Buscar

Relatório de Programação II: Coleções, Exceções, JDBC e MVC

Prévia do material em texto

AV1 – Programação II
Irei apresentar um relatório aonde será abordado todos os assuntos visto em “sala” de aula durante esse período de tempo, que consiste nos seguintes assuntos: Coleções, Exceções, JDBC e MVC.
Coleções
O que é coleção, é um conjunto bem definido de interfaces e classes que é usada para representar e tratar um grupo de dados como uma única unidade. A coleção ela contém três elementos: interfaces, implementações e algoritmos.
Nas Interfaces temos a seguinte divisão: 
· Set;
· SortedSet; 
· List;
· Queue; 
· Map;
Nas interfaces a cimas temos diversas formas de implementações que são usadas para armazenar as coleções, porém vou listar apenas as vistas em aula.
ArrayList – é igual ao um array que o seu tamanho pode crescer, a busca por um elemento é rápida, porém se quisermos fazer inserções ou exclusões é um processo lento e trabalhoso. Um exemplo, se você tem uns carrinhos de coleção e quer criar um catalogo e cada carro desse recebendo um número como se fosse um índice para facilitar no acesso.
LinkedList – é uma lista que tem cada nó contendo um dado e uma referência para o próximo nó. Diferente do ArrayList a busca é linear ou seja mais lenta já a inserção e exclusão são rápidas, devemos usar o LinkedList quando a nossa aplicação demandar muita inserção e exclusão. Um exemplo, digamos que você tem uma loja então você poderia usar para gerenciar o seu estoque.
TreeSet – Os dados estão classificados, porém o acesso é mais lente se compararmos ao HashSet. Quando usa? Se sua necessidade for um conjunto com elementos não duplicados e o acesso é em ordem natural use o TreeSet. É bom usar o TreeSet para a mesmas aplicação que HashSet mas você vai ter a vantagem da ordem natural.
HashSet – O acesso aos dados é muito rápido quando comparado ao TreeSet, mas nada garante que os dados estarão ordenados. Quando usar o HashSet se a ordem não for importante e quando você possuir elementos únicos sem duplicadas. Um exemplo, seria um catalogo de músicas. 
HashMap – É baseado na tabela de espalhamento, e permite chaves e valores nulos. Não vai garantir que os dados ficaram organizados. Você deve usar quando a ordem não for importante e seja necessário um ID. Um exemplo seria um programa para gerenciar os alunos de uma escola aonde poderíamos usar cpf ou a matricula como chave.
LinkedHashSet- ele é derivado do HashSet, porém se mantém a lista duplamente ligada através dos seus itens. Os elementos eles são iterados na ordem em que foram inseridos. Um exemplo seria usá-lo para registrar a chegada dos corredores de uma maratona. 
TreeMap – Ele implementa a interface SortedMap, temos a garantia que o mapa estará ordenado de forma ascendente das chaves, porém você pode especificar uma ordem diferente. Devemos usar quando queremos um map organizado, ele é semelhante ao HasMap a diferença que o Treemap perde no desempenho.
LinkedHasMap – ele matém uma lista duplamente ligada através dos seus itens. A ordem da iteração é a mesma que as chaves foram inseridas no map. Se você precisar de map aonde os seus elementos são iterados na ordem em que foram inseridos é só usar esta implementação. Um exemplo seria os corredores da maratona, onde a chave seria o número que cada um recebe no ato da inscrição.
Um exemplo prático:
import java.util.*;
public class ListaAluno {
 public static void main(String[] args) {
 List<String> lista = new ArrayList<String>();
 lista.add("João da Silva");
 lista.add("Antonio Sousa");
 lista.add("Lúcia Ferreira");
 System.out.println(lista);
 }
}
Exceções
Vamos entender o que é uma exceção, quando criamos um programa em Java, há uma possibilidade de ocorrer erros durante a execução do mesmo. Bom esses erros são as exceções que podem ser provenientes de erros de logica ou acesso a dispositivos e também há arquivos externos até mesmo divisão por 0. Ou seja, as exceções ocorrem quando algo imprevisto acontece. Uma maneira de contornar esses imprevistos é realizar o que chamamos de tratamento de exceção.
Exceção - Sintaxe
A gente declara as exceções nas assinaturas dos métodos, usando o comando throw.
Quando uma exceção é lançada, mas não foi tratada no método, ela passa para o método que a chamou, ela sobe através das chamadas de métodos até que seja tratada.
Tratamento de Exceção - é feito pelo Try – Catch

Continue navegando