mesa para uma posição próxima da vertical, podendo atingir o trabalhador neste momento.
8. Para permitir a conexão de um tubo com 1” de diâmetro em um tubo com 3⁄4” de diâmetro, qual é a conexão indicada?
Pode se usar a bucha redução (rosca femea em uma extremidade e macho na outra) ou luva de redução (normalmente rosca femea em ambas extremidades)
9. As conexões utilizadas em tubulações industriais são fabricadas em diversos tipos de metais e processos, para atender necessidadesespecíficas. Pesquise sobre os materiais e processos utilizados na fabricação desses tipos de elementos de tubulações.
As conexões de média pressão da fabricante TUPY, muito utilizada em redes de distribuição GLP, são fabricadas em ferro fundido maleável conforme ABNT NBR 6925, já as s Buchas de Redução e os Bujões seguem a norma ASME B 16.14 e uniões ASME B 16.39
As conexões de alta pressão desse mesmo fabrincante usam Ferro fundido maleável de núcleo preto e seguem a norma  ASTM A 197. A norma ABNT NBR 6590 foi cancelada em Out/2015
10. Qual é a definição de repuxamento e como o caldeireiro pode realizar esta operação com precisão e segurança?
Repuxamento é um processo que consiste na conformação de chapas metálicas em peças profundas, sem costura, com formatos circulares ou semicirculares. A chapa é conformada contra um molde em movimento rotativo pela ação de compressão de um rolete.
É um metodo empregado para a fabricação de fundos para tanques de aço, cúpulas, luminárias, etc
Avaliação de Pesquisa II: Processos de Caldeiras

Outros materiais