Buscar

Questões - Linguística Textual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS - FAFIDAM
CURSO DE LETRAS
LINGUÍSTICA TEXTUAL
Questão única - Nesta disciplina, um dos conceitos basilares para a compreensão da Linguística Textual é o de gêneros textuais. Nas últimas duas aulas, esse conceito foi discutido junto à turma. A partir desse conceito faça o que se pede. 
a) Com base na compreensão de gêneros textuais enquanto “tipos relativamente estáveis de enunciados” (BAKHTIN, 2016), explique a estabilidade relativa dos gêneros e sua relação com as demandas da sociedade. (Máximo 15 linhas)
Os gêneros textuais passam a ser compreendidos enquanto relativamente estáveis a partir do momento em que são realizados em comunidades que adotam práticas sociais específicas. Uma vez reconhecidos e utilizados em determinados grupos discursivos, passam a atender os objetivos comuns a todos os membros que o compõem, utilizando a linguagem e valendo-se de estruturas relativamente semelhantes.
A fim de alcançar determinados objetivos, os indivíduos destas comunidades discursivas se munem de estratégias comunicativas específicas, utilizando gêneros textuais que funcionem como meio para alcançá-los. Apesar de serem abordados como relativamente estáveis, os gêneros não podem ser vistos como estritamente estanques, uma vez que são entidades dinâmicas que se tornam fluidas de acordo com as práticas socioculturais.
b) Marcuschi (2008, p. 149) aduz que gênero pode ser diversos conceitos, a saber, categoria cultural, esquema cognitivo, forma de ação social, estrutura textual, forma de organização social e ação retórica. Escolha dois desses aspectos e discorra sobre eles na perspectiva do gênero, usando exemplos.
Um dos conceitos atribuídos ao gênero suscita a ideia de categoria cultural. Como uma espécie de ponte entre o discurso e o texto, eles correspondem às formas reconhecíveis por determinadas comunidades ou grupos de acordo com as situações de comunicação em que ocorrem. Em uma tribo indígena em que se fala uma língua em particular, por exemplo, os indivíduos se relacionam através da linguagem de maneira que as ações tomadas a partir dela fazem sentido entre os membros dessa comunidade, pois são vinculados à vida social e cultural, o que estabelece relação direta com o gênero enquanto esquema cognitivo, fator que permite que haja a percepção e reconhecimento por parte dos membros.
Os gêneros também atuam como forma de ação social, pois definem as atitudes a serem tomadas e conduzem práticas sociais, históricas, culturais, influenciando em ações que interferem nas comunidades em que circulam e, em última instância, dizendo algo sobre o mundo. Ema uma comunidade acadêmica, por exemplo, a compreensão dos gêneros influencia diretamente nas relações travadas entre os membros e os interesses que incorporam e nas suas produções textuais.

Outros materiais