Buscar

AV 1 Metodologia (José Almir)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV 1 Metodologia Ad. De Solu. De Conflitos
Nome: José Almir Pereira Do Carmo	Matricula: 201802036351
Campus: João Uchoa	 Período: Noturno
1. Marque a alternativa que NÃO CONTEMPLA uma das habilidades essenciais de um bom negociador (1,0 PONTO):
(b) rigidez, pois a flexibilidade exporia sempre um dos negociadores ao risco de ceder em algum ponto não interessante para ele durante a negociação;
2. Assinale a assertiva que NÃO CONTEMPLA uma das possíveis medidas para a efetivação dos métodos adequados de solução de conflitos (MASCs) (1,0 PONTO):
(a) utilizar o Poder Judiciário como o primeiro caminho para a solução de todos os conflitos, cabendo aos MASCs uma função subsidiária de resolver apenas as controvérsias não solucionadas pelo juiz togado;
3. A respeito da Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, marque a alternativa CORRETA (1,0 PONTO):
(a) pode-se afirmar que o CPC/2015 seguiu várias diretrizes da Resolução, ao prever a mediação e a conciliação como pilares da estrutura processual, fomentando a autocomposição em diversas fases processuais, inclusive pré-processuais.
4. Sobre a relação dos métodos adequados de resolução de conflitos (MASCs) com o princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional, assinale a alternativa CORRETA (1,0 PONTO):
(b) o conflito entre os MASCs e o princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional é apenas aparente, pois o Judiciário deve desempenhar um papel subsidiário, quando outros meios de resolução de conflitos não puderem atingir a utilidade desejada para satisfazer as partes;
5. A respeito do desenvolvimento dos métodos adequados de resolução de conflitos (MASCs) pelo mundo, assinale a alternativa INCORRETA (1,0 PONTO):
(d) dentre os países da América Latina, pode-se dizer que apenas o Brasil fez avanços para a implementação dos MASCs, sendo um caso pioneiro e único na experiência latino-americana em relação ao tema.
6. Estabeleça a relação entre o princípio do acesso à justiça e o desenvolvimento e efetivação dos meios adequados de resolução de conflitos (1,0 PONTO).
R: Podemos encontrar o princípio do acesso à justiça no inciso XXXV do art. 5º da CF de 88, sem dúvida, este princípio é importantíssimo para toda a camada da sociedade, pôs com ele todos puderam ter acesso ao seus direitos, dos mais ricos aos mais pobres, tiveram acesso à justiça, mas ao mesmo tempo que ajudou aos cidadãos a terem facilidade a ingressar com suas demandas ao judiciário encontra partida criou uma grande demanda de processo e por conta disso os meios adequados de resolução de conflitos tornasse indispensável para a diminuição das demandas encaminhada ao judiciários tornando-o mais céleres com seus processos e as demandas encaminhadas ao médios adequados de resolução de conflitos tenham soluções mais efetivas, justas e rápidas tendo em vista que possui diversas portas que podem utilizar para a melhor solução da demanda.
7. No que consistem a “autotutela”, a “autocomposição direta”, a “autocomposição assistida” e a “heterocomposição”? Responda fornecendo exemplos para cada um desses institutos (1,0 PONTO).
R: Autotutela é quando as próprias partes resolvem o conflito entre elas por meio de força, poder econômico entre outras coisas, a auto tutela é crime e está tipificado no Art. 345 do CP e caso tenha sido praticado pelo estado, encontrasse no caput do Art. 350 do CP como abuso do poder do Estado. (Exemplo: um casal se separam e o homem por ser mais forte decide quais bens ele vai ficar, sem a mulher poder escolher nada da partilha.)
A auto composição direta assim como a autotutela as partes tentam solucionar o conflito entre eles, mas neste caso eles não utilizam de força para resolver o conflito. (Exemplo: Um casou se separando resolvem por si só a partilha dos bens, sem precisar de ninguém)
A auto composição assistida, neste caso as partes tentam solucionar o conflito com a ajuda de um terceiro imparcial que ajuda as partes a terem um a melhor acordos entre ambas. (Exemplo: Um casou separando que não conseguem resolver sozinhos a partilha dos bens e chama um amigo para ajudar, este amigo é imparcial, mas a decisão final de como ficará a partilha dos bens é do ex casal e não do amigo.) 
A heterocomposição as partes que estão em conflitos deixa um terceiro decidir qual será a melhor forma de resolver o conflito. (Exemplo: É como funciona o judiciário, a um juiz que por meio das declaração das partes decide como será a resolução do conflito. E as partes devem obedecer)

Outros materiais