Buscar

AT CONTEXTUALIZADA- TERMINOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU
 LETRAS
TERMINOLOGIA
NATASHA FERRAZ
ROSENAIDE HELENA DA MATA
NASHA KATTIELLIE DOS SANTOS MATOS
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – AOL 5
Aqui elabore a sua resposta seguindo todas as orientações contidas no enunciado e na dica de estudo da tutoria. Lembre-se, se a sua atividade solicita um texto dissertativo, ele deve conter entre 25 e 35 linhas, e que não há problema em exceder um pouco essa quantidade de linhas. Atente-se também para fazer um texto embasado teoricamente e fundamentado, tomando como base textos científicos e acadêmicos.Não esqueça de colocar a referência bibliográfica.
Se a sua atividade for questões a serem respondidas, coloque as questões e responda logo baixo. Conteúdo do exercício:
1. Parte superior do formulárioOlá meu caro(a) estudante, Gostou de sua disciplina?
Vamos então agora para sua última atividade avaliativa. Peço apenas que você fique atento ao seu tutor, ele pode lhe ajudá-lo no que for preciso e orientá-lo como elaborar sua atividade.Oriento também que nesta atividade é necessário que você elabore sua produção, ou seja, um texto argumentativo, com aproximadamente trinta linhas para que em breve o seu tutor faça a correção e lhe envie com as devidas considerações. Preparado?Vamos em frente. Leia esta definição e em seguida responda o que se pede.
Novalgina
Novalgina tem na sua composição Dipirona Sódica, um derivado pirazolônico não-narcótico, que apresenta ação analgésica, antipirética e espasmolítica.
A Dipirona é uma pró-droga, cuja sua metabolização gera a formação de diferentes metabólitos, dos quais, dois deles, 4-metil-aminoantipirina e 4-aminoantipirina, têm propriedades analgésicas. Novalgina Gotas, Novalgina Xarope e Novalgina Supositório, começam a ter efeito entre 30 a 60 minutos após a sua administração e, geralmente, o seu efeito antitérmico e analgésico dura cerca de 4 horas. Vamos lá, o texto acima pode ser considerado um texto de uso da língua comum ou de especialidade? Explique a sua resposta baseada nos conceitos de Terminologia. Aguardo sua produção e lhe desejo sucesso em sua caminhada.
 A linguagem estabelecida no texto acima, é instrucional com objetivo de informar tecnicamente sobre determinado medicamento e seu uso. Portanto não é um texto comum do dia a dia. Os textos de especialidade são aqueles que usam termos ou jargões técnicos adstritos a determinada ciência ou técnica, ainda que tenham como destinatários pessoas comum ou a população em geral. Quanto a isso temos a seguinte informação:
“Tais textos são denominados 'textos técnicos' ou 'textos de especialidade por apresentarem, normalmente, uma grande especificidade relacionada à área na qual estão inseridos. No caso das bulas, trata-se de textos que, necessariamente, vêm junto com medicamentos e suas principais funções são informar sobre o medicamento e instruir a respeito de seu uso/aplicação. Sendo assim, as bulas pertencem às áreas de farmacêutica e medicina e, por isso, contêm uma quantidade significativa de termos técnicos relacionados, além de dados específicos e relevantes das áreas. Tendo em vista seus objetivos básicos, é possível dizer que tais textos estão inseridos em um âmbito comunicativo público, ou seja, são produzidos para serem recebidos por uma grande massa de leitores.” (Cintra, 2013)
Outros textos que exemplificam os textos técnico-cientificos são aqueles existentes em glossários de pesquisas e livros científicos, assim como em manuais, para a população em geral ou determinadas camadas da população. Vejamos:
“Em um contexto mais genérico, a terminologia representa o conhecimento técnico-científico especializado de forma organizada, por meio de manuais e glossários, e unifica esse conhecimento sob a forma de normas e padrões. Sem a terminologia, os especialistas não conseguiriam se comunicar, repassar seus conhecimentos, nem tampouco representar esse conhecimento de forma organizada. Nesse sentido, Cabré atribui à terminologia a qualidade de ser a base do pensamento especializado.”( Dias, 2000)
Dessa forma, temos bem caracterizado no texto cima o texto especialidade, seguindo normas e padrões para sua composição de modo pré-determinado, informando (repasse de conhecimento científico para uso, aplicação, interações medicamentosas, perigos, assim como sua composição entre outras importantes informações), uso de termos científicos em grande quantidade da área que é originada: química, farmacêutica, nutricional, médica.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CINTRA, Adriana Dominici. Bulas de medicamentos alemãs e brasileiras em contraste: alguns resultados da análise linguística. 2012 Disponível em: https://www.scielo.br/j/pg/a/z7XKfJYGQkj456GwwpyTWSh/?lang=pt . Acesso em 30.05.2021
DIAS, Cláudia. Terminologia conceitos e aplicações. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/yJhxDcM3VxH9DnwCfvzsCJP/?lang=pt&format=pdf .
 Acesso em 30.05.2021

Outros materiais