A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Avaliação - Cultura e Movimentos Sociais

Pré-visualização|Página 1 de 1

Avaliação - Cultura e Movimentos Sociais.


Questão 1

Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática.

SOUZA, M.A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em http:/www.ces uc. pt Acesso em: 31 maio. 2021 (adaptado).

Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque:


a. Pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.

b. Privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.

c. Determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.

d. Propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.

e. Aumentam o clima de tensão social na sociedade.


A resposta correta é:

Pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.


Questão 2

Depois da promulgação da Constituição Federal de 1988, o Movimento Sanitário brasileiro após grandes embates com o governo vigente na época, legitimou a regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS) mediante a criação da Lei Orgânica da Saúde (LOS), a qual é composta pelas Leis n. 8.080/90 e n. 8.142/90. Sobre essas leis, assinale a afirmativa correta.


a. A criação dos fundos de saúde a partir da Lei n. 8.142/90 desfavorece a transparência contábil e a visibilidade no acompanhamento dos gastos governamentais.


b. A adoção pelo Ministério da Saúde de estadualização e municipalização das ações e serviços de saúde como mecanismo regulador foi efetivada após a Lei n. 8.142/90.


c. Antes da promulgação da Lei n. 8.080/90, o Ministério da Saúde já vinha implementando medidas para os repasses financeiros da esfera federal para os âmbitos estaduais e municipais que já contemplavam as disposições do artigo 35 da LOS.


d. Processo de transferência da gestão política, administrativa e financeira do SUS com direção nultipla em cada esfera de governo.


e. A Lei n. 8.142/90 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e a Lei n. 8.080/90 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e funcionamento dos serviços.


A resposta correta é:

A Lei n. 8.142/90 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e a Lei n. 8.080/90 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e funcionamento dos serviços.


Questão 3

Baseado nos preceitos constitucionais e no conjunto das leis orgânicas da saúde, a construção do SUS se norteia pelos seguintes princípios e diretrizes:


a. Organização, qualidade, participação, multisetorialidade e centralização;

b. Hierarquização, unicidade, participação social e regionalização;

c. Universalização, centralização, financiamento público-privado e complementaridade.

d. Universalidade, igualdade( equidade), integralidade, participação da comunidade e descentralização;

e. Complexidade, organização em rede, resolubilidade e acesso;


A resposta correta é:

Universalidade, igualdade( equidade), integralidade, participação da comunidade e descentralização;.


Questão 4

Sabe-se que os movimentos sociais surgiram a partir de tensões ocorridas na relação desigual entre as classes burguesa e operária, no cerne da sociedade capitalista. Com a chegada do século XX, outros movimentos foram se organizando e constituindo-se com diferentes objetivos que vão além dos direitos trabalhistas. Qual é a denominação dada a esses movimentos?

a. Novos movimentos sociais. 

b. Movimento social conservador.

c. Movimentos sociais ecléticos. 

d. Movimentos sociais tradicionais. 

e. Movimentos sociais clássicos.


A resposta correta é:

Novos movimentos sociais. 


Questão 5

Considerando o conceito da Organização Mundial de Saúde, quais os fatores que podem estar relacionados à saúde. Indique a resposta CORRETA.

a. A saúde relaciona-se à ausência de doenças, sendo que pode ser alcançada através da promoção de iniciativas preventivas e ações curativas.


b. A Saúde envolve o bem-estar físico, mental e social e depende de fatores individuais e coletivos, com destaque, as políticas públicas.


c. O bem-estar físico e mental são os fatores determinantes para se ter boas condições de saúde, sendo que estes são alcançados com um meio ambiente ecologicamente equilibrado.


d. Condições dignas promovidas pelo Estado é o fator determinante para prevenção de doenças e para o bem-estar físico, mental e social.


e. A saúde está relacionada com o bem-estar físico, mental e social, entretanto depende unicamente de medidas curativas oferecidas pelo Estado


A resposta correta é:

A Saúde envolve o bem-estar físico, mental e social e depende de fatores individuais e coletivos, com destaque, as políticas públicas.


Questão 6

Saúde é um direito de todos e um dever do estado, desenvolvido através de uma política social e econômica que vise acima de tudo as ações e serviços para a sua:


a. Regionalização, proteção e recuperação

b. Promoção , cuidado e recuperação

c. Promoção, proteção e recuperação;

d. Promoção, prevenção e centralização

e. Proteção, assistência e recuperação;


A resposta correta é:

Promoção, proteção e recuperação;.


Questão 7

Para os filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, a indústria cultural tem como único objetivo a dependência e a alienação dos homens. Ao maquiar o mundo nos anúncios que divulga, ela seduz as massas para o consumo das mercadorias culturais, a fim de que se esqueçam da exploração que sofrem nas relações de produção

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural – o iluminismo como mistificação das massas. In: Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

Considerando o texto dado, e segundo o pensamento de Adorno e Horkheimer, é correto afirmar que:

I. A indústria cultural se utiliza de padrões que se repetem com o propósito de formar uma estética voltada ao consumismo e à alienação.

II. A indústria cultural promove nos indivíduos uma pseudossatisfação que impede o desenvolvimento de uma visão crítica.

III. A indústria cultural faz dos indivíduos seu objeto, distanciando-os de uma autonomia consciente.

IV. A indústria cultural incentiva necessidades próprias do sistema vigente, levando os indivíduos a praticar o consumo incessante.

É correto o que se afirma em:


a. I e II apenas.

b. I, II, III e IV.

c. I e IV apenas.

d. III e IV apenas.

e. II e III apenas.


A resposta correta é:

 I, II, III e IV.


Questão 8

A respeito dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS), assinale a alternativa correta: 

a. Os determinantes sociais levam em consideração, exclusivamente, o enfoque médico-biológico do processo de saúde e doença.


b. O encontro do agente etiológico e do suscetível no meio ambiente é o fator determinante que explica todos os casos de doenças não transmissíveis na sociedade.


c. Os DSS não são promotores de iniquidade.


d. Os DSS são exclusivamente ligados ao setor da saúde.


e. Os DSS envolvem as condições de vida e de estilo de vida dos indivíduos.


A resposta correta é:

Os DSS envolvem as condições de vida e de estilo de vida dos indivíduos.


Questão 9

A Primeira Conferência Internacional Sobre Promoção da Saúde foi realizada em novembro de 1986 . Em que país  a mesma ocorreu? E em que ano a organização mundial de saúde (OMS) elaborou o novo conceito de Saúde ,enfocando os aspectos biopsicossociais? Respectivamente. 


a. Brasilia -Brasil-1948

b. Rio de Janeiro , Brasil – 1988  

c. Sundsvall, na Suécia – 1964      

d. Ottawa, Canadá - 1948

e. Santa Fé , Bogotá -1958


A resposta correta é:

Ottawa, Canadá - 1948.


Questão 10

 O Brasil é um país rico em sua diversidade cultural. Pode-se dizer que a cultura brasileira é complexa devido às várias etnias que aqui se estabeleceram. Um dos pontos centrais acerca da cultura brasileira, no que tange à religião, é:


a. O seletismo religioso, que prevê a necessidade de abertura de diferentes igrejas e vertentes religiosas.


b. A homogeneidade religiosa, visto que apenas o catolicismo é a vertente religiosa que aqui predomina desde as épocas do Brasil Colônia.


c. A pluralidade de deuses, porém com a presença apenas do catolicismo e do protestantismo na sociedade brasileira.


d. O sincretismo religioso. Em outros termos, é a mistura de diferentes elementos religiosos como, por exemplo, o catolicismo e as divindades africanas.


e. A democracia religiosa, uma vez que todas as religiões podem ser desenvolvidas sem que existam preconceitos ou resistências. Essa é uma das marcas do Brasil.


A resposta correta é:

O sincretismo religioso. Em outros termos, é a mistura de diferentes elementos religiosos como, por exemplo, o catolicismo e as divindades africanas..