Buscar

atividade60039

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Banco de Dados I – Marcos Alves Mariano - UNIGRAN
DISCIPLINA DE BANCO DE DADOS I
Você deverá responder as questões a seguir e enviá-las por meio do Portfólio – ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRANET. 
ATIVIDADES DA AULA 03
01- Explique com sua palavra os principais objetos de um SGBD.
R.: 1) Tabelas: Nos modelos de base de dados relacionais, uma tabela é um conjunto de dados com um número determinado de colunas e um número infinito de linhas. Um banco de dados é composto de uma ou mais tabelas (podemos chamar também de entidades), que uma forma comum de armazenagem de dados na empresa. 
2) Índices: É uma ferramenta utilizada pelo gerenciador para facilitar a busca de dados bem como o acesso aos mesmo.
3) Visões: A utilização de visões nos permite materializar o esquema externo de um banco de dados. Uma visão é uma consulta previamente definida que fica armazenada no dicionário de dados, podendo ser acessada de forma similar a uma tabela. 
02- Quais são as principais características dos Modelos Hierárquicos e Modelo em Rede.
R.: O modelo hierárquico organiza dados em uma estrutura do tipo árvore, onde cada registro tem um único "pai" ou raiz. Registros "irmãos" são classificados em uma ordem específica. Essa ordem é usada como a ordem física para armazenar o banco de dados. Este modelo é bom para descrever muitas relações do mundo real. O modelo de rede se baseia no modelo hierárquico, permitindo relações muitas para muitas entre registros vinculados, implicando em vários registros "pai". Baseado na teoria de conjuntos matemáticos, o modelo é construído com conjuntos de registros relacionados. Cada conjunto consiste em um registro proprietário, ou "pai", e um ou mais registros de membro, ou "filho". Um registro pode ser um membro, ou "filho", em vários conjuntos, permitindo que esse modelo transmita relações complexas.
03- Defina a Modelagem de dados. 
R.: As aplicações que giram em torno do banco de dados relacionais possuem conceitos básicos sobre a modelagem de dados. Por isso, seja muito simples ou mais complexos, a correta modelagem é necessária para tornar a aplicação mais robusta e eficiente. A modelagem de dados consiste de ferramentas que permitem demonstrar como serão construídas as estruturas de dados que darão suporte aos processos de negócio, como esses dados estarão organizados e quais os relacionamentos que pretendemos estabelecer entre eles

Outros materiais