Buscar

Artes cênicas _ Avaliação final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Artes Cênicas (ART17)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:673022) ( peso.:4,00)
	Prova:
	32920728
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O Teatro do Oprimido teve início com os estudos de Augusto Boal, que foi o responsável pela fundação da estética teatral brasileira mais conhecida por todo o mundo. No que consiste o Teatro do Oprimido e qual a sua influência na educação?
	Resposta Esperada:
Teve origem a partir de discussões e reflexões políticas e da conscientização do público. Abordava um pensamento mais capitalista. A maior contribuição de Augusto Boal para a educação foi a disseminação do pensamento de que qualquer pessoa pode atuar, ou seja, a transformação da ideia de que qualquer pessoa pode fazer teatro e de que não precisa ser um ator para pisar num palco.
	2.
	Para realizar uma adaptação de um texto ou narrativa para a linguagem teatral é importante considerar que essa tarefa exige cuidados e que deverá ser feita por alguém que tenha conhecimento das particularidades dessa linguagem. Ao reescrever um roteiro, várias são as atividades de alteração como sequência de cenas e suas subdivisões. Disserte sobre os desafios de se trabalhar a adaptação teatral na escola, apontando algumas sugestões ou caminhos possíveis.
	Resposta Esperada:
O primeiro passo é a escolha do texto a ser adaptado, e o mais indicado é um texto que não seja muito complexo, para facilitar o trabalho. Escolhido o texto, deve-se ler em voz alta, observar e perguntar sobre o assunto, título e significado da obra, sua contextualização, quantos e quais personagens e como eles se relacionam. Em seguida, pode-se dividir a turma em equipes e orientá-los a adaptar o texto para a forma dramática. Os alunos deverão criar diálogos, pontuar no roteiro indicações de ações, entonações de voz e movimentos, além de propor figurinos e cenários. Para facilitar a compreensão e a criação, os alunos podem utilizar uma linguagem menos formal e mais atualizada.
Parte inferior do formulário

Outros materiais