Buscar

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Prévia do material em texto

RESUMO SISTEMA RESPIRATÓRIO
-Essencialmente, consiste na absorção de O2 e eliminação de CO2
-Sangue como um elemento intermediário entre as células do organismo e do meio habitado pelo ser vivo, servindo, pois, como condutor de gases entre eles.
-Normalmente dividido em porção de condução e porção de respiração
PRIMEIRA PORÇÃO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO - ORGÃOS TUBULARES
-Função : levar o ar inspirado até a porção respiratória (representado pelos pulmões)
-Trajeto do ar expirado depois dos pulmões, - brônquios - traquéia (dois órgãos considerados como tubulares, apenas condutores de ar
- Acima destes, estão : laringe (também responsável pela fonação), faringe (relacionada ao sistema digestório - parte dela serve como condutora de alimentos) e nariz (porções que ocupam a função olfatória)
O NARIZ 
- Dividido em : 
- Nariz externo, cavidade nasal e seis paranasais.
NARIZ EXTERNO
- O nariz constitui uma passagem para o ar, funciona como uma estrutura condicionadora do ar (filtra, aquece e umidifica)
- Nariz Externo é visível externamente no plano mediano da face.
- Possui raiz, base, duas fendas denominadas narinas , separadas por um septo que se comunicam com o meio externo pela cavidade nasal.
- Ponto mais projetado se denomina ápice e entre eles se estende o dorso do nariz.
- O esqueleto do nariz é osteocartilagíneo 
CAVIDADE NASAL
- Comunica-se com o meio externo através das narinas
-PS: Coanos - marcam o limite entre a cavidade nasal e a porção nasal da faringe.
- Septo nasal aparece quase sempre desviado para a direita 
- Constituído por partes cartilagíneas (cartilagem do septo nasal) e óssea (lâmina perpendicular do osso etmóide e osso vômer)
- A e B = labirintos etmoidais, que recebem também o nome de SEIOS ETMOIDAS, (um dos SEIOS PARANASAIS)
- C = lâmina cribriforme (apresenta numerosas aberturas destinadas à fibras do nervo olfatório PS : em traumatismos cranianos pode haver a fratura deste, associado à ruptura da meninge, e isso faz extravasar o líquido cerebrospinal pelo nariz. 
- D = lâmina perpendicular (contribui para a formação do septo nasal)
- E = crista etmoidal, no plano mediano.
- Projeções da face medial de cada labirinto = CONCHAS NASAIS, que projetam na cavidade nasal e delimitam espaços denominados MEATOS), são recobertas de mucosas e têm como função aumentar a superfície mucosa da cavidade nasal, pois ela (a superfície) umedece e aquece o ar inspirado.
- Possuímos meato superior, médio e inferior.
- A cavidade pode ser dividida em vestíbulo, região respiratória e região olfatória. 
- O vestíbulo segue-se imediatamente às narinas, compreendendo uma pequena dilatação revestida de pele e apresenta pêlos
- Região olfatória no homem é bastante reduzida e partem dibras nervosas que em conjunto constituem o nervo olfatório
- PS : MUCOSA DA CAVIDADE NASAL é muito vascularizada. Frequetemente é comum hemorragia nasal (epistaxe). Essa vascularização tem grande poder de absorção, o que é aproveitado para administração por via oral de substancias medicamentosas
SEIOS PARANASAIS
- Cavidades dos ossos do crânio (frontal, maxila esfenóide e etmoide)
- Essas paredes ósseas são muito finas, podendo ser rompidas em processos patológicos
- Seio esfenoidal desemboca acima da concha superior, seio etmoidal no meato superior e médio e esse último abrem-se também os orifícios de comunicação com os seios frontal e maxilar.
- Cavidade nasal situa-se superiormente à cavidade bucal, separada pelo palato (duro (ósseo) e mole (muscular)
FARINGE
- Tubo muscular associado aos sistemas digestório e respiratório.
- Possui três partes : Parte NASAL, superior que se comunica com a cavidade nasal através das COANAS. Parte ORAL, média, comunicando-se com a cavidade oral por uma abertura denominada ISTMO DAS FAUCES. PARTE LARÍNGEA, inferior, situada posteriormente à laringe
- Na parte lateral da parte nasal da faringe apresenta-se o ÓSTIO FARÍNGEO DA TUBA AUDITIVA, uma abertura que marca a desembocadura da tuba auditiva.
- A tuba auditiva comunica a parte nasal da faringe com a cavidade timpânica da orelha média, situada no osso temporal. PS: Assim, iguala as pressões do ar externo e daquele contido na cavidade timpânica, por outro lado, essa comunicação explica como infecções da faringe podem propagar-se à orelha média!
- O ósteo faríngeo da tuba auditiva está limitado superiormente por uma elevação em forma de meia lua, muito nítida denominada TORO TUBÁRIO!
LARINGE
- É outro órgão tubular situado no plano mediano e anterior ao pescoço.
- Orgão de via aerífera e também responsável pela fonação 
- Apresenta esqueleto cartilaginoso. A maior das cartilagens é a tireóidea, constituídas de duas lâminas (se unem anteriormente em forma de “V”) denominada cartilagem cricóidea e cartilagem aritenóidea, a cartilagem epiglótica, ímpar e mediana, é fina e lembra uma folha peciolada.
- Superfície interrna de uma laringe cortada sagitalmente (9.9) Observa-se uma fenda antero-posterior, que leva a uma invaginação, o ventrículo da laringe. Essa fenda está delimitada por duas pregas : superior (preva vestibular) e inferior (prega vocal)
- Porção da cavidade situada acima da prega vestibular é o vestíbulo, que se estende até o orifício de entrada da laringe, o ádito da laringe
- Glote : porção compreendida entre as pregas vestibular e vocal, abaixo delas, a cavidade infragótica.
- Pregas vocais constituidas pelo ligamento e pelos músculos vocais, revestidos de mucosa, e o espaço existente entre elas é denominado rirma glótica
 
TRAQUÉIA E BRÔNQUIOS
- A laringe se liga à traquéia, uma estrutura cilindróide constituída por uma série de anéis cartilaginosos em forma de C, sobrepostos e ligados entre si pelos ligamentos anulares.
- A parede posteriorr constitui a parede membranácea da traquéia, que apresenta musculatura lisa.
- As cartilagens da traquéia proporcionam-lhe rigidez suficiente para impedí-laa de entrar em colapso, e também garante a mobilidade e flexibilidade
- Sofre um ligeiro desvio para a direita próximo à extremidade inferior, antes de se dividir nos brônquios principais, (direito e esquerdo), que se dirigem aos pulmões.
- Tipos : brônquios de primeira, segunda e terceira ordem (esses últimos possuem os segmentos broncopulmonares).
 
PLEURA E PULMÃO 
- Os pulmões direito e esquerdo são os órgão principais da respiração, que captam o oxigênio atmosférico e desprende em gás carbônico
- Entre eles há uma região denominada mediastino, ocupada pelo coração
- Lá reconhecem-se duas porções o mediastino superior e o inferior. Esse último está dividido em mediastino anterior mediastino médio e mediastino posterior
- Cada pulmão é envolto por um saco seroso denominado pleura que reveste a parte superficial e continua com a pleura parietal, que recobre a parte interna da parede do tórax.
- Entre as pleuras há a bcavidade da pleura que contém uma película de líquido que permite o livre deslizamento de um folheto contra o outro. 
- Os pulmões, como são de forma cônica, apresentam um ápice, base (descansa sobre o diafragma, que é conhecido também por face diafragmática) e duas faces : costal e mediastinal. 
- Os pulmões se dividem em lobos, que, apesar de existirem variações anatômicas, são, via de regra (3) para o direito e (2) para o esquerdo
- No homem, o pulmão direito : Lobos superior, médio e inferior, separados por fendas profundas, fissuras oblíqua e horizontal. 
- No homem, o pulmão esquerdo : Lobo superior e inferior, e fissura oblíqua.
- Lobos pulmonares divididos em segmentos broncopulmonares.
- Na sua face mediastinal, cada um dos dois pulmões possuem uma fenda em forma de raquete denominada hilo do pulmão, pelo qual entram ou saem brônquios, vasos e nervos pulmonares, CONSTRUINDO A RAIZ DO PULMÃO.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes