Buscar

AV1 - Logística Integrada

Prévia do material em texto

Histórico de tentativas
	
	Tentativa
	Tempo
	Pontuação
	MAIS RECENTE
	Tentativa 1
	22 minutos
	15 de 15
 As respostas corretas estarão disponíveis em 1 jun em 0:00.
Pontuação desta tentativa: 15 de 15
Enviado 31 mai em 19:37
Esta tentativa levou 22 minutos.
 
Pergunta 1
1,5 / 1,5 pts
A quarta fase de integração da Logística é a Integração Estratégica que teve início no ano 2000 e continua até os dias de hoje. Nessa fase todas as decisões das empresas são estratégicas e devem ser tomadas em conjunto e compartilhadas. Assinale a alternativa que representa uma palavra-chave nessa quarta fase:
  
Relação ganha-perde
 
  
Parceria
 
  
Separação
 
  
Diferenciação
 
  
Competição
 
 
Pergunta 2
1,5 / 1,5 pts
O ponto de partida de qualquer integração logística é o consumidor. A partir do que ele espera, os relacionamentos são determinados de forma a atender satisfatoriamente suas expectativas. Isso significa que a empresa que for mais rápida será vencedora e conquistará seu consumidor de forma efetiva. Para que isso ocorra a integração deve estar presente em todo o processo até o produto chegar a você.
Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de logística integrada:
  
A logística integrada busca a redução de custos com foco na expectativa do consumidor.
 
  
A logística integrada conecta fornecedores, parceiros comerciais e clientes.
 
  
A logística integrada vincula e sincroniza a cadeia de suprimentos como um processo contínuo e essencial para a conectividade efetiva da cadeia.
 
  
A logística integrada se preocupa em transportar e posicionar geograficamente o estoque.
 
  
A logística integrada busca impulsionar o posicionamento estratégico.
 
A resposta correta é que a logística integrada vincula e sincroniza a cadeia de suprimentos, porque é um processo que implica no envolvimento de todos os elementos da cadeia produtiva com foco na redução de custos e rapidez na entrega, conforme indicado na unidade 1, quadro 1.1, e também nas considerações finais do livro-texto de Logística Integrada.
 
Pergunta 3
1,5 / 1,5 pts
O surgimento da era da informação ou da era digital, que teve início no final do século XX e ainda avança no século XXI, impactou de forma significativa as operações das empresas. Nesse cenário é correto o que se afirma em:
  
Empresas que antes não mantinham estoques passaram a tê-los.
 
  
Prestadores de serviços passaram a manter estoques altos de suprimentos.
 
  
O processamento de pedido, que antes era feito em até dois dias, passou a ser feito em 30 dias.
 
  
Antes da era digital, os estoques proporcionavam um rápido atendimento ao cliente, sem encarecer o produto.
 
  
O foco no estoque passou a ser foco nos resultados.
 
 
Pergunta 4
1,5 / 1,5 pts
A partir das assertivas abaixo, assinale a alternativa correta:
I – O modelo de negócio puxado tem início com a venda ao consumidor.
II – O modelo de negócio empurrado possui uma etapa de armazenagem antes da venda.
III – O modelo de negócio empurrado precisa focar na integração com os fornecedores.
IV – O modelo de negócio puxado deve trabalhar na integração com os contatos próximos ao consumidor, como vendedores e representantes.
  
As afirmativas II e III estão corretas.
 
  
As afirmativas III e IV estão incorretas.
 
  
As afirmativas I e III estão corretas.
 
  
Somente a afirmativa I está correta.
 
  
Somente as afirmativas I e IV estão incorretas.
 
 
Pergunta 5
1,5 / 1,5 pts
Leia o “case” a seguir.
Leandro foi contratado como consultor em logística integrada pela empresa “Vila Real e Cia.” Uma de suas prioridades é definir o tipo de modal que norteará as estratégias de distribuição dos produtos da empresa, tanto no mercado interno quanto para conquistar o mercado externo: uma das metas da Vila Real é, em cinco anos, estar presente em todos os continentes. A razão é que o grupo de investidores deseja reduzir a dependência dos lucros da companhia em relação ao mercado interno, que vem se apresentando muito instável econômica e politicamente.
Para realizar suas recomendações, Leandro analisou cinco características de cada modal.
Sendo assim, entre outras, Leandro analisou:
  
Custo absoluto, custo relativo e custo total.
 
  
Velocidade, disponibilidade e confiabilidade.
 
  
Inovação, sazonalidade e compromisso.
 
  
Localização geográfica, concorrência e chefias.
 
  
Legislação, histórico e parcerias prévias.
 
 
Pergunta 6
1,5 / 1,5 pts
Leia atentamente o “Case” de logística a seguir.
Jorge foi contratado para gerenciar a logística de um importante atacadista, que fornece suprimentos no setor alimentício. Entre os clientes, encontram-se redes de franquias de fast food, hospitais, escolas praças de alimentação de shopping centers. A diretoria está pensando, também, em abrir um novo braço, para atender o catering de companhias de aviação. Os estudos mercadológicos estão adiantados, mas é necessário organizar o setor de logística para reduzir eventuais riscos nos investimentos, que são vultuosos.
O primeiro passo de Jorge foi realizar um completo diagnóstico da empresa. Neste diagnóstico, percebeu que existe uma mistura entre dois grupos de atividades, que deveriam ser analisados separadamente.
Os dois grupos de atividades aos quais Jorge se refere são:
  
Atividades administrativas e atividades de chão de fábrica.
 
  
Atividades humanas (RH) e de matérias primas (insumos).
 
  
Atividades de apoio e atividades primárias.
 
  
Atividades próprias e atividades terceirizadas.
 
  
Atividades de saída (entregas) e de entrada (insumos).
 
 
Pergunta 7
1,5 / 1,5 pts
Leia atentamente o texto a seguir.
A crise econômica que afeta o Brasil, reduzindo consumo, provocando queda no poder aquisitivo da população, bem como aumento do desemprego, levou as indústrias a buscarem saídas alternativas para não fecharem suas portas.
Nesse cenário, o papel da logística torna-se relevante, pois cabe a ela tornar a empresa mais competitiva, agregando diferenciais para reduzir custos e manter (ou ampliar) a participação no mercado.
As montadoras de veículos, pensando nisso, utilizam um sistema diferenciado para manter estoques baixos e evitar imobilização de capital. Elas utilizam o conceito de sistemistas.
A respeito dos sistemistas, é correto afirmar que:
  
São fornecedores menores de componentes, geralmente ligados às indústrias automotivas, que os entregam diretamente à outros fabricantes.
 
  
São fornecedores que operam no sistema dos 5 Sensos e com os processos de qualidade total (just in time, kanban e outros).
  
São modelos de caráter econômico, que definem políticas internas junto aos colaborados, com sistemas de recompensa para aumento da produtividade e redução do desperdício.
 
  
São softwares de gerenciamento logístico que empregam sistemas virtuais de simulação reduzindo a necessidade de manutenção de estoques altos.
  
São sistemas que empregam múltiplos modais para reduzir os custos de transporte e agilizar as entregas.
 
 
Pergunta 8
1,5 / 1,5 pts
Para Turban, Rainer Jr. e Potter (2005, p. 5) a Tecnologia de Informação (ou TI) possui um contexto amplo, sendo “um conjunto dos componentes tecnológicos individuais, normalmente organizados em sistemas de informação baseados em computador”.
 
As alternativas abaixo apresentam dispositivos e tecnologias que permitem a coleta, a manipulação, o armazenamento e a distribuição da informação, exceto:
  
Programas, sistemas e aplicações.
 
  
Computadores de grande porte.
 
  
Dispositivos transmissores e receptores.
 
  
Periféricos e mídia magnética.
 
  
Material de promoção e distribuição.
 
 
Pergunta 9
1,5 / 1,5 pts
A Letsara, transportadora que atua no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, adotou a solução TMS da Senior para gerenciar suas operações, com o objetivo de obter mais agilidade e unicidade nas informações.A solução é destinada ao controle das coletas e entregas, fretes e expedição de carga. Além disso, o TMS da Senior proporciona total controle sobre a frota, gerenciando itens como gasto de pneus, consumo de combustível,manutenções periódicas e disponibilidade dos veículos. Outra funcionalidade do TMS é o auxílio no acerto de contas com os motoristas, uma vez que o sistema consegue controlar multas e acidentes e assim fazer os descontos corretos na hora do pagamento“Optamos pela solução pois ela permite realizarmos o gerenciamento documental de forma centralizada. Assim, as informações ficam on-line e excluímos trabalhos redundantes”, afirma Rafael Bellini Morais, gerente de Operações e Transporte da Letsara. “Todos os colaboradores dos países em que atuamos operam com a ferramenta. O TMS da Senior funciona como uma espécie de painel, onde cada unidade insere documentos e informações e a solução faz o trabalho de centralização para gestão e controle”, detalha o executivo.“A solução TMS consegue atender às necessidades dos nossos clientes e ajudá-los no controle de suas operações. Como consequência, agiliza os processos de tomada de decisão, gerindo de forma eficiente todo o ecossistema e obtendo eficiência operacional, com significativa redução de custos”, explica o gerente de Produto Logística da Senior, Anderson Benetti.
Revista Tecnologística - 20 de dezembro de 2016.Disponível em: http://www.tecnologistica.com.br/portal/noticias/73783/letsara-adota-ferramenta-tms-da-senior/Acesso em: 2017
A partir do texto, é possível afirmar que:
  
O software TMS não permite planejar ou monitorar a manutenção da frota.
 
  
Com o uso do TMS é possível gerenciar o tempo de trânsito assim como multas e acidentes dos motoristas.
 
  
O TMS não permite a centralização das informações
 
  
O TMS não permite determinar as melhores rotas para os veículos.
 
  
Fatores como gasto de pneus e consumo de combustível não fazem parte do TMS
 
 
Pergunta 10
1,5 / 1,5 pts
O Vendor Management Inventory (Estoque Gerenciado pelo Fornecedor), segundo Taylor (2005), caracteriza a operação integrada na qual o fabricante recebe atualizações constantes sobre o nível de estoque do varejista e o reabastece conforme necessário.
 
Em empresas que utilizam o VMI:
 
I - Os fornecedores conseguem melhor atendimento, mas um menor conhecimento do mercado.
II - Os clientes simplificam sua gestão dos estoques e das compras, mas passam a ter maior dependência do fornecedor.
III - Os fornecedores não arcam com o custo de gestão do sistema e têm maior fidelização do cliente.
IV - O cliente perde o controle sobre seu abastecimento, mas torna mais complexa a gestão dos estoques e das compras.
 
Analisando as assertivas, é correto o que se afirma em:
  
III, apenas
 
  
I, apenas
 
  
I, III e IV
 
  
IV, apenas
 
  
II, apenas
 
Pontuação do teste: 15 de 15
AnteriorPróximo
Detalhes da última tentativa:
	Tempo:
	22 minutos
	Pontuação atual:
	15 de 15
	Pontuação mantida:
	15 de 15
Mais 1 tentativa disponível
Fazer o teste novamente
(Será mantida sua pontuação mais

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes